Revista do Ano 2011 - "Laços de Sangue"

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Boa Noite! Seja bem-vindo ao “Olhar a SIC”.

Em 2011, a ficção da SIC conheceu um novo patamar de qualidade e de audiências. Seguramente que, a partir deste ano, nada será igual. O contributo foi dado por “Laços de Sangue” – a novela da nossa gente que se assumiu como a protagonista do ano 2011:
“Laços de Sangue é a 1ª co-produção entre TV Globo e SIC”
Os executivos da TV Globo estiveram em Lisboa para participar no lançamento de sua nova co-produção, “Laços de Sangue”, realizada em parceria com a emissora portuguesa SIC. Elenco,  autores, produtores, mercado publicitário e jornalistas se reuniram na SP Televisão, produtora responsável pela novela, para a festa de lançamento que reproduziu o clima da trama, com comidas tipicamente portuguesas, cenografia inspirada no mercado municipal com bancas de frutas e flores, além da degustação de azeite. O autor brasileiro Aguinaldo Silva, que é supervisor da trama, esteve no evento e afirmou estar ansioso para a estreia da novela que promete reproduzir a sociedade portuguesa atual. Os executivos da TV Globo, Raphael Corrêa Netto, diretor de vendas internacionais e Guilherme Bokel, diretor artístico da Central Globo de Negócios Internacionais também participaram do lançamento: “Estamos contentes com o resultado da parceria e felizes em oferecer uma produção de qualidade aos portugueses”, disse Bokel. Já Nuno Santos, diretor de programação da SIC, ressaltou a importância de se colocar no ar um produto com esse diferencial: Acredito que essa será a primeira parceria de muitas outras e tenho certeza que a nossa audiência perceberá o comprometimento dos profissionais que estão na frente e atrás das câmaras”.

“Laços de Sangue”, foi uma história enraizada na realidade portuguesa, com dramas e conflitos próprios de uma sociedade contemporânea, mas aonde o amor continuou a ter papel central na vida de qualquer um. Uma novela de mulheres fortes, que, contra todas as adversidades, decidiram arregaçar as mangas e lutar pelo sonho em que acreditam. Gravada em cenários bem portugueses como Viana do Castelo, Lago do Alqueva e o Mercado da Ribeira, em Lisboa, a história de “Laços de Sangue” teve ainda cenas gravadas no Rio de Janeiro e ambientadas na Amazônia. Com autoria de Pedro Lopes, da SP Televisão, supervisão de Aguinaldo Silva, e direção-geral de Patrícia Sequeira, “Laços de Sangue” foi um marco na história da ficção portuguesa.

Co-produção: Pela primeira vez, a SIC e a TV Globo assinaram um acordo de co-produção na área da ficção. A parceria inclui o envolvimento das duas empresas em todas as etapas de criação e produção de novelas, incluindo roteiro, planeamento e definição de elementos artísticos. O acordo é válido por dois anos, renováveis, e prevê inicialmente a produção de duas novelas. A primeira foi “Laços de Sangue” e a segunda co-produção tem estreia prevista para o meio de 2012 e será a adaptação, por Pedro Lopes, à realidade portuguesa da novela da Globo “Dancin`Days”, de Gilberto Braga.

Ao longo de quase 18 anos a SIC e a Globo construíram uma história comum. Portugal esteve sempre presente na ficção da TV Globo e vice-versa, seja em gravações feitas no país como foi o caso de “Sabor da Paixão”, “Como uma Onda”, “O Quinto dos Infernos”, “Os Maias”, entre outras, seja com a presença de atores portugueses em produções brasileiras ou atores brasileiros em novelas portuguesas. As produções da TV Globo sempre tiveram destaque na grade de programação da SIC, e ao longo desta parceria já foram exibidas mais de 80 novelas e 25 mini-séries.
“Telenovela Laços de Sangue estreia em Setembro na SIC”
A nova novela portuguesa da SIC,  “Laços de Sangue”, teve estreia marcada para o mês de Setembro e resultou da parceria entre a Globo e a SIC. Sob direção geral de Patrícia Sequeira, autoria de Pedro Lopes e da sua equipa,  “Laços de Sangue” contou com a supervisão do conceituado guionista brasileiro Aguinaldo Silva. Este autor, habituou-nos a grandes sucessos como “Roque Santeiro”, “Suave Veneno”, “Porto dos Milagres”, “Senhora do Destino”, “Tieta”, “Vale Tudo”, “Duas Caras”, entre muitos outros.

A história giraria em torno das questões familiares e dos seus problemas quotidianos. Aguinaldo defendeu que esta novela seria bem mais portuguesa, uma vez que tentaram aproximar a trama o mais possível da realidade do nosso país e, desta forma teve a designação da “novela da nossa gente”. Do elenco fazeram parte nomes como: Diana Chaves, Diogo Morgado e Joana Santos foram os protagonistas, Custódia Gallego, Virgílio Castelo, Sofia Sá da Bandeira, João Ricardo, Emília Silvestre, Pompeu José, Lia Gama, Margarida Carpinteiro, Alexandre de Sousa, Carlos Vieira, Joana Seixas, Ricardo Carriço, Gracinda Nave, Rui Santos, Jorge Mourato, Teresa Tavares, António Cordeiro, Dânia Neto, Ana Guiomar, entre muitos outros.
“SIC apresenta hoje Laços de Sangue”
O “Jornal da Noite” da SIC apresentou a novela “Laços de Sangue” que estrearia na segunda-feira em Horário Nobre. As primeiras cenas foram gravadas em locais tão distintos como o arranque da história em Melgaço no rio Minho, onde a personagem de José Fidalgo perdeu a vida e uma família fica dividida, ou no Rio de Janeiro (Brasil) onde Diogo Morgado e Diana Chaves iniciaram a sua relação com um pedido de casamento.
“Laços de Sangue faz história na SIC”
Ao episódio 93 a novela da SIC subiu ao topo das audiências e foi o programa mais visto do dia pelos portugueses, num sábado, e até derrotou o futebol da TVI. Um milhão e 250 mil pessoas assistiram à história. Nuno Santos, então diretor de Programas da SIC, mostrou-se satisfeito com os resultados. "A liderança é de apenas um dia e o quadro concorrencial foi diferente, mas, ainda assim, a novela tem vindo a mostrar-se bastante sólida e isso é o mais importante". Já Virgílio Castelo, na altura consultor para a ficção nacional da SIC, perante o resultado de "Laços de Sangue" fez questão de salientar que "cada vez que a novela tem a possibilidade de ser vista, quando não há contra-programação para a prejudicar, demonstra resultados".
“Duas novelas da SIC vencem as da TVI”
“Laços de Sangue” SIC, bateu mais uma vez “Mar de Paixão” TVI, e  a brasileira “Passione”  SIC ultrapassou a portuguesa “Sedução” TVI. Algo estava a mudar no prime time televisivo. A novela portuguesa da SIC,  “Laços de Sangue”, voltava a ganhar à sua concorrente direta,  “Mar de Paixão”, TVI. A história registou, de acordo com a Marktest, 905 mil espectadores e 28,7% de quota de mercado, enquanto “Mar de Paixão” se ficou pelos 893 mil espectadores. Logo a seguir,  “Passione” conseguiu bater “Sedução”. A novela brasileira da Globo na SIC obteve uma maior quota de mercado, liderando em 90% do seu tempo de exibição.
“Laços de Sangue volta a ultrapassar Anjo Meu
A novela da TVI esteve, desta vez, em concorrência direta com a da SIC. “Laços de Sangue” teve 1,084 milhões de espectadores, enquanto “Anjo Meu” registou 1,012 milhões. A novela da SIC voltou a bater “Anjo Meu”, visto não ser a primeira vez que aconteceu entre as duas tramas.

“Elenco de Laços de Sangue celebra 200 episódios”
Atores da novela e alguns representantes da SIC, Globo e SP Televisão fizeram uma curta travessia de barco no Tejo para assinalar a data. "Foi precisamente há um ano que começamos esta aventura. Hoje, esta novela já se tornou num marco de audiências". Foi com estas palavras que o director-geral da SIC, Luís Marques, falou sobre o êxito de “Laços de Sangue”, que exibia o seu 200.º episódio. O autor da novela, Pedro Lopes, também esteve presente na festa que se realizou a bordo de um barco que fez uma curta travessia pelo rio Tejo na tarde de ontem. "Passado todo este tempo ainda é fácil encontrar inspiração para continuar a escrever. É bom saber que esta novela já faz parte do dia-a-dia de muitos portugueses", afirmou. Os protagonistas da novela, Diogo Morgado e Diana Chaves, bem como a vilã, Joana Santos, também festejaram a longevidade da novela. "Esta foi a minha grande personagem. Vai ser muito difícil despedir-me dela", salientou a antagonista da trama.
“Novela Laços de Sangue consegue recorde na audiência em Portugal”
Foi este um dos títulos da imprensa no Brasil. "Laços de Sangue" é a primeira co-produção da Globo com a SIC. A novela conseguiu alcançar a sua maior audiência desde que estreou na TV de Portugal, no mês de Setembro de 2010. No dia 04/07, a emissora atingiu 12,6 de rating e 33,4% de share, firmando-se à frente da principal novela do canal concorrente, a TVI.

“Aguinaldo Silva elogia Joana Santos”
Aguinaldo Silva, supervisor da novela “Laços de Sangue”, desde sempre se mostrou muito entusiasmado com o trabalho que vinha a realizar com os autores portugueses da novela, principalmente com a vilã Diana, personagem interpretada pela jovem atriz Joana Santos. Aguinaldo afirmou, no seu blog: “Joana Santos é uma dessas actrizes raríssimas que mantêm com a câmara uma relação de absoluta cumplicidade e, através dela, diz tudo o que quer. É uma “estrela”, portanto. E como tem só 24 anos, menos que a sua personagem actual, tem uma longa carreira pela frente na televisão portuguesa e quem sabe? Internacional”. Joana adorou a personagem e espera que esta novela seja um ‘up grade’ na ficção portuguesa, tanto mais que, conforme salientou: “trata-se de uma novela com dinâmica, com ritmo, está sempre qualquer coisa a acontecer, a novela não “morre”.
“Telenovela portuguesa Laços de Sangue vence Emmy”
"Laços de Sangue" conquistou em Nova Iorque, um prémio Emmy na categoria "telenovela", para a qual estavam também nomeadas a brasileira "Araguaia", uma venezuelana e uma filipina. A novela portuguesa destacou-se perante a produção da Globo "Araguaia", "Contra las Cuerdas", da Argentina e a filipina "Precious Hearts Romances presents: Impostor". Diogo Morgado, Diana Chaves e Joana Santos deslocaram-se a Nova Iorque para receber o prémio, bem como Luís Marques, director-geral da SIC, Guilherme Bokel, diretor de produção internacional da TV Globo, e responsáveis da produtora SP Televisão. 
Diga qual a sua opinião sobre "Laços de Sangue" - a novela do ano!

16 comentários:

  1. a novela do ano!e até agora atrevo-me a dizer a da década! (Portugal)
    Já a nivel global a melhor mesmo é Alma Gémea ( Brasil)e sempre será.

    ResponderEliminar
  2. Uma excelente novela, com um enredo «viciante» mesmo! Provou que com empenho e dedicação, tudo se consegue e não há nada impossível! Acima de tudo estreitou laços entre duas estações de televisão, revelou a maior revelação da ficção dos últimos anos (Joana Santos) e tornou-a a maior vilã de todos os tempos da ficção!

    Igual a ela, só me lembro da Luiza Albuquerque, de Ninguém Como Tu, da concorrência! :-)

    ResponderEliminar
  3. Era viciante esta novela. Parabéns a todos.

    ResponderEliminar
  4. Grande novela da SIC, e uma das melhores produções a nivel nacional, estão todos de parabéns...

    OFFM

    ResponderEliminar
  5. por amor de Deus -.-' Até "Mar de Paixão" ultrapassa essa pseudo-novelinha!! E não falo só em actores, porque então nesse patamar a TVI é a rainha...

    ResponderEliminar
  6. João Rodrigo esqueceste de falar das humilhações que esta novela levou da novela mais vista do ano 'Espírito Indomavel'.

    ResponderEliminar
  7. Pois e também se esqueceu das coças que esta novela deu a Sedução que por causa de ser derrotada por Laços de Sangue foi empurrada para um horário em que ninguém a visse....

    ResponderEliminar
  8. Depois chegou "remédio santo" e LDS apenas a conseguiu vencer quando RS não dava no seu horário abitual, porque de resto foi sempre a perder!!! HAHAHA

    ResponderEliminar
  9. Grande história de «Laços de Sangue» a novela que foi considerada internacionalmente a melhor novela, vencendo nesse nível a ficção da TVI, já que, enquanto que a novela da SIC ganhou um Emmy, as novelas da TVI nem sequer mereceram a distinção de uma nomeação, ignoradas internacionalmente!

    Há melhor prova da sua superioridade, perante a ficção da TVI?

    Claro que, não falando das derrotas que «Laços de Sangue» deu a «Sedução» e a «Anjo Meu»!

    A alusão a «Remédio Santo» é perfeitamente desajustada, já que a novela da TVI dava num horário de maior visibilidade!
    Claro que em igualdade horária, «Laços de Sangue» venceria a novela da TVI!

    «Laços de Sangue» teve o condão, de desgastar as novelas da TVI!
    Marcou uma nova maneira de fazer ficção...e o povo rendeu-se!

    ResponderEliminar
  10. Aguinaldo Silva, que supervisionou a novela «Laços de Sangue», elogiou a actriz Joana Santos, dizendo que ela teria « pela frente uma carreira na televisão portuguesa...e, quem sabe, internacional?»

