terça-feira, 19 de julho de 2011

Uma marca desvalorizada

Boa Noite! Seja bem-vindo ao “Olhar a SIC” de Verão.
A SIC tinha e ainda tem uma forte marca na sua informação. Ao longo dos anos foram muitos os programas de informação emblemáticos que marcaram a televisão em Portugal e que consequentemente destacavam a SIC em matéria de informação. Assim, “Praça Pública”, “Hora Extra”, “Grande Reportagem SIC”, “Nós Por Cá”, “Aqui e Agora”, “Condenados”, “Histórias com Gente Dentro” representam programas informativos que a SIC teve ao longo da sua vida e que marcavam pela diferença, audácia e vontade de ir mais longe e surpreender os espectadores.
Actualmente a força desta máquina de fazer informação está, na minha opinião, a ser desvalorizada e até mesmo a ser posta de parte, pois a estação parece já não apostar em formatos de informação como antigamente e que tantas audiências conseguiam. A prova disto foi recentemente a integração da “Grande Reportagem SIC” no “Jornal da Noite”, também o término do formato ou rubrica “Nós por Cá” e o cancelamento do programa de Manuela Moura Guedes. Mas também os Jornais informativos de Carnaxide estão como que parados no tempo e não se vêm alterações nenhumas há muito tempo. As caras são as mesmas de sempre, os estúdios com cenários gastos continuam dia após dia a mostrar o país e o mundo aos espectadores, a cenografia dos blocos de notícias também já ultrapassou o seu prazo de validade.
Quero com isto dizer que em Setembro a informação da SIC tem de levar um abanão e consequentemente uma remodelação. São precisos novos cenários em estúdio e novos grafismos. Quanto às caras, a “Edição da Manhã” ficaria a cargo de Andreia Vale e João Moleira em dupla, o “Primeiro Jornal” entregue a Maria João Ruela e Bento Rodrigues alternados semanalmente e o “Jornal da Noite” seria de Clara de Sousa e Pedro Mourinho alternados semanalmente ou em dupla. Rodrigo Guedes de Carvalho passaria para o “Jornal da Noite” dos fins-de-semana e Fernanda de Oliveira Ribeiro apresentaria o “Primeiro Jornal” também aos fins-de-semana.
Penso que a SIC deveria apostar ainda num formato de grande entrevista, visto que o da RTP1 terminou e na TVI não está previsto nenhum que eu tenha conhecimento. Todas as semanas, às Quintas-feiras, em 30 minutos, colado ao “Jornal da Noite” seria entrevistado um convidado cujo assunto estivesse na agenda da semana.
Concorda com a minha opinião? Apresente também a sua!

5 comentários:

  1. Acho que uma Grande reportagem semanalmente não é de todo correcto. A SIC já não promove correctamente a sua informação, é como se ligasse agora em telenovelas.

    Não custa muito trocar o design do Jornal e algumas caras na informação. Pedro Mourinho mudar-se-ia para a noite ao lado ou dividido com a Clara de Sousa e Rodrigo Guedes de Carvalho mantinha apenas o cargo como sub-director de informação.

    Eu propunha:
    Segunda a Sexta: Pedro Mourinho em Alternância com Clara de Sousa
    Horário de almoço: Fernanda Dimas em alternância com Bento Rodrigues
    Sabados e Domingos: Bento Rodrigues em alternância com Maria João Ruela
    Horário de almoço: Bento Rodrigues ou Pedro Mourinho.

    A nivel de design preferia um novo tipo de informação: uma mistura entre a brasileira e os moldes europeus = mODO espanhol.
    Dar um toque prateado como aconteceu À noite eleitoral.
    As rúbricas mantinha o Perdidos e Achados, Grande Reportagem de 2 em 2 semanas (MAS Tem de haver algo para combater a TVI À noite no Jornal das 8, logo se GR for semanalmente deve ser bem promovido) regressaria com o Nós por cá e acabaria com o Ir é o melhor remédio.

    ResponderEliminar
  2. Na ultima semana e a SIC volta atrás desde que começou Peso pesado. Deixou de controlar o horário do jORNAL DA noite, e Peso Pesado hoje vai perder novamente por começar Às 21:40. Cá para mim vai acontecer o mesmo que no ano passado: Tudo muito bonito, tudo muito bonito até ao meio do ano, depois tudo ''despenca''. Não há crise? Isso é digno de ser sucessor de Peso Pesado? O QUE vale é que Em setembro as coisas podem voltar ao que era até segunda feira de Hoje: Uma novela a correr bem e Peso Pesado a fazer mais do que 25% de share. Se não o for, a SIC pode dizer olá novamente ao 4º lugar

    ResponderEliminar
  3. Copiar os moldes da TVI não é uma opção viável e pensar numa reestruturação como a que deu a entender é totalmente inviável para a SIC que continua a dar prejuízo ao grupo Impresa, sim é verdade, a SIC é a única empresa que baixou os lucros do grupo Impresa, apesar destes, na globalidade, terem subido.

    O que é preciso é informação de qualidade, com novos grafismo e se possível uma remodelação no estúdio. Por duplas de pivôs seria copiar a TVI e isso não é competência.

    O regresso de "Nós Por Cá" seria a opção mais saudável para a informação da SIC, mesmo com Conceição Lino que dava lugar a Rita Ferro Rodrigues para voltar ao daytime!

    ResponderEliminar
  4. Se fosse Director de Informação mudava tudo

    Em Primeiro Lugar gostava porque que a sic tem tantos sub directores de informação
    José Gomes de Ferreira???,Carlos Rodrigue??? e Rodrigo Guedes de Carvalhao e ourtos dois que não me lenbro o nome.

    Quanto aos noticiários
    Edição da Manhã
    -João Moleira e Marta Atalay

    Primeiro Jornal
    -Andreia Vale e Ana Lourenço alternando semana uma semana outra

    Primeiro Jornal Fim de Semana
    Sábado:
    Bento Rodrigues
    Domingo:
    Fernanda Oliveira Ribeiro

    Jornal da Noite Semana
    Clara de Souza de 2ª a 6ª
    alternando com Pedro Mourinho
    Sábado e Domingo Maria João Ruela

    Programas de Informação
    Um Programa de Entrevistas de 45 minutos com Rodrigo Guedes de Carvalho

    Aqui e Agora com Mário Crespo
    Reportagem com Candida Pinto

    ResponderEliminar
  5. para mim deixava tudo como está mais uns meses, ainda ontem o Jornal da Noite foi líder e o Primeiro Jornal só o não foi devido ao lead-in do antecedente. mas mais publicidade obviamente! agr se a grande reportagem tá dentro do jornal ou noa tanto faz, desde que dê

    ResponderEliminar