Boa Noite! Seja bem-vindo ao “Olhar a SIC”.
Hoje apresento uma opinião de Nuno Azinheira sobre a temática novelas e séries...
[Há pelo menos cinco anos que actores portugueses com quem falo me dizem que o futuro está nas séries e que as novelas estão condenadas. Acho que é mais um desejo do que uma profecia. Qualquer actor prefere gravar uma série de 13 episódios, em que os cuidados de produção são muito maiores, do que uma novela de 120 episódios, em que não há tempo para emendas, em que a gravação começa de manhã e acaba à noite.
A indústria de novelas é hoje uma enorme fábrica de encher chouriços. A escrita dos argumentistas multiplica-se todos os dias, as cenas desdobram-se entre as oito da manhã e as oito da noite. Os actores, em nome da necessidade de trabalhar, aceitam as condições, mas ninguém gosta. Ainda sexta-feira, José Raposo colocava o dedo na ferida: "Enquanto actor, não me sinto muito bem quando sou pressionado. Mas preciso de viver como as outras pessoas e tenho de aceitar. Na TV, o actor tem de despachar serviço."
O problema é que, no que toca a rentabilidade, a novela é o género de ficção mais apetecível para um programador. O investimento inicial é maior, claro, mas o custo por episódio, de uma trama que chega a durar oito ou nove meses é muito mais atraente. Um episódio de 45 minutos de novela custa em média 35 mil euros, enquanto um capítulo de 50 minutos de uma série pode variar entre 65 e 80 mil euros.
E depois há a questão das audiências. A novela é o género de longa duração que permite uma maior fidelização de público. E se a novela é um sucesso, prolonga-se o êxito. E, já se sabe, esticar uma novela significa rentabilizar ainda mais o produto, já que o custo por episódio baixa sustentadamente].
Fonte: CRÓNICA DE TV, por NUNO AZINHEIRA, DN Opinião.
Concorda com esta opinião? Qual é a sua? E prefere novelas ou séries?
A familia Mata está na prateleira...
ResponderEliminarse concordarem postem um gosto e divulguem!
ResponderEliminarhttp://www.facebook.com/pages/Queremos-que-a-SIC-estreie-Cordel-Encantado-%C3%A0s-21h/310618078966220?skip_nax_wizard=true
Eu concordo com a existência de telenovelas e séries portuguesas, temos é que trabalhar mais na concepção das telenovelas e séries portuguesas, porque em termos de argumento estamos ainda muito fracos. Na minha opinião as séries devem voltar a nossa televisão, pelo menos para as noites dos fim de semanas.Séries do género Aqui não há quem vive, que na minha humilde opinião foi uma das melhores produções da sic, superando mesmo muitas das telenovelas já realizadas tanto na sic como na tvi.Tanto que voltei a assistir á sua repetição.
ResponderEliminar