quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Balanço de “Peso Pesado 2”


Boa Noite! Seja bem-vindo ao “Olhar a SIC”.

Neste ano de 2011, a SIC decidiu aproveitar o formato de entretenimento “Peso Pesado” e a seguir à primeira edição com sucesso, seguiu-se a segunda temporada três meses depois. Agora que está perto do fim, como se tem portado então o programa da SIC? 
Quando se soube da intenção do canal e dos seus responsáveis, muitas foram as criticas feitas à decisão, pois num curto espaço de tempo existiriam duas edições do mesmo programa, que o poderia desgastar e principalmente porque desta segunda vez existiria um concorrente de “peso” como era de esperar de “Secret Story – Casa dos Segredos 2”. Mas a somar às possíveis condições desfavoráveis estava também a mudança da apresentadora. Se Júlia Pinheiro teve a glória de ter a estreia mais vista do ano e estar à frente dum programa de sucesso, caberia a outro apresentador conduzir a segunda edição. Muito se especulou, muitos foram os nomes da SIC e da concorrência apontados para “Peso Pesado 2”. Coube a tarefa a Bárbara Guimarães que, precisava, merecia e o mais importante encaixa perfeitamente no formato. Eu concordei e apoiei, e o resultado está à vista… Como refere Nuno Azinheira numa das suas rubricas no Diário de Noticias:

“É impressionante como, mesmo contra a Casa dos Segredos, que está agora em velocidade de cruzeiro e a conseguir os seus melhores resultados, Peso Pesado continua a alcançar, apesar de tudo, performances interessantes. Teresa Guilherme está em grande: à graça que imprime na emissão junta-se um casting perfeito por parte da Endemol. Ainda este domingo chegou aos 1,4 milhões de espectadores e a 44% de quota de mercado. Mas, mesmo assim, a gala de Bárbara Guimarães, na SIC, conquistou quase um milhão de portugueses, com uma quota de mercado (26%) acima da média da estação. Ou seja, Peso Pesado não faz mossa à Casa dos Segredos, não luta taco-a-taco pela vitória nas noites de domingo, mas arrebata, ainda assim, uma fatia não desprezível de público. A culpa é do formato, bom, e de Bárbara, que tem conduzido bem o programa.”

Por esta critica de opinião se pode confirmar que “Peso Pesado 2” apesar de perder todas as Galas de Pesagem para “Casa dos Segredos 2” é vencedor, isto porque, só por não ser esmagado e não obter resultados humilhantes, já é uma vitória, quando teria vários fatores a jogar contra si. Depois, e como ele igualmente diz, o formato é bom! Tem potencial para se aguentar e Bárbara encaixou muito bem, diria até melhor do que Júlia! Bárbara surpreendeu muitos, ou quase todos. Ela mudou de registo, deixou a postura de Galas de Glamour e calçou as botas do campo, estando sempre ao lado dos concorrentes, na realização dos desafios, tentações e provas, Bárbara tem um desempenho muito bom. Isto já para não falar da sua bela imagem, sempre muito bem produzida, porém adequada.

Concorda com esta opinião? Apresente também a sua! 

19 comentários:

  1. muito mais interessante esta temporada, tem mais cor, dinâmica, e te uma coisa boa graças a Casa Dos Segredos, enquanto que esteve no ar a 1ª edição, sem concorrência à altura, a comunicação social contava tudo tudo tudo, aquilo que era e até o que não era. É claro que depois ao ver não tinha tanta graça. Mas agora como a comunicação social virou-se mais para Casa dos Segredos, Peso Pesado ficou mais interessante, do ponto de vista que a surpresa que nos é apresentada num programa é mesmo surpresa, mesmo gravado à mais de um mês a comunicação social não estragou as novidades...como vinha a acontecer na ultima edição em que já sabíamos quem ia sair dali a um mês.

    ResponderEliminar
  2. Ontem Peso Pesado fez 20,7% abaixo da média da Sic (21%)
    O facto de ser um bom programa, é um flop!
    Na rubrica só falam da gala de domingo.
    Não mencionam E-Especial que é um flop.
    Não mencionam o Peso Pesado Especial que é um flop
    Não mencionam os diários de Peso Pesado que são um flop, quase empatando com o "Elo mais fraco"
    As audiências falam por si.

    Não podia estar mais de desacordo.

    ResponderEliminar
  3. Caro anónimo das 21:31,
    eu ao falar na rubrica sobre "Peso Pesado", refiro-me ao programa, o programa inclui Galas e Diários.

    O "Peso Pesado - Especial" não faz parte do formato, é um atrelado, se assim lhe quisermos chamar. Portanto "Peso Pesado" inclui Diários e Galas. Apesar de ontem ter ficado 1 ponto abaixo da média da estação, se calhar outro programa no seu lugar em vez de ficar 1 ponto abaixo, ficava 3, 4 ou 5 pontos abaixo.

    ResponderEliminar
  4. É extraordinário como neste blog se transformam derrotas em vitórias!

    Pura magia inventiva!

    ResponderEliminar
  5. Ao anónimo que fala nas audiências eu pergunto: as audiências são sinónimo de qualidade?
    Claro que não, senão esta edição tinha mais audiência e ninguém via a Casa dos Segredos.
    Portanto do que aqui se trata é de qualidade do programa e essa aumentou...

    ResponderEliminar
  6. Concordo c/ o anónimo das 21:44.

    ResponderEliminar
  7. Concordo plenamente. É claro que não fez mossa na TVI. É claro que não teve um público como o da 1ª temporada, e muito menos shares acima dos 40% como a concorrência, MAS continua a ser um programa de cor, dinamismo, e acima de tudo saudável e eficiente, ao ensinar os telespetadores a terem comportamentos vivos e para protegerem a sua saúde.
    Apenas uma pergunta: se não fosse Peso Pesado II, qual o melhor formato para fazer frente a Casa dos Segredos? Ídolos IV? Salve-se Quem Puder? Novelas ao Domingo? Nenhum.
    Por isso dou os meus parabéns à SIC! E além de ser muito em cima da 1ª edição, é dos formatos que não agrada nas audiência, porque PORTUGAL EM GERAL gosta de gente ignorante a geografia, violenta e que se envolve sexualmente com todos, em prol de dinheiro! e acho que existia um adjetivo concreto, mas prefiro não referi-lo.

    PP

    ResponderEliminar
  8. Muito melhor que a primeira edição, A Barbara surpreendeu toda a gente neste formato, quem sabe um dia voltara. Quanto á concorrência é o espelho do nosso povo, só querem saber da vida dos outros. A SIC não está muito boa de audiências, é verdade, a SIC é vista por classe alta, e com esta crise, cada vez somos menos e por isso, havendo mais pobres esse tal canal que se diz que se chama tvi, ganha..., desculpem mas é verdade e é para se disser.

    ResponderEliminar
  9. latas continua entao a ver tão educativo programa ,que eu e não sei quantos mais vamos continuar ignorantes e a delirar com o fabuloso secret story! SÓ tenho pena de estar no fim...grande Teresa!essa sim, magistral na condução do programa!Desculpem a franqueza mas fazerem dum flop como o peso pesado um êxito,é o cumulo!peso pesado na primeira edição foi um êxito,mas agora foi um fracasso absoluto!
    JÁ agora,tenho lido muita gente neste blog a dizer mal do ss,(prostituiçao,gente ignorante,queixas,bla,bla)estou a anotar todos os comentários pois quando a SIC estrear o seu reality show,sempre quero ver o que esses mesmo comentadores que tão mal tem dito do programa vão dizer do formato da SIC!
    É que meus caros e embora na conheça o formato(fica o beneficio da duvida)realitys shows tem todos a mesma formula,casais,namoros, traições, discussões, sexo!
    Assim sendo,sempre quero ler o que os simpatizantes da SIC vão comentar...Aguardemos!!!
    LATAS uma vez que se considera da classe alta(eu e não sei quantos milhões de portugueses somos pobres ,pois vemos a TVI e a RTP) não acha que latas é um nome pouco pomposo para fazer jus ao seu estatuto social?sei la,latas faz me lembrar vira lata e vira lata é coisa de pobre, não acha!?mude lá o nome,seja realmente da classe alta!!!!1

    ResponderEliminar
  10. pois........latas faz lembrar bairro de lata....ahaahhahhahaha
    Eu vejo a TVI e nao sou pobre........ate tenho algum dinheiro....se tem problemas "latas" vá tratar-se que é para isso que servem os psiquiatras e psicologos.....

    ResponderEliminar
  11. É IMPRESSIONANTE COMO OS FANATICOS DA SIC, SÃO CAPAZES DE MUDAR A REALIDADE E MAIS GRAVE AINDA, CONVENCEM-SE DISSO.
    DESDE QUANDO O PESO PESADO É VENCEDOR??SE A 1ºEDIÇÃO ESTEVE "PRESSIONADA" PELO PERDIDOS NA TRIBO, ERA OBVIO QUE COM O SECRET STORY IRIA AO FUNDO.
    SAIBAM ADMITIR O FIASCO QUE O PROGRAMA É!CADA UM VE O QUE GOSTA, NÃO PODEM OBRIGAR NINGUEM A VER O PESO PESADO, UM PROGRAMA DEPRIMENTE E SEM GRAÇA NENHUMA, SEM QUALQUER ENTRETENIMENTO, O PAIS TÁ EM CRISE,E NESTE TEMPOS NINGUEM QUER VER PROGRAMA MONÓTOMOS COMO ESSE..

