terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Revista do Ano 2011 - "Querida Júlia"

Boa Noite! Seja bem-vindo ao “Olhar a SIC”.

Júlia Pinheiro regressou à SIC para apresentar o horário das manhãs das 10h às 13h. Com "Querida Júlia", a carismática apresentadora pretendia conquistar a liderança nas manhãs. Na imprensa, Júlia fez títulos como: 

“Júlia Pinheiro aposta em paparazzi aos famosos”
A apresentadora queria ter um jornal rosa no seu programa da manhã na SIC, onde iria perseguir figuras públicas... Júlia Pinheiro pretendia marcar a diferença com “Querida Júlia” nas manhãs da SIC. Para isso, a apresentadora tencionou apostar num jornal rosa, onde paparazzis andariam a seguir os famosos. A equipa de repórteres do jornal rosa trabalharia as notícias bombásticas da semana, indo depois para a rua ter com as figuras públicas e, sempre que possível, as confrontar com as notícias. - (nada aconteceu).
“Júlia Pinheiro já promove o seu novo programa”
As ações promocionais do novo programa da manhã começaram ainda de madrugada. Às 6h00 Júlia Pinheiro já estava a trabalhar, de fato de macaco e artilhada de fraldas e toalhitas. Esta foi a descrição misteriosa a que recorreu a equipa de Júlia Pinheiro para relatar aquela que seria a primeira iniciativa pública do programa, Querida Júlia”,  que tinha estreia marcada para 14 de Março, nas novas manhãs da SIC. Ao som de um instrumental da música Venham Mais Cinco, de Zeca Afonso, Júlia Pinheiro surgia vestida com um fato de macaco azul, dentro de uma carrinha de caixa aberta pintada a cor-de-rosa, onde se podia ver o logótipo do programa. O primeiro de vários vídeos promocionais de “Querida Júlia”, mostrava a apresentadora a passear pelo país e a levar consigo freiras, elementos de um rancho folclórico, senhoras de idade e até um leitão, uma vaca e galinhas. Júlia Pinheiro percorreu o país num road-show de promoção do programa, que marcaria o seu regresso à estação de Carnaxide.
“Querida Júlia estreia a 14 de Março nas manhãs da SIC”
Júlia Pinheiro já tinha nome definido para o seu novo programa nas manhãs da SIC. “Querida Júlia” estreava a 14 de Março e prometia recolocar a estação de Francisco Balsemão na luta pelas audiências das manhãs televisivas. Segundo fonte próxima da apresentadora, a justificação para o nome “Querida Júlia”: "É a forma carinhosa como os espectadores a tratam nas cartas que lhe escrevem e quando falam com ela ao telefone". Júlia Pinheiro foi buscar Pilar Dias, diretora de Produção da Coral Europa, com quem trabalhou em “As Tardes da Júlia”, na TVI. Pilar Dias já estava a trabalhar em “A Tarde É Sua”, de Fátima Lopes, quando foi convidada pela apresentadora da SIC. Entretanto, outros elementos da Coral Europa e da produção de “Você na TV”, da TVI, também já foram convidados e aceitaram, casos de Filipa Marques e Luís Maia. "A equipa está quase formada"  e a apresentadora "está a trabalhar de manhã à noite", revelava uma fonte. O conteúdo de “Querida Júlia” estava praticamente definido. Teria várias rubricas diárias, sendo uma delas, conduzida pelo jornalista Hernâni Carvalho, também este vindo pouco tempo antes da TVI para a SIC. Júlia exigiu ainda que “Querida Júlia” fosse produzido por uma produtora de topo, a Endemol. - (todos estes reforços de nada valeram).
“Júlia Pinheiro esteve nervosa na estreia”
A estreia da apresentadora na SIC com Querida Júlia ficou marcada pela boa disposição...e também por alguns nervos. No final, disse Júlia Pinheiro, o resultado foi positivo. Nervosa, mas bem-disposta, era este o estado de espírito de Júlia Pinheiro às 10 da manhã, hora a que se estreou na SIC com “Querida Júlia”. "De manhã estava um bocadinho nervosa, mas muito bem-disposta. Era uma grande expectativa", confessou a apresentadora depois de terminado o 1º programa, que contou com as presenças de Pedro Couceiro, Kátia Guerreiro e Fernando Rocha como convidados. Júlia reconheceu a "imensa responsabilidade" que tem em mãos, principalmente no que diz respeito à "viragem de um day time que não tem sido muito competitivo". "Hoje começou uma longa e dura batalha para arrebatar telespectadores, que estão muito bem servidos com o “Você na TV”  e com a “Praça da Alegria”.  Isto faz-se do hábito. As pessoas têm de se habituar que eu estou cá e isso pode demorar um bocadinho". O balanço final foi, no entanto, positivo. "Acho que este primeiro programa correu muito bem. Tivemos uns momentos mais emotivos, outros muito engraçados", rematou a apresentadora. - (até agora os espectadores ainda não se habituaram que Júlia está lá).
