sexta-feira, 1 de julho de 2011

Francisco Pinto Balsemão não quis Manuela Moura Guedes na SIC

Jornalista chegou a ter cartão de livre entrada na SIC
Manuela Moura Guedes já não vai para a SIC. A jornalista tinha já um contrato redigido mas, segundo Moura Guedes, foi o dono da Impresa, Pinto Balsemão quem vetou, em última instância, a contratação. “O dr. Balsemão não quer”, disse ao PÚBLICO Manuela Moura Guedes, que confirmou que o programa que iria fazer na SIC, um magazine de grande informação, já não vai realizar-se.


Segundo Manuela Moura Guedes, o facto de ser casada com José Eduardo Moniz, que é actualmente vice-presidente da Ongoing, de Nuno Vasconcelos, foi a razão invocada para o veto. “Como ele trabalha na Ongoing não querem que eu trabalhe na SIC”, referiu Moura Guedes frisando que não conhece pessoalmente Nuno Vasconcelos nem outros administradores da empresa. “Não sabem o que é passar por isto”.

Contactado pelo PÚBLICO, o director-geral da SIC, Luís Marques, confirma a saída. "Acabou por não se realizar, com muita pena nossa". Mas não quis avançar com uma justificação. Apenas disse que "tem a ver com um conjunto de decisões económico-financeiras". A SIC fechou a semana passada um plano de rescisões de comum acordo com alguns trabalhadores do qual ainda não foram revelados números.

Segundo a jornalista, que sabe de "gramdes problemas financeiros" na empresa, já havia um contrato redigido e tinha sido inclusivamente convidada para fazer a emissão das últimas eleições. Mas acabou por ser retirado esse convite. O modelo do programa, que começou por ser apontado como um magazine de fim-de-semana. E colocou-se a hipótese de ser um jornal à sexta-feira, como na TVI. Mas nada ficou definido.

Moura Guedes afirma que chegou a ter um cartão de entrada na SIC e um jornalista da estação a trabalhar com ela. E uma sala. Mas nunca assinou o contrato. A jornalista conclui: “Eu sou completamente independente”.

As negociações para a ida de Moura Guedes para a SIC começaram em Novembro de 2010 e na primeira reunião participaram Manuela Moura Guedes, Luís Marques (director-geral da SIC), Alcides Vieira (director de Informação e Nuno Santos, então director de programas, actual director de informação da RTP.

Manuela Moura Guedes saiu definitivamente da TVI no dia 17 de Outubro, data em que rescindiu contrato com a estação. Mas a pivô estava já ausente do ecrã desde Setembro de 2009, altura em que a TVI cancelou o Jornal Nacional de sexta-feira de que Moura Guedes, então subdirectora de informação do canal, era responsável.
Público

17 comentários:

  1. A SIC teve um péssimo comportamento perante este caso da Manuela.

    Para já, ela foi para a SIC e nunca mais se adiantou nada sobre ela, ou seja desde logo ficou encostada a um canto.

    Depois veio a público o tipo de programa que ela ia fazer, quando ia estrear etc. Já estava tudo encaminhado, e agora já não a vão contratar.

    Penso que essas decisões "decisões económico-financeiras" deviam ter sido previstas mais cedo pelo sr. Balsemão, e pela SIC.

    Tanto tempo à espera, e na última da hora já está fora dos quadros da estação. Mesmo sendo ela uma má jornalista, é de lamentar todo este processo da Manuela na SIC. Ela podia ter sido uma mais valia à SIC!

    ResponderEliminar
  2. uma mais valia na sic que tu nunca defendeste na TVI! lool fazes-me sempre rir com estes teus comentarios!

    ResponderEliminar
  3. Anónimo e Luís Fernandes, pelo que percebi a Manuela ia para a SIC com um novo registo, diferente do que tinha na TVI, ou não ?

    A mais valia também podia ser a nível de audiências para a informação da SIC, pois vocês sabem que a Manuela Moura Guedes é uma jornalista com grande interesse por parte do público português, e isso viu-se na TVI.

    Polémicas à parte, a SIC poderia ter (ou não) aqui um bom trunfo na informação. Eu posso não gostar do estilo dela, mas há muita gente que gosta.

    É só a minha opinião, vocês têm a vossa claro!

    ResponderEliminar
  4. Não me parece que a MMG seja uma mais valia seja em que canal de informaçao! como disse o Marinho Pinto, nao gostando tambem de tal peça, ela nao faz jornalismo, ela viola de forma constante e deliberada o codigo deontologico dos jornalistas!

    ResponderEliminar
  5. mas ela não foi para a SIC porque a empresa do marido quer entrar na Impresa. Obviamente que o Balsemão não dorme ou achas que se querias prejudicar?

    ResponderEliminar
  6. Ainda bem que não ficou e nem vai haver programa! manuela moura guedes na sic??? nem pensar! ia estragar a informação da sic que é a melhor dos generalistas e a sua credibilidade! ninguém bate a clara de sousa, a melhor pivô e jornalista mulher em portugal! detesto a MMG!!

    ResponderEliminar
  7. Eu acho que o dr balsemão pensou,vou despedir algumas pessoas logo não vou contratar uma jornalista para os quadros que pode vir a cobrar cerca de 20,000,00 mês.
    Foi o que eu precebi....

