segunda-feira, 10 de outubro de 2011

"PAN AM" brevemente na SIC!




‘Pan Am’ é uma série internacional que retrata à época uma das mais importantes transportadoras aéreas, operando em vôos domésticos e internacionais. A série aterra na década de 1960, nesta época viajar de avião era considerado um luxo, o que transformava os funcionários da empresa em pessoas glamourosas e invejadas. Os pilotos eram vistos como astros ou heróis, num período da história da mulher americana, em que esta lutava pela sua emancipação definitiva. No universo dos transportes aéreos, as companhias começam a apostar no lugar de hospedeira como uma forma de reprimir o medo e impaciência junto de alguns passageiros.  São réplicas de enfermeiras, estas novas tripulantes de aeronaves, sempre muito calmas e prontas a ajudar de forma simpática e afável.


E para conseguir um recrutamento satisfatório as companhias aéreas iniciaram uma campanha de glamour, emprestando ao cargo um enorme peso institucional mas também de distinção: mulheres deslumbrantes prontas para voar por todo o mundo.

De facto as mulheres da Pan Am, bem como da United Airlines e outros gigantes do ar, conseguiam colocar as suas beldades nas capas das maiores revistas do mundo. Tudo isto surgia através de um apertado processo de selecção e de um posterior rigoroso acompanhamento de peso e conduta, muita à imagem das Miss America.

É no contexto histórico anteriormente relatado que as protagonistas surgem. Um núcleo de três hospedeiras e um comandante. Laura (Margot Robbie) é uma belíssima jovem que tinha  a sua vida de sonho à sua espera. No dia do seu casamento vê que não é isso que quer da vida e foge, com o apoio da sua irmã Kate (Kelli Garner). Kate acaba por ajudar a irmã a ingressar no mundo da Pan Am.

Por outro lado surge a intempestiva Maggie (Christina Ricci). Depois de ter sido afastada do lugar por desrespeitar o código de conduta da companhia, acaba por ser chamada de volta, para cobrir uma emergência, na inesperada falta de uma colega: Bridget (Annabelle Wallis). Envolvida emocionalmente com o recém-nomeado comandante Dean Lowrey (Mike Vogel), ela está profundamente envolvida em actos de espionagem que a obrigam – sem que ainda se tenha percebido porquê – a afastar-se de tudo e todos.

Criada por Jack Orman, esta série tem o mérito de apresentar às gerações mais novas o que terão sido parcialmente os anos 60.

4 comentários:

  1. Neste caso a SIC fez uma má escolha, uma vez que esta série não tarda vai ser cancelada nos USA devido a maus resultados.

    ResponderEliminar
  2. A Betty Feia nos EUA, fez sucesso nas primeiras temporadas, e em Portugal a quando transmitida pela SIC, não atingiu grandes valores audiométricos. No entanto não tenho confiança neste série que a SIC vai transmitir, apesar de gostar, mas não faz - de todo - o tipo de séries que o público português goste.

    ResponderEliminar
  3. Devia era apostar no investigação criminal - ncis original com as temporadas recentes

    ResponderEliminar
  4. pode ser que seja do agrado do publico em geral, uma serie leve, num tom de simplicidade.

    ResponderEliminar