Manhãs perdidas na SIC

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Boa Noite! Seja bem-vindo ao “Olhar a SIC” de Verão.
Hoje falo sobre o desempenho do programa “Querida Júlia” que ocupa actualmente as manhãs da SIC, de segunda a sexta-feira, apresentado por Júlia Pinheiro. Mas desengane-se quem está a pensar que vou dar “pancada” no programa ou na própria apresentadora.
Assim, os responsáveis da SIC decidiram acabar com o “Companhia das Manhãs” devido aos “maus resultados” que este fazia. No entanto, relembro que na altura este programa que tinha como apresentadora principal, Rita Ferro Rodrigues, ficava várias vezes em 2º lugar do horário matinal, e os seus shares andavam quase sempre acima dos 20%. O que na SIC nunca devem ter imaginado é que poderiam ir de “mal” para “muito pior”, isto em termos de audiências, visto que o actual formato faz valores consideravelmente baixos entre os 10% e os 20% de share. Porque na minha opinião, tanto o “Companhia das Manhãs” como o “Querida Júlia”, são bons programas de entretenimento, mas com estilos bastante diferentes.
A aposta recaiu em Júlia Pinheiro para ser a salvadora das manhãs perdidas, mas até agora os resultados estão piores do que estavam antes de Júlia. E não estou a dizer que a culpa seja dela. Mas talvez seja da SIC que quis dar um passo maior que as próprias pernas, isto porque ao conseguirem ter “Júlia na SIC”, penso que a poderiam ter aproveitado de uma melhor forma, e inicialmente apenas para Horário Nobre na condução de “Peso Pesado”. Agora está feito e decidido, e apenas o futuro ditará o desempenho das manhãs de Júlia.
Uma coisa é certa. A aposta em “Querida Júlia” e em Júlia Pinheiro para as manhãs terá de continuar, talvez para os próximos anos… Isto porque os programas de day-time precisam de uma “longa duração” em antena para os espectadores que normalmente vêem televisão durante o dia, se habituem às caras e aos formatos. As soluções? Penso que as soluções podem passar por melhoramentos e experiencias de conteúdos no programa. Continuo a dizer que falta música e humor, porque não trazer novamente uma banda residente? Visto que não existe em nenhum outro formato. Certamente que só poderia contribuir para melhorar os resultados. 
Concorda com a minha opinião? Apresente também a sua!

22 comentários:

  1. Não concordo!
    A audiência de CdM para QJ baixou não foi porque a qualidade baixou, foi porque a qualidade da concorrência melhorou!
    Quem é que quer ver a porca e a vaca da Júlia num estudio?!?
    Por favor!

    ResponderEliminar
  2. Se fosse só isso ...

    A Júlia tem de por os pés na estrada mostrar a Portugal que está "viva".

    Ela não pode esperar pelo Verão, como o VT da RTP1, tem de se por já, o máximo que pode esperar é pelo Natal, o mês todo Dezembro, pega num Pai Natal e vai percorrer o país, dando presentes, mostrar como se vive o Natal em várias partes do país, espalhar magia, esperança, alegria e tudo o que o Natal nos dá.

    É que com esta medida ela junta multidões junto de si e pode ser que sejam futuros telespectadores.

    Uma forma simples que pode s tornar eficaz.

    MG

    ResponderEliminar
  3. Boa noite!

    Companhia das Manhãs tinha as suas coisas boas e coisas más. E este "Querida Júlia" não se mostrou em nada melhor que o seu antecessor.

    Prometeu muito ainda antes de estrear mas depois revelou-se um programa fraco. Faz lembrar o Boa Tarde quando estreou (também era bem fraco, mas felizmente tem vindo a melhorar!)

    O facto de o programa andar sempre com alterações não tem ajudado nada. É claro que se os resultados são maus há que mudar de estratégia, mas as alterações têm sido muitas e assim o espectador nunca se vai interessar pelo programa, já que volta e meia se lembram de alterar coisas. Rúbricas que vêm e vão, co-apresentadora que nunca se justificou e agora já não continua com essa função, um jogo de casa que é promovido ao longo de todo o programa até à exaustão,.... Enfim, os outros programas da manhã não são melhores que estes, mas seguem a sua linha e cativam o seu público, coisa que a Júlia ainda não conseguiu.