    ResponderEliminar
  12. Anónimo escreveu:
    14 de Dezembro de 2011 21:44 Comentar

    Ao anónimo que fala nas audiências eu pergunto: as audiências são sinónimo de qualidade?
    Claro que não, senão esta edição tinha mais audiência e ninguém via a Casa dos Segredos.
    Portanto do que aqui se trata é de qualidade do programa e essa aumentou...


    Pedro Ponte escreveu:
    14 de Dezembro de 2011 22:16 Comentar

    Concordo plenamente. É claro que não fez mossa na TVI. É claro que não teve um público como o da 1ª temporada, e muito menos shares acima dos 40% como a concorrência, MAS continua a ser um programa de cor, dinamismo, e acima de tudo saudável e eficiente, ao ensinar os telespetadores a terem comportamentos vivos e para protegerem a sua saúde.
    Apenas uma pergunta: se não fosse Peso Pesado II, qual o melhor formato para fazer frente a Casa dos Segredos? Ídolos IV? Salve-se Quem Puder? Novelas ao Domingo? Nenhum.
    Por isso dou os meus parabéns à SIC! E além de ser muito em cima da 1ª edição, é dos formatos que não agrada nas audiência, porque PORTUGAL EM GERAL gosta de gente ignorante a geografia, violenta e que se envolve sexualmente com todos, em prol de dinheiro! e acho que existia um adjetivo concreto, mas prefiro não referi-lo.


    Latas escreveu:
    14 de Dezembro de 2011 22:27 Comentar

    Muito melhor que a primeira edição, A Barbara surpreendeu toda a gente neste formato, quem sabe um dia voltara. Quanto á concorrência é o espelho do nosso povo, só querem saber da vida dos outros. A SIC não está muito boa de audiências, é verdade, a SIC é vista por classe alta, e com esta crise, cada vez somos menos e por isso, havendo mais pobres esse tal canal que se diz que se chama tvi, ganha..., desculpem mas é verdade e é para se disser.


    Quando o 24/7 LAB estrear vocês vão ver porque passa na SIC!

    Se não gostam e não vêm este, também não vão ver o novo reality show da SIC, CERTO?

    Para o ano que vai comentar o programa, já que o João Rodrigo não gosta desses tipos de programas?

    Se calhar só vai ver para analisar...

    ResponderEliminar
  13. Quem disse que irei ver esse tal programa na SIC? Talvez a classe não se classifique com o poder económico, mas sim com a cultura, o respeito e a boas maneiras, mas a tvi, é um canal de LATA, temos pena.Já sofri dessa doença.

    ResponderEliminar
  14. Embora odeie formatos como Secret Story, apercebi-me que a SIC apostou para 2012, em 24/7 Love Lab.
    Bem, se a TVI lucra com reality-shows destes, recebe centenas de queixas na ERC e ninguém faz nada, porque é que a SIC também não aposta?

    Valoriza nas audiências (mesmo sendo o pior dos formatos -.-);
    Valoriza na economia (chamadas telefónicas por exemplo);
    Dá aquilo que os portugueses chamam de "canal preferido" por ter programas destes.

    E é isso. Quando digo que odeio programas destes, vejo em geral e não protego a SIC, por ser a minha estação favorita. Mas se aposta, e só vem lucros, não tenho nada contra.
    Só espero que a SIC não exagere como a TVI com ignorância, sexo e manipulação :@

    ResponderEliminar
  15. So falta o brilhante comentário da Maria A. Mas ela ainda não deve ter chegado do liceu ;)

    ResponderEliminar
  16. ACHO BOM O PROGRAMA COM BARBARA GUIMARAES.......DEVERIA TER PASSADO AS 19H......E AS GALAS AO SABADO......ESTAMOS JUNTOS....

    ResponderEliminar
  17. Esta edição por muito que embelezem os resultados foi um fracasso total! O perfil da Barbara não é mais indicado para este tipo de programas, falta lhe uma certo "joi de vivre", não alegra de todo o programa tornando-o desinteressante, ao contrario do que acontece com a Teresa Guilherme na TVI, a Julia Pinheiro teve um melhor desempenho na apresentação do Peso Pesado.

    Houve 3 erros que condenaram esta edição de peso pesado: 1º A proximidade com a versão anterior, mais do mesmo em espaço de meses; 2º Começou uma semana depois do Programa da concorrência, tempo crucial para fidelizar os espectadores na casa dos segredos; 3º erro tal como ja referi a apresentadora, Barbara faz um brilhante trabalho a apresentar galas ou programas tipo o chuva de estrelas, não programas como o peso pesado.

    Quase que poderia mencionar um 4º erro, neste ponto mais por parte da sic...quem é que vai querer passar a passagem de ano a ver um programa sobre obesidade?! que aposta mais fracassada e deploravel para a gala de final de ano da estação...

    O que estará na cabeça da direcção de programas?!

    ResponderEliminar