José Fidalgo acha (Diogo) "um bom vilão"

domingo, 30 de outubro de 2011

Na ficção é perseguido por papéis de vilão, mas na vida real José Fidalgo, de 32 anos, assume-se como um pai dedicado, preocupado com os valores que transmite ao filho, Lourenço, de dois anos. Por isso mesmo, esforça-se por encurtar os 300 quilómetros que o separam da família, que vive no Porto. Até porque o apoio da mulher, a empresária Fernanda Marinho, de 45, é fundamental para o seu bem-estar e imprescindível para que consiga continuar a apostar na sua carreira de ator, que para José implica dedicar-se a cem por cento aos trabalhos que aceita, como acontece agora, na novela Rosa Fogo, da SIC, que protagoniza, interpretando o papel de Diogo Martins, o mau da fita. Ou um “bom vilão”, como prefere chamar-lhe em declarações à revista Caras. 


– Neste momento está totalmente dedicado à novela ou tem outros projetos? 
– Totalmente, mesmo. Até já recusei dois projetos que noutras circunstâncias não recusaria de forma alguma. Esta personagem é um mimo que me deram, é muito forte e é protagonista. Nunca aceitei fazer de protagonista até hoje, não para me regozijar dessa recusa, mas porque os papéis não me interessavam. Este interessou-me, aceitei-o e dedico-me muito a ele.

– Em Rosa Fogo volta a interpretar um vilão... é um ‘estatuto’ que o persegue?
– É! Se bem que neste caso penso que se pode chamar um bom vilão.

– É fácil entrar neste tipo de personagem?
– Não é nada fácil interpretar este tipo de personagem, porque podemos facilmente cair no cliché. É preciso sempre dar um toque de verdade às características da personagem, à sua maneira de ser e estar. E tudo depende muito da interação com os outros atores. Não se cria um papel sozinho. Criamos as bases com o que nos dão, mas é preciso saber onde nos movemos, em que espaço cénico, com que atores.

– Tendo em conta que faz muitas vezes de mau da fita, não deve ser fácil rever-se nas suas personagens...
– Pois... mas isso não invalida que adoremos fazer esta ou aquela personagem. O facto de não nos revermos nela não implica que não existam características nela que gostemos de fazer. E que na vida real nunca poderíamos fazer. Acaba por ser contraditório, a cair para o perverso, mas é muito por aí. Claro que certas personagens têm atitudes que eu nunca teria, mas em ficção vale tudo e dá-me prazer fazer isso. Na vida real, a educação e os valores que tenho não me permitem fazer certas coisas. Tenho o respeito como base fundamental da educação. E exijo também que me respeitem. Mas o nosso lado menos lapidado às vezes leva-nos a ter vontade de fazer coisas que são socialmente erradas. E é aí que entra a magia da representação, que nos permite fazê-las.

11 comentários:

  1. Não perco «Rosa Fogo»!
    Tem uma história interessante, um elenco de peso( até as crianças e o Dartacão foram bem escolhidos), paisagens maravilhosas, não só as nossas como as argentinas e uma produção com uma qualidade superior, com influências dos mestres da ficção, os melhores do mundo!

    Esta novela vai dar que falar! É fantástica!
    Precisa é de tempo para crescer... como aconteceu com «Laços de Sangue»! Uma prova de que isso está a acontecer...é a própria ficção da TVI!

    ResponderEliminar
  2. Não me expliquei bem!
    A prova de que «Rosa Fogo» está a crescer...é a queda das novelas da TVI!

    ResponderEliminar
  3. a própria ficção da TVI até está a subir, meu caro -.-' Rosa Fogo é a pior novela da história portuguesa....

    ResponderEliminar
  4. Acho a novela Rosa Fago é superior a muitas das novelas feitas pela Patricia Muller na TVI !! Uma delas é Mar de Paixao que teve um dos finais mais ridiculos da historia da fixao portuguesa , e para ser sincero adoro esta novela mas nao gosto muito dos protagonistas !!

    ResponderEliminar
  5. "Mar de paixão" da TVI teve um final extremamente interessante, considero o final mais interessante de todas as novelas da tvi, a seguir a "a outra", que teve um final muito bonito.
    Mas como este é um blog da sic, e estamos aqui a falar da sic, considero que a ficção da sic está a crescer aos poucos, daí ser impossível ultrapassar a da TVI. Apesar de tudo teve boas produções, entre elas "Vingança" e "Podia acabar o mundo". Já "Perfeito Coração" não gostei tanto. Mas a melhor foi Laços de sangue, que apesar de ter sido uma novela muito esticada e de certa forma, muito irreal foi das melhores produçoes alguma vez feiras em Portugal, daí estar nomeada para um emmy. Será dificil Rosa Fogo ser como Laços de sangue mas será fácil de ultrapassar as restantes telenovelas da sic. Tem uma boa história, bons actores, embora considere o papel de José Fidalgo muito apagado para um vilão e o de Oceana Basilio muito irritante, mas lá está se eu acho irritante é porque ela está a interpretar bem o seu pael. Tenho a certeza que é uma trama que vai crescer aos poucos... e que cada vez mais vai conseguir audiencia e surpresas.

