terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Revista do Ano 2011 - Júlia Pinheiro na SIC

Boa Noite! Seja bem-vindo ao “Olhar a SIC”.
2011 foi um ano bem agitado no mercado televisivo, que o diga Júlia Pinheiro, que fez vários titulos da imprensa ao decidir troca a TVI pela SIC:

“Júlia Pinheiro deixa TVI no fim do ano”
Suspeitava-se que a carismática apresentadora abandonaria a TVI no final do ano. Seria a transferência do ano, mesmo ao cair do pano de 2010. Tudo indicava que Júlia Pinheiro deixava a TVI na noite de 31 de Dezembro com uma saída em grande, com a apresentação da final do reality show de sucesso “Casa dos Segredos”. No entanto, na SIC… Júlia Pinheiro iria ter direito a um apetecível programa de televisão: o reality show de sucesso mundial “The Biggest Loser” e assumiria as manhãs do canal, para além de um cargo na Direção de Programas, com a responsabilidade sobre os formatos diários.

“Nuno Santos confirma Júlia na SIC”
Nuno Santos confirmou que Júlia Pinheiro vai regressar à SIC. Depois de muita tinta ter corrido na imprensa nacional e da TVI ter confirmado a saída da apresentadora através de um comunicado, foi a vez de Nuno Santos, então diretor de Programas da SIC, falar sobre o assunto.  "Posso dizer, e é a primeira vez que falo disso, que fico muito satisfeito com o regresso a casa da Júlia, por uma questão profissional mas também por um motivo pessoal. É uma amiga com quem eu estava no ar a 6 de outubro de 1992, quando a SIC começou". O diretor de Programas da SIC acreditava que esta contratação era uma mais-valia para a estação.  "Acho que ela fez um grande percurso fora e agora regressa para nos ajudar a sermos mais fortes". Entretanto, Júlia Pinheiro ia de férias e "chegaria [à SIC] durante o mês de janeiro", esclareceu Nuno Santos. 
 
“Júlia regressa hoje aos ecrãs com estreia na SIC”
Emissão especial de ‘Companhia das Manhãs’ acompanhou os primeiros minutos de Júlia Pinheiro desde sua casa até Carnaxide. Foi apresentada com pompa e circunstância como reforço da SIC. O regresso da apresentadora à SIC, de onde saiu em 2002, tornou-se num evento nunca antes visto em Portugal, já que a entrada no canal foi toda acompanhada em direto. A emissão especial prometia muitas surpresas, com recordações dos nove anos que Júlia passou em Carnaxide, onde apresentou programas como ‘Praça Pública', ‘A Noite da Má Língua', ‘SIC 10 Horas' e ‘Noites Marcianas', entre outros. Nuno Santos, diretor de Programas da SIC nessa altura, adiantava que "Júlia é um grande reforço". Isto porque "faz, com a mesma qualidade, programas destinados a públicos mais velhos, mais novos, programas de entretenimento, mais reality shows e até informativos, se quisermos. Ela pensa e respira televisão".

“Recebida em grande na SIC”
Três exaustivas horas perfizeram a operação televisiva do ano, que assinalou o reencontro de Júlia Pinheiro com a SIC. Só a viagem de sua casa até Carnaxide tomou quase um terço desse tempo. Foi tratada como uma estrela, com "glamour" e popularidade a rodos. Pelas 10 horas respirava-se alvoroço nas instalações da estação. Com todos os detalhes pensados, ultimavam-se os ensaios por parte da equipa da casa. Afinal, após nove anos de ausência, Júlia Pinheiro regressava à SIC. Em estúdio, Nuno Graciano e Vanessa Oliveira conduziam um "Companhia das manhãs" inteiramente dedicado à apresentadora. Como convidados, acolheram pessoas que lhe são próximas e colegas, cujos depoimentos iam sendo intercalados com diretos desde a portentosa viatura que conduzia Júlia e Ana Marques até às várias surpresas reservadas para a protagonista do dia. Em amena cavaqueira, da paixão por sapatos, ao pudor em espirrar na televisão, de tudo um pouco elas falavam. E Júlia confessou que “desde o dia, em 2002, em que saí da SIC para ir para a RTP nunca mais voltei a entrar na estação. Até hoje”. À espera, Júlia tinha a hierarquia máxima do comando do canal: Francisco Pinto Balsemão, presidente do grupo Impresa, que detém a SIC; Luís Marques, diretor-geral da estação, Nuno Santos, à data, diretor de Programas, e Gabriela Sobral recém membro da direcção, também ela acabada de chegar da TVI. “Ah! Estão cá todos!” disse Júlia à chegada à SIC. Mas dos cumprimentos às chefias, depressa passou aos beijinhos às rececionistas, e todas as caras familiares que se lhe foram aparecendo no percurso forrado a passadeira vermelha. A diva, riu, brincou, conheceu, reconheceu, com a descontracção de quem retorna a um território seguro. Todo o aparto, sempre acompanhado pela indiscrição dos flashes, inclusive uma festa surpresa no refeitório junto ao espaço que passará a ocupar todas as manhãs. Já no programa a si consagrado, teve direito a ofertas de alheiras, a um arroz de cabidela servido em direto e, brilhou! Nem precisava daquela parafernália de holofotes. Júlia é Júlia!
 
“SIC assina com Júlia Pinheiro e entra em 2011 com vontade de ser líder”
Apresentadora assinou contrato com Luís Marques, director-geral da SIC. E qual não foi o espanto, ficou-se a saber que a contratação da apresentadora da TVI pela SIC, consumada na assinatura de um contrato na presença do patrão Pinto Balsemão, foi um “namoro” de ano e meio! Júlia Pinheiro voltava à casa que a viu nascer, casa essa que quer voltar a ser líder. “De repente esqueci nove anos e estou no sítio certo. Obrigada”, disse Júlia naquele momento. “Mais do que um contrato, o regresso da Júlia é o reencontro da SIC consigo própria. Há profissionais que fazem parte da SIC”, diz Luís Marques. “Foi uma negociação de um ano e meio e as coisas foram acontecendo”, revelou o director-geral. Júlia confirmou que os contactos começaram logo após a saída de José Eduardo Moniz, em Agosto de 2009. “Esse foi um momento muito marcante para todos nós”. A saída da TVI de Gabriela Sobral, braço direito de Moniz, hoje na SIC, como diretora de produção ao lado de Júlia Pinheiro, também pesou na decisão: “A saída da Gabriela pesou muito nesta decisão. É alguém com quem tenho uma grande osmose mental”. Acrescentou ainda outras razões que a fizeram abandonar a TVI e regressar a Carnaxide: “Estamos num novo ciclo da indústria. O panorama das audiências vai com certeza alterar-se e a SIC pode ser a empresa mais ousada, mais atrevida, mais capaz de lançar projectos de ruptura. E depois de seis anos numa estação líder como a TVI, havia muito pouco para fazer. A estação tornou-se muito defensiva, sem espaço para arriscar porque ninguém quer perder o primeiro lugar. E a SIC é o espaço para crescer neste momento.”

“Júlia Pinheiro já promove Querida Júlia”
As promos do novo programa da manhã da SIC já começaram. “Querida Júlia” tinha estreia marcada para 14 de Março. E o arranque foi bem madrugador. Por volta das seis da manhã relatou a apresentadora no seu blog, http://julia.sic.sapo.pt/, estava a chegar à SIC e partilhava com os fãs: "Está frio. Tenho sono. Tenho sono, tenho sono... E vou ainda ter mais sono. Mas temos que sair para fazer a primeira acção directa do programa".
“Começa a guerra de audiências pelas manhãs”
A dupla de ‘Você na TV!’, o programa das manhãs da TVI, vai dar luta a Júlia Pinheiro, que regressa ao ecrã da SIC com ‘Querida Júlia’. "Sabemos quem temos na SIC. A Júlia é uma rival de peso, mas estamos preparados para a guerra", asseguraram Cristina Ferreira e Manuel Luís Goucha. Bruno Santos, o novo diretor de Formatos e Conteúdos da TVI e ex-diretor-adjunto de Programas da RTP, disse não temer a veterana apresentadora que agora está na SIC. "O combate com a Júlia é estimulante.  Não há dúvida sobre o seu potencial, portanto temos de nos preparar para isso"Apesar de a equipa de produção de ‘Você na TV!’ ter ficado desfalcada, já que alguns elementos seguiram Júlia Pinheiro para a SIC, o programa prometeu manter a qualidade. "Estamos a preparar novos conteúdos e formatos para o ‘Você na TV!’, que já é líder. A concorrência veio buscar alguns elementos da equipa, portanto tivemos de reestruturá-la e prepará-la para a concorrência", admitiu Bruno Santos.





“Júlia Pinheiro já grava Peso Pesado”
As gravações do novo reality show da SIC, que estreia em Maio, arrancaram este sábado em Álcacer do Sal. Foi à sombra de um chaparro que Júlia Pinheiro gravou as primeiras imagens do fenómeno 'Peso Pesado'. Rodeada por uma numerosa equipa, a apresentadora deu o pontapé de saída do seu novo projeto televisivo. Os 12 concorrentes que disputarão um prémio final de 50 mil euros, terão que perder o maior número de quilos para vencer o concurso 'Peso Pesado', cujas gravações decorrem na Herdade da Boavista. O programa, 'The Biggest Loser' no formato original, é um êxito mundial e tem por objetivo mostrar que é possível ganhar a batalha contra a obesidade.
 
“Júlia alcança estreia mais vista do ano”
Novo programa de entretenimento das noites da SIC foi líder em todos os 'targets', com excepção das idades dos 55 aos 74 anos, indicou a SIC em comunicado. Os números da empresa Media Monitor, da Marktest, realçam que o primeiro episódio de "Peso Pesado" teve uma audiência de 18,4 e um 'share' de 44,8%O programa "Peso Pesado" tem uma emissão diária de 40 minutos e um especial ao domingo de cerca de hora e meia, e passa por colocar concorrentes com excesso de peso a tentar perder a maior percentagem desse mesmo peso ao mesmo tempo que aprendem a viver de forma mais saudável. 
Comente a contratação de Júlia Pinheiro e os seus dois programas!

9 comentários:

  1. “SIC assina com Júlia Pinheiro e entra em 2011 com vontade de ser líder”

    A Sic ficou só pela vontade...

    “Começa a guerra de audiências pelas manhãs”

    9 meses passados e ainda não se viu nada...

    ResponderEliminar
  2. Não?
    Querida Júlia a lutar pelo 2º lugar? Desde finais de verão que nunca esteve abaixo dos 2 pontos excepeto ontem?

    ResponderEliminar
  3. Os valores estão à vista, e mesmo não chegando ao pretendido, não acredito que a SIC faça mudanças nos talk-shows. A Júlia irá manter-se nas manhãs, espero que vá melhorando e inovando os seus conteúdos. Conceição Lino de certeza que continua com o seu "BOA TARDE".

    Se falar em contratações arriscaria em: Fernanda Freitas que está na RTP2 para voltar à SIC, e juntamente com José Figueiras terem um programa juntos como o extinto "Às duas por três". Sem Fernanda Freitas, resta Conceição Lino e Ana Marques. Outra dupla do canal seria Rita Ferro Rodrigues e Nuno Graciano. A juntar a esta dupla, alguns dos repórteres da SIC, ou ir buscar a Cláudia Semedo que colaborou no "CONTACTO". 2 duplas, uma para as manhãs e outra para as tardes da SIC (não necessariamente pela ordem acima).

    Júlia Pinheiro apenas com algum reality-show e/ou poderia regressar com algum programa à noite tipo "Noites Marcianas". Escolheria obviamente os seus "fortes" colaboradores.

    Para a direcção da SIC, convidava Francisco Penim, ou outra hipótese como José Eduardo Moniz.

    De Março/Junho: Factor X com Pedro Granger. Na condução de 24/7 Love Lab - Júlia Pinheiro.

    Big Show SIC gostaria que fosse com João Manzarra. Senão José Figueiras. Mas dado às minhas sugestões já estaria num dos talk-shows do canal.

    "Ponto de Encontro" com Júlio Isidro ou Eládio Clímaco, dois grandes senhores que sabem fazer maravilhosamente televisão!

    MF

    ResponderEliminar
  4. Quem anda a lutar pelo 2º lugar é as cartas da Maya.

    O Querida Julia vai por arrasto.

    Os outros 2 talk shows têm um publico fidelizado, já o mesmo não se pode dizer do QJ...

    ResponderEliminar
  5. Mas a maya já é líder. Já a júlia... Com os seus capangas privados devia só apresentar galas, globos, e afins. Pois é isso que as «divas» fazem.aparecem, deslumbram e desaparecem, não podem ser vistas todos os dias. é uma autêntica vedete.

    ResponderEliminar
  6. com o tempo vai lá... o Boa Tarde também precisou de 1 ano e hoje é líder.

    ResponderEliminar
  7. Têm conhecimento de quais os reforços de conteúdos que ‘Querida Júlia’ irá sofrerá?

    Para além da rubrica de Ângelo Rebelo, como já noticiado.

    MF

    ResponderEliminar
  8. "Boa Tarde" é líder???!! LOL

    Então, pelos vistos no outro dia o "líder" teve 14% Share.... -.-'

    ResponderEliminar
  9. e os líderes não podem ter um dia 14shr.?
    eu não disse que era sempre, mas que o é quase sempre lá isso é!
    Grande Lol é a Fatima ter dito que era líder e logo no mês a seguir o Boa Tarde venceu mais dias e chegou a ter mais de 3 rat e 22 de shr. ...enfim contra factos não há argumentos

    Viva a SIC

    ResponderEliminar