    ResponderEliminar
  8. Nada disto me surpreendeu. Aliás, até já esperava devido aos últimos acontecimentos.

    Manuela Moura Guedes não se enquadra minimamente na informação praticada em Carnaxide, e várias caras da informação ficaram descontentes aquando da sua suposta vinda... Como é óbvio Balsemão não quis pôr a sua informação em causa perante uma profissional como Manuela que tem um estilo completamente diferente de todos na SIC.

    Mas que podia dar audiências, podia! E o seu programa não estragava nem punha em causa a informação praticada pela SIC, esta é a minha opinião.

    É pena!

    ResponderEliminar
  9. A informação a SIC a melhor????????????? LOL, vê-se pelas audiências!!! Cheio de velhos a apresentar, nem sei como é que gostam dessa tal Clara de Sousa

    ResponderEliminar
  10. Não foi tratada da melhor forma pela SIC, mas ainda bem que não vai estrear. Pessoalmente não gosto do tipo de jornalismo que faz. Só iria dar um cunho negativo à informação de qualidade que a SIC apresenta já há muitos anos.

    ResponderEliminar
  11. "nem sei como é que gostam dessa tal Clara de Sousa"

    voce é analfabeto??? tem algumas qualificações??? não me admira nada vindo de um espectador da TVI...

    Essa "tal Clara de Sousa"??? Realmente a TVI é mesmo o canal das pessoas ignorantes e sem estudos!! Eu sou estudante de jornalismo e a clara de sousa é sem dúvida a melhor jornalista em portugal! nem Manuelas Guedes e Judites de Sousa lhe chegam aos pés! Você sabe por acaso que a "tal Clara de Sousa" ganhou o prémio de melhor comunicadora nacional! sim, foi ela que ganhou e ela é da SIC! E pivô da TVI?? Diga-me 1 decente! enfim...Parece que a TVI não é boa em tudo! aliás, se há coisa em que é péssima é na informação! mas como você é limitado e só deve ver Morangos com Açúcar, nem me vou prolongar mais nesta conversa!! esse seu comentário é a coisa mais deprimente que eu já vi...

    ResponderEliminar
  12. As audiências não demonstram qualidade.

    ResponderEliminar
  13. Alguém acima disse que na SIC é só velhos a apresentar a informação... Ora fazendo uma análise, quem apresenta o Primeiro Jornal normalmente é o Bento Rodrigues que não é velho. E quem apresenta o Jornal da Noite é a Clara de Sousa que não é velha e é uma excelente profissional, senão a melhor em Portugal (mas é seguramente uma das melhores) e também o Rodrigo Guedes de Carvalho que curiosamente a TVI queria esta dupla para a sua informação, tendo sido obrigada a optar pela dupla da RTP1, perante a recusa da dupla da SIC.

    E quem apresenta os noticiários da TVI? São jornalistas novos? Não. No Jornal da Uma tinham a bela e eficaz Ana Guedes Rodrigues e foram meter o Pedro Pinto alternado com o José Carlos Castro que estão longe de ser novos, são talvez até mais velhos que o Bento Rodrigues da SIC. Já no Jornal das 8 tem José Alberto Carvalho (que é um jovem!) (ironia) e Judite de Sousa que deve ser mais velha que a Clara de Sousa... Já para não falar do lar de idosos que é a TVI 24 pois comparado com a SIC Noticias...

    A RTP1 tem José Rodrigues dos Santos (velho, pela lógica), e João Adelino Faria (caminha para velho) no Telejornal...

    E "essa tal Clara de Sousa" apenas tem ao nível dela uma Judite de Sousa e uma Fátima Campos Ferreira, e das 3, Clara é para mim a melhor. Há quem ache que a melhor é a Manuela Moura Guedes, outros o José Rodrigues dos Santos... São gostos e opiniões.

    ResponderEliminar
  14. Eu acho que o José Rodrigues dos Santos,a Fátima Campos Ferreira e o João Adelino Faria são bons jornalistas e que até seriam uma mais valia para a informação da SIC,DO QUE A SENHO MOURA GUEDES QUE É UMA CANASTRONA.

    ResponderEliminar
  15. Desde quando é que a Manela Moura Guedes ia manchar a informação da Sic?

    Já está manchada, aliás na sexta feira, dia em que vocês não colocaram as audiencias(não há um unico dia em que a sic ganhe que vocês não metam as audiencias) o jornal da uma da TVI conseguiu fazer mais que o jornal da Noite da TVI!

    VERGONHOSO!

    Antes a culpa do Jornal da noite ter fracas audiencias era por ter programas fracos antes e depois...

    Agora como não cola, a culpa é dos grafismos!

    A informação da Sic não piorou, a concorrência é que melhorou!

    Pelos vistos ainda bem que os pivôs da Sic recusaram vir para a TVI, pois o JAC e a Judite de Sousa(melhores jornalistas de Portugal) já disputam o 1º lugar com a RTP1

    ResponderEliminar
  16. Claro que como a Clara de Sousa é da SIC já é a melhor de Portugal. Se não fosse da SIC, o que é que vocês diriam????? Vão mas é tomas banho que este blog já começa a cheirar mal!

    Judite Sousa e José A. Carvalho, esses sim são os melhores de Portugal!! Afinal são OS ÚNICOS QUE CONSEGUEM DISPUTAR O PRIMEIRO LUGAR COM A RTP!

    ResponderEliminar