    Pessoalmente estou cansado dos formatos do programaa da manhã. A SIC e a Júlia teriam tido muito mais sucesso se tivessem arriscado num programa completamente diferente dos seus concorrentes directos. A televisão portuguesa está a precisar de ideias novas e de coragem para que se arrisque nelas.

    ResponderEliminar
  4. Atenção que eu não disse que a qualidade baixou de "Companhia das Manhãs" para "Querida Júlia".

    Falo apenas em números de audiência que eram melhores.

    ResponderEliminar
  5. Podiam e deviam apostar num formato igual ao da Globo, o Mais Você.
    Acho q ia resultar muito bem.
    Gr

    ResponderEliminar
  6. Nem a rebolar a Júlia consegue subir a miséria da audiência. Mas concordo com o João Rodrigo, quando diz que o programa não deve sair do ar, pelo menos para já. O programa ainda tem de fidelizar o público de casa e só depois é que pode começar a competir com os dois outros talk-shows. Basta ver o exemplo do Você na TV, que é o líder incontestável das manhãs actualmente e no início do formato estava em último lugar e a Fátima na liderança.

    ResponderEliminar
  7. O Nuno Graciano tem de fazer de co-apresentador. o cesar mourao tem de voltar a fazer humor e tem de haver uma banda residente com os musicos do Chamar a Musica. com isto o programa melhorará as audiencias

    ResponderEliminar
  8. João Rodrigo, apague aquele primeiro comentário. Isto é insulto. A opinião é de todos, e comentar é um direito aqui neste blog, mas quando parte para o insulto, tem que apagar.

    ResponderEliminar
  9. Anónimo das 22:25,
    eu quero acreditar que o anónimo das 21:18 referiu-se aos animais do programa, de facto existe uma porca e uma vaca... Que ultimamente acho que não tem aparecido...

    Mas dou a palavra ao anónimo das 21:18 para se quiser esclarecer a situação...

    ResponderEliminar
  10. Em termos de conteúdos abordados no actual programa das manhãs da SIC, está bem melhor. Nota-se as mudanças e a vontade de querer fazer melhor e cativar espectadores para o canal de Carnaxide. Em relação a cativar espectadores a Júlia fê-lo antes mesmo do programa estrear. A questão claro, está relacionada com o facto do programa da TVI ser líder no seu horário e a RTP ter bons resultados.

    Seria benéfico para a SIC ter deixado as manhãs com a Ria Ferro Rodrigues e o Graciano; e as tardes com a Conceição sozinha ou acompanhada pelo Figueiras e assim, acredito, daria outra dinâmica ao programa!

    A Júlia ficaria apenas em horário nobre com outros projectos, seja PESO PESADO ou outros.

    Tirar a Conceição Lino das tardes e deixar a Júlia, é de ficar com o pé atrás, porque a Conceição tem estado a fazer um bom trabalho para se aproximar e fidelizar o público nas tardes da SIC. E todos sabemos que é mesmo assim!

    Não vejo a hipótese da Júlia fazer dupla com o Graciano ou seja quem for. Os resultados mais satisfatórios de QJ vão tardar a chegar, a não ser que a concorrência fique eventualmente enfraquecida por algum factor. Mas este cenário parece-me pouco provável. Por isso a ver vamos, é o que eu digo.

    MF

    ResponderEliminar
  11. Em relação "a vacas e porcas" já nem se fala nisso, e mesmo que se volte a falar, não será tanto quanto foi feito inicialmente.

    E como já disse no meu comentário anterior os conteúdos estão a ser melhorados e não se esqueças que as "PRODUÇÕES CLANDESTINAS" já estão a trabalhar na SIC e claro é, no programa Querida Júlia.

    MF

    ResponderEliminar
  12. João Rodrigo, achas mesmo que o anónimo das 22:25, vai querer esclarecer a situação?

    Eu é que quero tentar dar essa mesma interpretação que deste e não uma ofensa à profissional Júlia Pinheiro.

    MF

    ResponderEliminar
  13. Concordo Júlia No Natal pelo pais de manhã e de tarde com mágia,humor e presentes as crianças quer no hospital quer quem esteija no programa.

    Seria espetacular e divertido !!!!