    Rosa Fogo (0-20): 15

    ResponderEliminar
  6. "Sedução" foi o maior flop da TVI e mesmo assim teve uma média MUITO MELHOR que "Laços Secos"....-.-' E uma qualidade também ela, bastante superior à de "Laços Secos" (não admira que o autor de "Sedução" tenha ido para a Globo)

    ResponderEliminar
  7. A SIC devia alterar a grelha:
    18:15-Morde e Assopra
    19:20-Rosa Fogo
    (Devia passar para este horário se em novembro não subirem os resultados da novela)
    20:00-Jornal da Noite
    21:00-
    Segunda:A Família Mata 2T
    Terça:Camilo O Presidente 1T
    Quarta:Nós por Cá formato antigo
    Quinta:Nova Edição de Tás Aqui,Tás Apanhado
    Sexta:Programa de Humor com Ana Bola,Maria Ruef,Joaquim Monchique,Manuel Marques e Eduardo Madeira
    22:00-Peso Pesado 2 Diários
    23:00-Insensato Coração
    00:40-Serie
    01:35-Serie
    02:45-Novela Antiga Chocolate com Pimenta

    Acho que é uma solução para a sic já no imediato

    ResponderEliminar
  8. Anónimo das 19:23, recomendo-lhe ÓCULOS!
    Rosa Fogo», que está no ar há apenas 1 mês, tem as suas flutuações até se consolidar! Aconteceu a mesma coisa com «Laços de Sangue», no início.
    Aliás, o pior dia de «Rosa Fogo» é o sábado, pela razão que eu já apresentei aqui: o seu público põe a novela a gravar, enquanto sai de fim de semana.

    Isso não acontece com o público idoso das novelas da TvI, que prefere ficar em casa nos fins de semana.
    Durante a semana, «Rosa Fogo» mostra um público fidelizado.

    Agora lancemos um olhar sobre a ficção da TVI, que o Anónimo acha que está crescer.

    A TVI tem 4 novelas no ar.
    A única que se vai mantendo no top 5, com valores apenas razoáveis, que envergonhariam a TVI há aqui uns 2 anos, é «RS»

    «Anjo Meu», que fugiu de «Rosa Fogo», procurando um horário mais fácil... nem no top 10 normalmente se segura, em 12% lugar, não beneficiando muito do tal horário mais fácilitado!

    «Morangos» tem vindo a descer, não passando dos 21% de share, arrasada no horário por «Preço Certo» e vencida até por «Morde & Assopra», logo que a novela da SIC competiu realmente com ela no horário.

    «A Ilha dos Amores»...um flop a todo o tamanho, nos 15%, 16%...sempre abaixo dos 20%.

    A ficção da TVI sobe? Só se for levantada pelo vento!

    ResponderEliminar
  9. Oh anónimo você e tão ridículo, então os fracos resultados ao sábado é porque as pessoas põem a novela a gravar? HAHAHAHAHA. WHAT THE FUCK? como você sabe? fez um estudo? LOL.

    ResponderEliminar
  10. A novela faz fracos resultados ao sabdo porque quem o andecende é Minutos Magicos, se peso pesado desse neste horario, a novela obtia melhores resultados.

    ResponderEliminar
  11. A sic tem os pogramas e novelas tudo sem imaginação nem convivençia para quem esta a ver , a julia pinheiro tinha mais sosesso na tvi pois claro era umas das melhores apresentadoras a nivel intarnacional porque a tvi tem outro tipo de organização , gosto de ver mais apresentar de tarde , de manha punham a diana chaves com um outro apresentador , fazer novelas que falta tambem mas com noção com caras diferentes outra tinham a luciana abreu uma cantora fabolosa deixaram ir para tvi claro que a tvi tem mais protagonistas se os deixam fugir , tambem faltava uma serie juvenil para o jovens , mais comentadores para o jornal da noite , outra forma de apresentar o Telejornal , e apostar em novos telentos caras e fazer um realy-show como deve ser isso tudo bem organizado e bem trabalhado a sic ficava mais imutiva com mais gente a ver . Tem de pensar nisto muito serio .

    ResponderEliminar

MARCAMOS O ARRANQUE DE CADA DIA: ÀS 07:00

COM: JÚLIA PINHEIRO E JOÃO PAULO RODRIGUES...

SIC LÍDER DO HORÁRIO NOBRE DESDE O INÍCIO DO ANO!

 
SIC Blog © 2012 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions