quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Revista do Ano 2011 - "Chamar a Música"

Boa Noite! Seja bem-vindo ao “Olhar a SIC”.

João Manzarra neste ano de 2011 teve menos protagonismo na SIC, mas o que teve, aproveitou-o muito bem, pois aceitou conduzir a segunda edição de "Chamar a Música" nos fins-de-semana de Verão e não deixou ficar mal a estação. O jovem somou vitórias atrás de vitórias para Carnaxide divertindo os portugueses. Veja o que se falou na imprensa: 
“Chamar a Música regressa à SIC”
O programa da SIC “Chamar a Música”, cuja primeira temporada foi conduzida por Herman José quando este se encontrava ainda vinculado à estação de Carnaxide, estava de regresso à antena do canal generalista para as noites de Domingo durante o período de Verão. Coube à Endemol produzir o formato de entretenimento que colocou figuras conhecidas a testar os seus conhecimentos e dotes musicais.

“João Manzarra testa dotes musicais de caras conhecidas”
Começavam as gravações para o novo “Chamar a Música”. A segunda edição era marcada pelo regresso de João Manzarra à sua apresentação. O programa iria substituir “Peso Pesado” nos meses de Verão. O divertido jovem voltava a aparecer nos ecrãs portugueses com a complicada missão de substituir Herman José, apresentador da primeira temporada do programa, emitida em 2008.
 
"Não corro o risco de ser comparado ao Herman"
Depois de um período de férias, João Manzarra estava de volta à SIC para apresentar mais um programa musical. 'Chamar a Música', cuja primeira edição foi conduzida em 2008 por Herman José. Mas João Manzarra não temeu o fato de ir apresentar um programa que antes teve como figura principal Herman José. "O Herman apresentou a primeira edição muito bem e mostrou todas as suas armas enquanto entertainer puro, mas ele é uma pessoa - e como pude ver agora que revi os episódios que ele conduziu - inimitável. Quando assim é, e sabendo que não corro esse risco, penso que não vai haver comparação. Nós somos efectivamente muito diferentes".

“Chamar a Música estreia na SIC”
Foi num sábado à noite que estreou a segunda temporada de Chamar a Música”, pelas 21h30, com apresentação de João Manzarra. Em 2008, o concurso foi apresentado por Herman José e, em dezanove exibições, o programa obteve cerca de 900 mil espectadores de média. A escolha de João Manzarra prendia-se com o fato de a estação de Carnaxide pretender para o programa um apresentador com a mesma linha de apresentação de Herman José.  Segundo afirmou João: ”É um programa de Verão e leve, que aceitei fazer porque acho ser uma mais-valia atendendo às minhas características. O formato exige muita animação, alegria e alguma dose de idiotice. Por outro lado, vai ser um prazer receber no estúdio vários amigos que vão sendo convidados ao longo das emissões”. Chamar a Música é baseado no concurso norte-americano The Singing Bee, em que famosos são convidados a cantar temas conhecidos, numa espécie de karaoke, com a ajuda de cantores profissionais, para os acordes iniciais.
 
“Manzarra brilha na SIC”
Nas primeiras emissões pudemos ver um Manzarra divertido, ao estilo do que já estávamos habituados. No entanto, o apresentador ainda não estava totalmente à vontade na condução do programa. Um pouco agarrado aos cartões, sem acrescentar muito mais ao pré-estipulado. Porém, houve uma melhoria notória das primeiras para as restantes emissões. Os convidados também foram ajudando nos quais se destacaram as divertidas Júlia Pinheiro e Conceição Lino. João Manzarra esteve à vontade e houve uma notória melhoria e segurança no jovem apresentador. A partir daqui, ninguém mais parou Manzarra. A nova estrutura do programa, tendo em conta que os convidados seriam famosos, acabou por torná-lo mais aliciante para quem o vê em casa. E enquanto na primeira temporada do programa os concorrentes competiam individualmente, na segunda os famosos competiram em duplas. Mesmo em termos de concorrentes, tornou-se bem mais interessante ver famosos a jogar do que anónimos. Sendo esta a grande aposta para os serões de Domingo na SIC, neste Verão, poderia ter havido mais distanciamento com a edição anterior, teria sido importante uma aposta na mudança do cenário e do grafismo. As abelhas continuaram a voar, o cenário foi igual ao anterior, o logótipo não mudou e as bailarinas ‘abelhinhas’ continuam a dançar entre cada jogo, dando ritmo e cor ao mesmo.
“João Manzarra convence e vence Rita Pereira”
A segunda edição de Chamar a Música” conseguiu segurar a audiência de “Peso Pesado” e obteve bons resultados a níveis audiométricos nas noites de Domingo para a SIC. Manzarra concorreu contra uma novata e inexperiente Rita Pereira na TVI, que logo no programa de estreia, Canta Comigo” perdeu para “Chamar a Música” de Manzarra. Nessa noite,  Manzarra conquistou 11.3 de audiência, enquanto que Rita Pereira não foi além dos 7.8 de audiência. Até ao final de Setembro,  João Manzarra continuou a chamar a música na SIC, aos Domingos, mas terminou com uma concorrência secreta, pois nas suas últimas emissões teve de concorrer com a segunda edição de “Secret Story-Casa dos Segredos 2” da TVI.