    Alguém tem dúvidas das palavras de Aguinaldo Silva, que se referiu desse modo ao desempenho do Paulo Rocha em «Vingança», que já participa numa novela sua na Globo?

    A opinião do Aguinaldo Silva tem muita força, pois o seu olho crítico vê muito além!

    Ele fala da Joana Santos como «uma das actrizes raríssimas, que mantém com a câmara uma relação de absoluta cumplicidade, e através dela diz tudo o que quer». E chama-lhe « uma ESTRELA».
    Uma honra, na boca do Aguinaldo Silva!

    Vamos ver essa ESTRELA em «Dancin Days».

    Só as ESTRELAS merecem workshows para atingir a perfeição,( na Globo), tal como só os bons alunos de notas elevadíssimas,conseguem entrar em Medicina, para uma longa carreira no estudo da Medicina!

    Não basta o jeito para representar e curar! É preciso preparação!
    É preciso aliar as duas coisas!

    ResponderEliminar
  11. A ficção da TVI continua em decréscimo!

    Tal como eu dizia quando falava de médias dos horários, ontem «Morde & Assopra» bateu mais uma vez em rating e em share a novela «Morangos», em igualdade horária!

    Parece que o tempo se encarrega de me dar razão!

    Quanto a «Rosa Fogo», está a seguir o caminho de «Laços de Sangue», mais rapidamente ainda!

    Ontem subiu o rating para 9,3% e o share para 26,4%.

    ResponderEliminar
  12. A Maria A esqueceu-se que a TVI também já ganhou um Emmy. E também esqueceu-se das derrotas que Laços de Sangue teve contra Espírito Indomavel. E já agora, Anjo Meu no confronto com Laços de Sangue venceu mais vezes do que as que perdeu.

    ResponderEliminar
  13. Anónimo das 01:18, achas mesmo que foi uma pseudo-novela? Então é sinal que andas-te a ver, e se viste, então reparas-te que foi uma excelente novela, se não viste nem a seguis-te, então não lhe podes chamar pseudo-novela.

    OFFM

    ResponderEliminar
  14. Totalmente de acordo, Anónimo da 1:42!
    Só não reparou na excelência da novela, quem anda embrenhado nas novelas da TVI!

    Anónimo das 19:33, em relação a «Espírito Indomável», há 2 aspectos a referir:
    1-A novela apenas subiu, quando a TVI começou a falar de final...aí a uns 3 meses antes!

    2- Mesmo assim... «Espírito Indomável» marcou o final da ficção da TVI, pois foi a última novela a ter bons resultados!! A partir dela...nunca mais a ficção da TVI se evidenciou! Nunca mais dominou os tops, com audiências apenas razoáveis.

    Sabe porquê? Porque o público percebeu uma nova maneira de fazer ficção!

    ResponderEliminar
  15. Anónimo das 19:33, há um pormenor de que se esquece:
    «Meu Amor» estreou em 19-10-2009 e teve o seu final em 23-10-2010.

    «Laços de Sangue» estreou em 13-9-2010 e teve o seu final em 1-10-2011.

    O que significa isto?

    Que «Meu Amor» não competiu com «Laços de Sangue», que estreou com a novela da TVI mesmo em final.

    Portanto «Meu Amor» não teve concorrência na SIC.

    Não acontece o mesmo com «Laços de Sangue»
    A novela da SIC encontrou no seu caminho «Espírito Indomável», «Mar de Paixão», «Sedução», «Remédio Santo» e «Anjo Meu».

    Pois «Laços de Sangue» venceu internacionalmente estas 5 novelas da TVI, já que NENHUMA DELAS FOI NOMEADA SEQUER para o Emmy...enquanto que «Laços de Sangue» foi considerada internacionalmente a melhor novela, ganhando o Emmy, mesmo a competir com a própria Globo.

    Certo?

    ResponderEliminar
  16. Se tu fosses espertinha, sabias que uma estação televisiva não pode ser nomeada dois anos seguidos -.-' Enfim.... já foste!! Mania que és espertinha, toma lá que já engoliste

    A Globo é que meteu uma cunha e deixou lá entrar essa psedo-novelinha, porque senão fosse as audiências do último episódio, nem sequer uma pontinha do sapato da suposta actriz "não sei quantas" tinha pisado a passadeira vermelha (coisa que já foi pisada pelos vencedores do EMMY "MELHOR NOVELA" de 2010, da TVI, sem qualquer tipo de contacto com a Globo)

    ResponderEliminar

MARCAMOS O ARRANQUE DE CADA DIA: ÀS 07:00

COM: JÚLIA PINHEIRO E JOÃO PAULO RODRIGUES...

SIC LÍDER DO HORÁRIO NOBRE DESDE O INÍCIO DO ANO!

 
SIC Blog © 2012 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions