quarta-feira, 2 de novembro de 2011

“Cartas de proveito”

Boa Noite! Seja bem-vindo ao “Olhar a SIC”.

Quando se soube que a SIC iria apostar em Maya com um programa próprio nas manhãs que antecedem Júlia Pinheiro, muito se comentou, uns a favor e outros contra este formato inovador em Portugal, ou pela simples questão de ser Maya a apresentadora. Eu, na minha opinião expressa nessa altura aqui no “Olhar a SIC” defendi que a ideia de ter “Cartas da Maya – O Dilema” das 9h às 10h da manhã era inteligente, inovadora e poderia ser uma alternativa aos concorrentes, RTP1 e TVI.

Mas se no inicio houve quem criticasse, atualmente parece só existirem elogios, tanto ao programa como aos seus frutos. Vários tem sido os cronistas de TV a elogiarem a ideia de Júlia Pinheiro e Gabriela Sobral de porem Maya “a render” na antena da SIC, porque afinal tinham um potencial não aproveitado a todos os níveis. Maya é a mais conhecida da sua profissão, e arrisco-me a dizer a mais popular e mais credível aos olhos dos espectadores. Por isto, e também pelo agradável programa que conseguiram criar naquela hora, sendo equilibrado, credível e interessante, se explicam as simpáticas audiências que Maya tem conseguido, em pouco mais de um mês, num horário que era decadente da estação. Assim, para além de ter subido este horário, Maya permite também um melhor arranque a Júlia Pinheiro e ao seu “Querida Júlia” que ganhou mais cerca de 40 mil espectadores.


Mas, para além de audiências, “Cartas da Maya” está igualmente a ser uma boa fonte de dinheiro para a SIC, tal como eu previa… É que entre as 9h e as 10h da manhã, segundo dados conhecidos, são recebidas à volta de 13 mil chamadas telefónicas por dia. Resultando em quase 8 mil euros que não vão todos para o canal, mas mesmo assim, é uma bela “mina” de dinheiro e ainda por cima tem audiências!

Deste modo, é preciso dar os parabéns a Júlia Pinheiro e Gabriela Sobral pelo seu trabalho desenvolvido e por terem apostado em Maya, no seu profissionalismo e num programa que poderia ser um risco, mas que se está a revelar muito proveitoso numa altura de crise, de dinheiro e de audiências.

Concorda com a minha opinião? Apresente também a sua!   

6 comentários:

  1. Concordo plenamete, apesar de ainda nao ter tido oportunidade para ver ( agora só nas férias de Natal) é um programa que me chama à atenção, pelo conteudo e forma.

    Quem teve esta ideia tá de parabens, e a abelhinha Maya também...

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  2. Estou completamente de acordo consigo, João Rodrigo!
    O programa é interessante, credível, e consegue prender ao ecrã.

    E as críticas, incluindo a do Nuno Azinheira, têm sido muito elogiosas!

    Quando surgiu a notícia do programa, não tardaram logo vozes semelhantes às da voz do velho de Restelo!

    Mas enganaram-se, pois o programa tem superado as expectativas!

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  3. Ainda bem que o programa está a ser positivo, tanto a nível de audiências como a nível financeiro através das chamadas recebidas. Não acredito, no entanto, no sucesso deste programa a nível de audiências a longo prazo. No início teve o seu impacto por ser algo novo e pelos vistos chamar a atenção de muitos espectadores, pelo tema que aborda, mas isto é sol de pouca dura. Mais uns tempos e as pessoas já estarão fartas de aturar a Maya e as suas cartas.

    Ainda assim, parabéns à Maya e a quem teve a ideia. Eu dispenso bem o programa, o seu conteúdo e a sua apresentadora, mas ainda assim há que dar valor e reconhecer casos de sucessos (ainda que passageiros) quando eles aparecem.

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  4. Antes de o programa estrear...surgiram logo descrenças em relação ao seu sucesso!
    O programa estreou... e tornou-se logo alvo de boas audiências e elogios dos críticos!

    Mas, apesar disso, o pessimismo de algumas pessoas continua!
    Qual a razão? Não será um pouco de despeito?
    Será que estou a interpretar mal?

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  5. Quanto a mim, não se trata de desrespeito. Simplesmente há programas que não foram feitos para durar muito tempo.. No início foi novidade, mas não há muito mais a fazer a partir de agora. O programa cairá na rotina e perderá o interesse.

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  6. Anónimo das 11:40, «Dá Cá Mais 5» na TvI é novidade, e já faz 13% de share.
    De resto tem andado sempre nos 16%, 17%!

    Será a qualidade que faz a diferença...ou a novidade?

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