Comente esta escolha da SIC em "Chamar a Música" e em João Manzarra!

13 comentários:

  1. Grande coça que este programa levou nos últimos dois Domingos.

    ResponderEliminar
  2. E já agora, qual foi o resultado do último programa "Chamar a Musica"?

    Também andou pelos 11,3 de audiência?

    É que só meteste o 1º mas esqueceste do último...

    ResponderEliminar
  3. Também não há termo de comparação. Venceu todos excepto os dois últimos por isso teve um saldo mais que positivo! Aliás para o que custou... Foi uma boa aposta da SIC

    ResponderEliminar
  4. Anónimos das 21:43 e 21:46,

    o que vocês querem sei eu...

    ResponderEliminar
  5. João Rodrigo escreveu:
    21 de Dezembro de 2011 22:07 Comentar

    Anónimos das 21:43 e 21:46,

    o que vocês querem sei eu...

    Na rubrica, só se colocam as vitórias...

    E nós só queriamos a verdade...

    ResponderEliminar
  6. Ai queriam a verdade: eu digo:
    Chamar a Música 11 vs. Canta Comigo 0 (vitórias)
    Satisfeitos?
    Gostam de picar então aqui têm

    ResponderEliminar
  7. A verdade é que "Chamar a Música" ganhou todos os Domingos em que concorreu contra a aposta concorrente da TVI "Canta Comigo", humilhando Rita Pereira que nunca deveria ter sido promovida a apresentadora, pois nunca vi figura tão deprimente e programa tão morto como aquele.

    Sim perdeu 2 ou 3 últimos domingos para a "Casa dos Segredos", e daí? Perdeu estes mas ganhou o Verão inteiro.

    ResponderEliminar
  8. O Chamar a música foi um xeque-mate! Arrasou com o Canta Comigo que foi a verdadeira concorrente até ao último programa

    ResponderEliminar
  9. Por amor de Deus -.-' Quem está aser humilhado por compelto neste ano é o "Peso Pesado 2" que faz em média >>19% Share<< UMA VERGONHA!!!

    ResponderEliminar
  10. Anónimo das 23:37,

    estamos a falar de "Chamar a Música", não de "Peso Pesado".

    ResponderEliminar
  11. Então nesse caso porque não disse que chamar a musica acabou as ultimas emissões a perder...em grande?

    Já que o tópico é sobre Chamar a Musica.

    Você comentou as vitórias e omitiu as derrotas.

    O que interessa é HOJE, e HOJE a sic perde a grande distância da cabo e da Tvi...

    ResponderEliminar
  12. Chamar a Música portou-se bem nas noites de verão de domingo, uma boa aposta da SIC e uma boa companhia para final de fim de semana.
    João Manzarra esteve à altura :)
    Se Big Show SIC 2012 for em frente, João Manzarra devia conduzir o programa, estaria sem dúvida à altura do mesmo.
    Parabéns SIC e a todos os intervenientes por este grande programa de domingo à noite.

    OFFM

    ResponderEliminar
  13. É muito grave omitir duas derrotas insignificantes contraposto a 11 ou mais vitórias no blog SIC...
    E sim, neste post vangloria-se o Chamar a Musica!
    Estou de acordo, foi um óptimo programa que reduziu a Ritinha à sua insignificância! Parabéns Manzarra, parabéns SIC

    ResponderEliminar