sábado, 23 de julho de 2011

Boa Noite! Seja bem-vindo ao “Exame Semanal” da SIC.


Esta rubrica de análise semanal tem por objectivo demonstrar a performance da grelha da SIC ao longo da semana, e caracterizar negativa (a vermelho) ou positivamente (a verde) a programação do canal. A análise centra-se em comparação com os 3 canais generalistas portugueses.

Peso Pesado - Gala
No passado Domingo o Peso Pesado teve um resultado que não conseguiu vencer a noite. Com valores de 11.7 e 33.5% de share, o concurso desceu face à semana anterior e ficou em segundo lugar do horário contra a suposta final de Perdidos na Tribo que teve 12.4 e 35.4% de share ficando assim no 1º lugar.

Querida Júlia
As audiências é que não são queridas para Júlia Pinheiro e para o seu programa matinal. Esta semana apenas apareceu no top 10 da SIC em 3 dos 5 dias, Segunda, Quarta e Quinta-feira. Todos estes dias com valores muito baixos, chegando na Quinta-feira a registar o menor valor conhecido da semana, 1.8 e 14.5%. Algo vai ter de mudar nas manhãs da SIC a partir de Setembro!
É o grande destaque negativo da semana!
Viúva 3 vezes!

Primeiro Jornal
A informação da SIC na hora do almoço esteve em terreno negativo esta semana. De Segunda a Sexta-feira ficou-se pelo 3º lugar do horário. Com resultados na ordem dos 400 e 500 mil espectadores e entre os 20 e 25% de share, o Primeiro Jornal pode fazer bem mais se tivesse uma herança melhor do que o programa de Júlia lhe deixa.

Alma Gémea
A novela em repetição ao início das tardes foi líder em share esta semana nas audiências no seu horário, e apenas foi ultrapassada em rating na Quarta e Quinta-feira por Ribeirão do Tempo. O melhor resultado da novela da SIC ocorreu na Sexta-feira ao registar 4.7 e 27.4% de share.
 É o grande destaque positivo da semana!
Cristina é a grande vilã da novela!

Boa Tarde
O Boa Tarde da SIC conseguiu ser a semana toda o 2º talk-show mais visto das tardes, e na Quinta-feira foi mesmo líder em share. Todos os 5 dias na casa dos 200 mil espectadores, mas shares entre os 16% e os 19%, posicionou-se no 2º lugar das tardes de Portugal.

Ti Ti Ti
Esta semana a novela de fim de tarde recuperou, e venceu a semana no horário das 18h, já no horário das 19h também subiu e arrecadou nos 5 dias o 2º lugar. Com valores constantes à volta dos 500 e 600 mil espectadores e shares na ordem dos 25%, esta novela é uma boa rampa para o Jornal da Noite da SIC.

Jornal da Noite
O principal espaço informativo de Carnaxide esta semana registou uma notável subida e ganhou mesmo o horário na Sexta-feira com 9.3 e 29.6%, já na Terça tinha ameaçado ao ganhar em rating com 9.8. Nos restantes 3 dias da semana, Segunda, Quarta e Quinta-feira conseguiu o 2º lugar, atrás do informativo das 20h da RTP1 que liderou a semana.
  
Peso Pesado - Diário
Na sua última semana de diários o concurso da SIC esteve bem, mas não explodiu. Esta semana Júlia Pinheiro teve a liderança do horário por 3 vezes, e apenas em 2 dias perdeu a liderança. Na Terça-feira o formato teve o excelente valor de 13.1 e 33.2% de share tornando-se no programa mais visto.

Laços de Sangue
Esta semana perdeu todos os 5 dias da semana. No entanto, e apesar de ter ficado no 2º lugar do horário, a novela portuguesa da SIC continua a obter muito bons valores de audiências e muito próximos da sua concorrente que foi líder esta semana. Laços de Sangue registou o valor mais baixo na Segunda-feira com 10.0 e 28.8% de share.

Araguaia
Nesta semana a novela rural da SIC registou uma subida nos seus valores e estes mantiveram-se constantes. É verdade que perdeu 4 dias da semana ficando no 2º lugar do horário e só venceu 1 dia, na Sexta-feira. Porém, esta novela esteve em 4 dias na ordem dos 600 mil espectadores e shares entre os 20% e os 30%, o que é muito bom comparado por exemplo com os valores de Passione.

O “Exame Semanal” voltará no próximo Sábado para mais uma avaliação!

14 comentários:

  1. 3ª 4ª e 6ª o JdN liderou, 2ª e 5ª em 2º...

    ResponderEliminar
  2. Não foi suposta final, o 'Perdidos na Tribo' chegou ao fim no passado domingo.

    Dia 31 é apenas uma gala especial, não sendo a FINAL do programa, essa já foi.

    ResponderEliminar
  3. O J.N. surpreendeu bastante! Não percebi esta subída, exepto o dia da Sónia.
    Lds mesmo que perca, já é um marco na história da ficção nacional e da Sicg
    O que fazia a Clara hoje no 1pmo Jornal?!

