Os laboratórios do pavilhão gimnodesportivo da Universidade de Évora serviram de cenário à 2.ª edição do programa da SIC “Peso Pesado”. Os docentes do Proto-departamento de Desporto e Saúde avaliaram a composição corporal, força, equilíbrio e aptidão física dos concorrentes.
O Proto-departamento de Desporto e Saúde vai analisar os efeitos do programa de treino e do programa nutricional a que os concorrentes estão a ser sujeitos todas as semanas. No final da temporada, todos os concorrentes regressam à Universidade onde será feita outra avaliação relativamente à perda de massa gorda.
Para o Prof. Armando Raimundo, é importante a consultadoria cientifica prestada ao programa da SIC uma vez que podem ser usados os dados para saber de que modo o treino consegue alterar a força, a composição corporal e o equilíbrio, bem como outros dados relacionado com a qualidade de vida no dia-a-dia dos concorrentes. “O que queremos é que eles sejam mais autónomos e com os melhores níveis de saúde” afirma o professor. “Na Universidade de Évora temos os equipamentos necessários a esta avaliação e os conhecimentos do nosso corpo docente, que tem capacidade e condições para cumprir com qualidade este tipo de acompanhamento.”
Na 1.ª edição deste concurso, alunos e professores do Proto-departamento de Desporto e Saúde monitorizaram desafios com actividades ligadas à exploração da natureza, falaram com os concorrentes sobre as vantagens da prática da actividade física, bem como do risco de lesões, e prestaram serviços de consultoria técnica à produção do programa para uma subida ao Alto de S. Gens.
UELINE
Se dúvidas houvesse sobre o valor pedagógico do programa «Peso Pesado»...deixariam de existir perante esta informação!
ResponderEliminarO programa mereceu a atenção da Universidade de Évora, como um projecto que vai ter reflexos no desenvolvimento cultural dos universitários.
Tal é a sua qualidade!
É uma honra para o programa da SIC, ter tão grande amplitude!
Quanto ao «SS»...só se servir de base a alguma escola de pornografia, tão ocupada anda a Teresa Guilherme a acasalar o gado, perdão, os concorrentes!
A ERC devia intervir, pois não se banaliza assim impunemente o AMOR e a FAMÍLIA, os alicerces da sociedade!