    ResponderEliminar
  14. João Rodrigo percebo uma pequena parcialidade na sua opinião por isso tenho de corrigir um pequeno ponto. Companhia das manhãs com Rita Ferro Rodrigues não vencia várias vezes a Praça nem voce na TV contam-se pelos dedos de uma mão as vitórias do programa de Rita Ferro Rodrigues. E os resultados não estavam quase sempre acima dos 20%. Eram raras as vezes que o fazia. Contudo reconheço que os 17/18% do companhia eram melhores que os 12 da Júlia. As melhores audiencias do companhia foram com Vanessa Oliveira e Nuno Graciano ai sim as vezes acima dos 20 mas continuando em último.

    ResponderEliminar
  15. Anónimo das 23:32,
    eu não disse que o programa de RFR tinha vitórias.

    E eu também não disse que os melhores resultados foram com ela, penso que isso é pouco importante neste momento.

    O que eu referi foi que o "Companhia das Manhãs" teve como apresentadora principal, RFR, pois o programa foi criado para ela apresentar... Em dupla.

    ResponderEliminar
  16. eu acho uma burrice ponderarem a hipotese da substituiçao de CONCEIÇAO LINO pela JULIA PINHEIRO. se a julia nao faz bons resultados de manha, nao se deve mudar o BOA TARDE, PORQUE É UM PROGRAMA QUE FICA EM 1º E 2º LUGAR MUITAS VEZES. ontem até ficou a frente do programa da fatima lopes.

    e digase que o BOA TARDE é o que é por aquilo que a conceiçao fez com ele...pelas ideias e coordenaçao que eu ao programa...

    a julia tenta ser mais simpatica e sorridente, mas axo exagerado. talvez deviam por o CESAR MOURAO para animar as manhas.

    o CLAUDIO RAMOS devia ter mais rubricas, como aquela que tinha no VIDA NOVA, mudar o visual das pessoas.

    a ANA MARQUES podia fazer o JORNAL ROSA e só-!!

    joao pedro

    ResponderEliminar
  17. A SIC para o day-time precisa de Joaquim Monchique e Maria Vieira para o humor,apostar em entrevistas a figuras públicas,convidar actores,músicos e jornalistas para fazer um jogo género olha quem canta,quanto ao jogo da glória podia ser feito pela própria júlia e um elemento do público lançava os dados e ainda falar sobre as notícias do dia com epecialistas sobre crime,saude,desporto e actualidade e ainda reportagem em directo dos locais pastelarias,cafes restaurantes

    Acho que são estas soluçoes para o Querida Júlia

    Acho mal agora estarem a dizer que a rita era melhor pois quando ela estava em directo todas as manhãs queriam a júlia,o goucha,a cristina e o jorge gabriel agora está júlia e antes de Querida Júlia completar um ano vai ser lider podem apostar.

    ResponderEliminar
  18. o PORCO e a VACA foram embora ha bue ja... Desde Abril já... Foram tipo pa uma quinta de animais...

    ResponderEliminar
  19. O Companhia das Manhãs liderou 3 vezes em 2010.
    Praça da Alegria mais de 70 e Você Na TV mais de 100.

    ResponderEliminar
  20. A SIC devia convidar a Margarida Carpiteiro a asinar um contrato de exclusividade e propor que ela escreva uma telenovela para o horário das 14h

    o que acham?

    ResponderEliminar
  21. O César Mourão faz mesmo muita falta...é dos melhores humoristas! onde pára agora?férias prolongadas?

    ResponderEliminar
  22. Eu so acho uma coisa... Se o Companhia das Manhas fazia melhores resultados... Nao percebo essa logica que se aplicou no Voce na TV, porque a TVI nunca tinha sido lider na manha... A SIC ja tinha liderado com a Julia, depois com a Fatima e depois o CdM fez melhores resultados... logo as pessoas sabem o que esta la, ate porque por vezes o Verao Total ganha ao voce na TV... Quero dizer com isto que as pessoas sabem as ofertas que tem nos canais... optam pela RTP e a TVI e nao pela SIC...

    ResponderEliminar

MARCAMOS O ARRANQUE DE CADA DIA: ÀS 07:00

COM: JÚLIA PINHEIRO E JOÃO PAULO RODRIGUES...

SIC LÍDER DO HORÁRIO NOBRE DESDE O INÍCIO DO ANO!

 
SIC Blog © 2012 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions