Desde os anos 80 que Portugal é um dos destinos da estação brasileira, mas só a partir de segunda-feira é que essa presença passa a ser mais efectiva. Espreite as instalações da televisão que escolheu o coração da capital para sediar os seus estúdios na Europa.
Mais de 400 metros quadrados para um espaço polivalente onde podem ser recriados vários ambientes de estúdio, uma redacção, um auditório e escritório. Estas são algumas das potencialidades dos novos estúdios da TV Globo, em plena Avenida Fontes Pereira de Melo, em Lisboa.
Esta nova sede europeia da estação brasileira - que quer dar eco à mensagem de "ter a porta aberta para a rua" - tem apenas um mistério: o volume de investimento aplicado nesta obra que será inaugurada na segunda-feira e que vai contar com o presidente da companhia, Roberto Irineu Marinho, e algumas celebridades das novelas brasileiras. "Não vamos ganhar um euro a mais com esta obra. Estamos a colocar uma embaixada, um marco, um ponto, quando deveríamos ter feito isto nos anos 80", afiança o director da TV Globo Portugal. Ricardo Pereira acredita que este arranque chega agora "onde a estação já deveria estar há mais tempo".
A Notícias TV foi espreitar os obras da nova filial do gigante brasileiro de conteúdos e foi o director da TV Globo Portugal, Ricardo Pereira, quem apresentou as novas instalações. "Vamos produzir todo o material dos correspondentes para os telejornais brasileiros", explica o responsável.
Há, obviamente, mais utilizações previstas: "Queremos potenciar, a partir de Lisboa, uma maior presença no nosso canal noticioso a Globo News e, no nosso canal desportivo, a Sport TV." O objectivo é colocar Lisboa como a "primeira base de operação com correspondentes" ao nível europeu, que, por via dos direitos de transmissão dos encontros futebolísticos, "irão fazer apanhados" da Liga dos Campeões e da Liga Europa. "Será mais fácil o jornalista entrar no nosso estúdio de manhã e comentar, em directo para a estação brasileira, o jogo de ontem à noite", justifica o representante da indústria de conteúdos brasileira.
Sede para workshops
Apesar de a TV Globo estar a chegar ao coração da capital, a verdade é que a imagem que quer deixar bem vincada, com estes estúdios, é a de que esta é a porta para o outro lado do Atlântico. Nesse sentido, Ricardo Pereira explica que há uma obrigatoriedade a cumprir logo à cabeça, neste espaço: "A recepcionista será brasileira porque este vai ser um universo do Brasil e à entrada irá ter ecrãs onde vão estar a ser exibidos os nossos produtos", afirma Pereira. E garante ainda: "Aqui não vamos vender nada, apenas vamos mostrar."
Este local funcionará ainda como ponto de encontro para todos os eventos que este canal brasileiro irá, de futuro, organizar. Está equipado com "um microauditório" que - refere o director - servirá vários propósitos. "Vai estar todo equipado para fazer apresentações, e para 22 lugares sentados. A sala vai ser usada para fazer, por exemplo, workshops com as pessoas do sector". Entre os exemplos possíveis estão aulas com autores como Aguinaldo Silva ou Ricardo Linhares. Mas não só. "Sempre que estiverem em Portugal, os nossos actores podem passar por aqui e queremos fazer acordos com universidades para potenciar os encontros", reitera. Insiste ainda que se trata de "um espaço para a aproximação das pessoas e para a formação de gente".
A principal sala do espaço vai estar equipada com cinco painéis, com ecrãs incluídos, e com capacidade para se moverem no espaço e criarem diferentes ambientes, o que permitirá, adianta, a gravação de produtos diferenciados. Ana Maria Braga e Jô Soares, por exemplo, podem vir a ser os primeiros rostos de destaque da estação a gozar deste espaço que agora vai ser inaugurado. "Queremos ligar-nos daqui aos programas de entretenimento da Globo porque, cada vez mais, estão a pedir a presença deles em Portugal", garante Ricardo Pereira. "Por exemplo, Jô Soares quer fazer uma série de programas aqui para poder emitir no Brasil. A Ana Maria Braga já perguntou se vamos ter facilidade em colocar convidados portugueses nos estúdios em Lisboa de forma a que falem directamente com ela para o programa que está a ser feito no Brasil", antecipa.
A partir de agora a SIC vai começar a ser controlada de perto pela TV Globo e jamais poderá tratar os produtos (leia-se novelas) da poderosa estação brasileira como tem feito até aqui,retalhando episódios,eliminando ganchos,alterando horários de transmissão e cancelando novelas só porque alguns dos seus responsáveis não gostam de determinado produto.
ResponderEliminarAcabou-se o regabofe de incompetências do género daquelas que foram cometidas por gente mal intencionada como o Nuno Santos e é bom que aqueles que agora estão na direcção de programas tenham juizo porque senão vão rolar cabeças...
A Globo vai adquirir a SIC a breve trecho e com os experientes brasileiros no poder tambem se vão acabar os lobbys,os compadrios e as contratações por encomenda de gente sem talento e sem empatia com o povo.
Finalmente a SIC vai passar a ser um verdadeiro canal comercial,uma empresa responsável e bem gerida que visa o lucro sustentável e que só contrata os melhores profissionais do mercado televisivo nacional.
A um passo de comprar a Sic!
ResponderEliminarSe formos a ver neste momento temos a Sic brasuca!
Enlatado brasileiro!!!!!!!!!!!
ESPERO QUE A GLOBO ACONSELHE A SIC A PASSAR AS SUAS NOVELAS NOS MELHORES HORÁRIOS.SERIA BOM VER «FINA ESTAMPA» ONDE PARTICIPA O NOSSO PAULO ROCHA EM HORÁRIO NOBRE EM VEZ DE «ROSA FOGO» QUE É POUCO INTERESSANTE E TEM FRACAS AUDIÊNCIAS.E «AQUELE BEIJO» COM MAIS TRÊS PORTUGAS(RICARDO PEREIRA,MARIA VIEIRA E MARINA MOTA)DEVE SER TRANSMITIDA ÀS 19H00 COMO VAI SER NO BRASIL PARA QUE TODOS OS PORTUGUESES POSSAM VER OS NOSSOS ACTORES A CONTRACENAR COM AS GRANDES VEDETAS BRASILEIRAS.
ResponderEliminarCertos comentários dão vontade de rir!
ResponderEliminarA Globo a fiscalizar a SIC! Ahhhh!
A SIC à venda? Não confundir com a TVI, que foi vendida aos espanhóis... que por sua vez já vendem a Media Capital aos bocados( 30%)!
O Balsemão já afirmou que a SIC não está à venda!
Vai continuar a estreitar-se, isso sim, uma óptima colaboração entre as duas produtoras, com a predominante superioridade da maior produtora de novelas do mundo... arrasando a ficção da TVI, como já aconteceu com «Laços de Sangue»!
A parceria entre as duas produtoras é para continuar, agora mais próximas na distância!
«Rosa Fogo» já se bate com «Anjo Meu».
E «Dancin Days», que já mexe... vai ser o fim das novelas da TVI!
As novelas da Globo quanto a mim são as melhores do mundo.
ResponderEliminarQuando comparadas com as da Globo as novelas da tvi são completamente amadoras.
Se na realidade a Globo vier a comprar a sic é uma questão de um ou dois meses até a sic destronar a tvi da liderança e nessa altura os actores portugueses que estão na Globo poderão ingressar na sic em virtude da parceria entre as duas estações.
Com actores como o Ricardo Pereira o Paulo Rocha a Maria Vieira e a Marina Mota as novelas da sic serão líderes.
Vai uma apostinha?
Balsemão já afirmou que não vai vender a SIC.
ResponderEliminarVocês acham que só por uma novela ter 3 portugueses, vai arrasar em pleno horário nobre?! Agora que comanda são as novelas portuguesas. O poderio brasileiro acabou, por amor de deus, que comentários parvos.
A Nova casa da Globo além de tudo, vai ter o propósito da criação da Produtora SIC GLOBO que concerteza fará mais ''laços de sangue'' para poder debater contra a TVI que já cai a pique.
Eu acho que o Balsemão podia vender uma parte da SIC a Globo e deixar a Globo ajudar a SIC a recuperar a LIDERANÇA,seria atimo pois a Globo tem dinheiro,e o Balsemão não tem dinheiro suficiente para manter a SIC ele que venda parte e fique como accionista.
ResponderEliminarEm Breve a SIC terá um bom lote de actores exclusivos e na apresentação se for intelogente ia já buscar o João Baião e o Jorge Gabriel para eles irem para DAY-TIME,O Jorge ia para dupla com a Conceição no Boa Tarde e o João Baião ia apresentar o Big Show SIC 2012 e até podia juntar-se a Júlia nas Manhãs.
De certeza que se a novela Aquele Beijo passasse no horário de Rosa Fogo faria resultados muito, mas muito superiores; uma comédia romântica recheada de estrelas como Giovanna Antonelli, Marília Pêra, Grazi Massafera, Cláudia Gimenez, Nívea Maria, Jaqueline Laurence, Herson Capri, Mauricio Mattar, Diogo Vilela e Fiuk e com actores portugueses tão talentosos e populares quanto a Maria Vieira, a Marina Mota e o Ricardo Pereira não é mesma coisa do que uma novela portuguesa com uma história vulgar e desinteressante e um conjunto de actores com pouco destaque na história da ficção nacional. A SIC devia apostar forte em Aquele Beijo e Fina Estampa onde brilha o Paulo Rocha que faz par romântico com a grande actriz Lília Cabral. Não está ao alcance de todos contracenar com essa estrela brasileira pelo menos não está ao alcance do Rogério Samora que dá entrevistas idiotas nos jornais a ver se convence os portugueses a ver a novela em que ele entra!
ResponderEliminarNão se pode comparar ouro com pechisbeque caro Luis Fernandes...por alguma razão uns são convidados para fazer novelas na Globo e outros fazem folhetins na sic; e pode crer que tanto Fina Estampa quanto Aquele Beijo seriam um osso bem duro de roer para a concorrência da tvi, assim houvesse arrojo e inteligência de quem manda em Carnaxide para apostar na qualidade, no mediatismo e no prestígio daqueles que são realmente importantes...
quem não arrasa em pleno horario nobre é rosa fogo isso é obvio pois a novela da sic é a menos vista desse horario e eu pelo menos prefiro mil vezes ver a novela brasileira onde entram os portugueses do que essa rosa fogo e tenho impressão que a maioria do povo português pensa como eu e já agora desde quando é que laços de sangue arrasou com a ficção da tvi?em portugal não foi concerteza pois as novelas da tvi foram líderes durante 98% do ano eu até nem acho que as novelas da tvi sejam melhores que as da sic mas tambem não vale a pena inventar só para fazer de conta que se é melhor
ResponderEliminarLol, a SIC devia apostar em AQUELE BEIJO??? Porque, por acaso a novela ja estreou para dizerem que é uma boa novela??? Pelo trailer de apresentação, e pelo MEGA ELENCO... so uns 10 ou pouco mais se aproveitam e eu digo quem sao:
ResponderEliminarGiovanna Antoneli
Ricardo Pereira
Fernanda Souza
Maria Vieira
Marina Mota
Bruna Marquezini
Marilia Pera
Nivea Maria e mais alguns...
Ate Insensanto Coraçao que é uma novela chunga como o caraças, tem melhor elenco que esta!
A SIC tem que apostar e bem é em FINA ESTAMPA e CORDEL ENCANTADO!
Os fãs da TVI ansiavam com todas as forças que «Laços de Sangue» chegasse ao fim. Contavam as horas e os minutos! Deram gritos de alegria quando a novela chegou ao fim.
ResponderEliminarPorquê?
É que viam perfeitamente a ficção da TVI a ser arrasada cada vez mais. Viam «Remédio Santo» sem força para se impor, vencida em audiências muitas vezes por «Laços de Sangue», embora estivesse na faixa de maior visibilidade do horário nobre.
Viam «Anjo Meu» a ser vencida pela novela da SIC, quando competiam directamente.
Estreou «Rosa Fogo». E já se nota uma luta directa, com a novela da SIC a aproximar-se de «Anjo Meu», ficando a poucas décimas de distância, como têm revelado os últimos dias!
E «Rosa Fogo» está há tão pouco tempo no ar!
Com tudo isto... ainda há quem não tenha compreendido a grande revolução na ficção?
A SIC\ Globo representa mais um passo decisivo para essa revolução. Como diz o Luís Fernandes, mais «Laços de Sangue» surgirão no panorama da ficção.
As novelas da Globo, que reduzem as novelas da TVI a mosquitos...tinham um problema para a compreensão de grande parte do público português: não traduziam a realidade portuguesa.
Com a produtora SIC\Globo, esse problema é eliminado, já que, tal como aconteceu com «Laços de Sangue», as novelas passam a traduzir a realidade portuguesa... e o público passa a identificar-se com elas!
Este é o grande ponto!
Os actores e actrizes enumerados pelo TX são de facto muito bons mas acho que se esqueceu de acrescentar a veterana Jaqueline Laurence a Claudia Gimenez a Elizângela a Maria Zilda o Diogo Vilela e o Herson Capri.
ResponderEliminarO elenco é forte e pelos trailers postados na NET parece que a novela é muito divertida.Estou muito curioso para ver a Maria Vieira e a Marina Mota a contracenarem pois não me lembro de as ver trabalhar juntas em Portugal.
E o Paulo Rocha parece que também tá a fazer sucesso em Fina Estampa.
O Ricardo Pereira a Maria Vieira a Marina Mota e o Paulo são motivo de orgulho nacional por estarem a conquistar um mercado tão vasto e tão exigente quanto o brasileiro.
Parabéns aos quatro.
Por amor de Deus que ignorância. Cada um tem a sua opinião.
ResponderEliminarrosa fogo ontem alcançou um share de 20% e ainda há quem tenha a lata de vir para aqui dizer que a novela da sic está a ameaçar a ficção da tvi?e dancin days tem o quê a ver com a realidade portuguesa caro anónimo das 18:51?eu vi dancin days nos anos 80 e confesso que adorei mas ver uma reposição dessa novela com actores tipo diana chaves maria emilia correia custódia galego joão ricardo ou diogo morgado não lembra ao diabo.a sic não tem actores de qualidade para fazer essa novela até porque os melhores actores nacionais estão na tvi ou na rtp ou então estão na globo e a sic não tem meios financeiros para os contratar a não ser que a globo compre a estação do balsemão.o paulo rocha por exemplo já está comprometido com a tvi e como se vê o famoso acordo entre a globo e a sic não o impede de ir para queluz.e ainda dizem que os actores da sic podem aspirar a uma carreira internacional na globo por causa do acordo e tal...mas será que a marina mota a maria vieira e o paulo rocha assinaram algum contrato com a sic antes de irem para a globo?por favor não inventem coisas e façam lá as vossas novelas com aqueles a quem podem pagar e não com aqueles que sonham contratar.
ResponderEliminarQue grande confusão para aí vai, Anónimo das 22:58!
ResponderEliminarEmbora não seja médica, dou-lhe a seguinte receita:
INFORME-SE SOBRE TELEVISÃO!
quero muito que a globo compre a SIC,juntas bvao dominar o mercado televisivo portugues
ResponderEliminar