    ResponderEliminar
  4. Querida Júlia deve ser alterado em Setembro.
    a SIC devia mudar o inicio de Tarde
    14:10-Programa com José Figueiras
    15:00-Alma Gémea (Quando terminar estreia Paginas da Vida)
    16:00-Boa Tarde
    com Rita Ferro Rodrigues e Nuno Graciano
    19:15-Morde e Assopra
    20:00-Jornal da Noite
    com Ana Lourenço,Pedro Mourinho e Clara de Souza
    (Alternando)
    21:00-Peso Pesado Diário
    21:45-Estreia de Rosa Fogo
    22:45-Laços de Sangue
    23:45-Araguaia
    00:50-Serie

    ResponderEliminar
  5. Luís,
    a Clara hoje no Primeiro Jornal fazia o que fez o Bento Rodrigues a semana passada no Jornal da Noite... É tempo de férias e parece que em cada fim-de-semana um jornalista assume os dois blocos informativos do dia...

    ResponderEliminar
  6. Essas analises nunca tem em conta o cabo que é o lider actual em Portugal! Por isso carecem de credibilidade...


    Alma Gémea praticamente so liderou entre as generalistas.

    No horário de araguaia idem... a novela quando fica atras de Sedução tb deve ficar atrás do cabo que arrasa nestes horários mais tardios!

    ResponderEliminar
  7. Caro anónimo,
    essas análises como referiu, referem-se à comparação entre os 3 canais RTP1, SIC e TVI. Até porque não há como saber as audiências descritas "do cabo" que da forma como diz, até parece que "o cabo" é um canal de televisão.

    O cabo é um conjunto de canais, e é uma anormalidade comparar um conjunto de canais com um canal, seja ele RTP, SIC ou TVI. Espero bem que a nova empresa de medição das audiências separe "o cabo" em resultados dos diversos canais.

    ResponderEliminar
  8. Não interessa o que deveria ser, mas o q é! Se a empresa responsável pela medição engloba num todo assim é!

    E se houver minima perspicácia e atençao percebe-se facilmente a maior penetração ou não do cabo ou conjunto de canais cabo, como lhe aprouver melhor!

    Se engloba apenas as generalistas devia constar essa informaçao... e não acho correcto excluir um player tao importante como o cabo, quando este ate se prepara para tornar lider da tv portuguesa pela primeira vez na historia!!!

    Ja parece a tvi e as suas fantablasticas aldrabices........

    ResponderEliminar
  9. Pronto, já está referido no inicio que a análise é entre os 3 canais generalistas. Se concorda ou não, é a sua opinião, que tem todo o direito.

    ResponderEliminar
  10. Não costumo fazer largos comentários no blog, apenas o faço pontualmente, mas dois comentários anteriores despertaram em mim a vontade de exprimir aqui a minha opinião.

    Não entendo bem qual é a intenção do anónimo que vem aqui defender os dados, hoje avassaladores, do universo cabo, e quando digo universo venho reforçar a ideia defendida pelo João Rodrigo quando refere que o "Cabo" não é um canal, mas sim um conjunto deles.
    Todos nós sabemos que o paradigma televisivo português está a mudar e que o "Cabo- conjunto de canais" tem hoje mais peso do que nunca, mas estas análises pretendem analisar a performance da SIC em comparação com os concorrentes directos, que são a RTP 1 e 2 e a TVI, únicas generalistas em aberto. Não se pode comparar a audiência de um bloco de canais com programações multifacetadas e adaptadas à fragmentação da audiência com canais que dispõem de um espaço limitado para tentar abarcar o maior número de espectadores possível.


    Outra nota que gostaria de deixar patente é que, por momentos, me pareceu ler o discurso de um daqueles agentes contratados pelas operadoras de cabo para me impingirem os seus serviços. Hoje não temos melhor TV, na TDT, porque os seus pseudo-impulsionadores são os mesmos que possuem uma plataforma de cabo. Enquanto que no resto da Europa a TDT correspondeu a um aumento da oferta gratuita, em Portugal iremos continuar com a mesma oferta, nem sequer novos serviços foram acrescentados. Assim é fácil que o "Cabo", no seu conjunto, seja líder.

    ResponderEliminar
  11. "pseudo-impulsionadores são os mesmos que possuem uma plataforma de cabo"

    A ZON não tem nada haver com a TDT e é a maior plataforma de televisão por CABO -.-' Tanta esperteza por aqui.....

    ResponderEliminar
  12. "A ZON não tem nada haver com a TDT e é a maior plataforma de televisão por CABO -.-'"

    Modo Irónico- ON: A sério? E eu que estava convencido de que sim. Modo Irónico: OFF

    Estava a referir-me à plataforma MEO, da PT que é quem transporta o sinal da TDT e quem, num princípio, tinha um projecto de TDT-Premium.

    Melhor assim?

    ResponderEliminar
  13. Quanto ao Jornal da Noite, penso que tem subido, porque o público gosta muito da Clara...

    ResponderEliminar