“Querida Júlia não bate a TVI”
“Querida Júlia”, a nova aposta das manhãs da SIC, obteve na estreia 3,3 de audiência. O formato que marca a estreia de Júlia Pinheiro na estação de Carnaxide, foi visto por uma média de 275.700 espectadores, tendo obtido um share de 27,3%. O programa de arranque não conseguiu ultrapassar o formato da manhã da TVI, “Você na TV” obteve uma audiência média de 3,6. Mas ultrapassou em 0,2 pp a audiência média de “Praça da Alegria”, formato que obteve uma audiência média de 3,1. O programa da manhã da SIC foi visto maioritariamente por um público feminino (68%), classe D (68%), com mais de 55 anos (58%). – (continua a não bater).
“ZIG ZAG vence Querida Júlia”
Júlia Pinheiro já teve melhores dias na luta pelo horário matinal. A apresentadora continua a série de derrotas e perdeu para o programa infantil da RTP2, o Zig Zag”. Outrora tida como um ativo importante na conquista de audiências, a apresentadora da SIC tem sofrido pesados desaires na guerra das audiências. Não bastassem os maus resultados contra RTP1  e TVI, o impensável aconteceu. Com uma audiência de 1,7 pontos e share de 11,8%, foi batida em vários momentos pela programação do segundo canal público, das 7 às 14 horas, o “Zig Zag alcançou 1,5 pontos de audiência média e 12,3% de share. “Verão Total na RTP, registou 3,2 pontos de audiência média e 22% de share, enquanto Você na TV da TVI, registou 3,7 pontos de audiência média e 25,2% de share.
“Querida Júlia ainda não roubou audiência à concorrência”
O novo programa das manhãs da SIC está no ar há mais de três meses. Até à data, apresenta resultados piores do que o seu antecessor, “Companhia das Manhãs”, e está longe da TVI. A expetativa com a entrada de Júlia Pinheiro em Carnaxide foi grande e quando, a 14 de Março, a apresentadora surgiu pela primeira vez em “Querida Júlia”, muitos estavam convencidos de que o formato seria a pedrada no charco necessária para devolver audiências às manhãs do canal. Contudo, e apesar de a apresentadora sempre ter referido que esta é uma maratona e não um sprint, três meses após a estreia os números não são os mais otimistas. “Querida Júlia” apresentava desde o seu primeiro programa um share médio de 17,8%, o que significava uma queda de quase quatro pontos percentuais face ao resultado obtido este ano, de Janeiro a 11 de Março, por “Companhia das Manhãs”, o programa que antecedeu a estreia do formato de Júlia Pinheiro. Um resultado que afasta bastante as manhãs da SIC das da concorrência, onde “Você na TV” da TVI, continua forte na primeira posição. O formato conduzido por Manuel Luís Goucha e Cristina Ferreira tem um share médio de 32%, estando à frente de “Praça da Alergia”, que conta com uma média de 25,7%. Também em número de espectadores, Júlia Pinheiro não tem conseguido roubar audiência à concorrência e perdeu mesmo face aos resultados de “Companhia das Manhãs”. O programa que era apresentado por Rita Ferro Rodrigues e Francisco Menezes, obteve uma média de 207 800 telespectadores. Júlia Pinheiro apresentava agora 172 500. “Praça da Alegria” surgia com 250 800, enquanto “Você na TV” tem 312 200 espectadores. Luís Marques, director-geral da SIC, sublinhou que "arrancar com um programa nesta faixa horária é sempre muito difícil", até porque a concorrência "está muito estabilizada". "Sabíamos que não iria nem vai ser fácil", disse o responsável máximo pela programação de Carnaxide. Para Luís Marques, “Querida Júlia” tem ainda de fazer um "percurso longo", já que este género de programas "vivem da fidelização" da audiência. "Para nós era óbvio que isto é uma maratona e não uma corrida de 100 metros", referiu o responsável pelos Conteúdos da SIC. Apesar disso, Luís Marques reconhece que estes números de audiência não agradam. "É evidente que não podemos estar satisfeitos, mas também sabemos que leva tempo a impor-se", disse o responsável. Sobre o futuro de “Querida Júlia” na SIC, um programa que hoje está já “mais equilibrado”, Luís Marques adiantava que "a expetativa é que tenha resultados melhores e que vá concorrer com a RTP e a TVI". "É um programa que vai durar e a Júlia, como sabemos, é uma lutadora e vai imprimir as mudanças e alterações que precisarem de ser feitas e vai ser mais competitivo", sublinhou. Júlia Pinheiro no seu regresso à SIC, acumulava as gravações de “Peso Pesado”, a sua outra grande aposta em Carnaxide, mas que lhe roubou muito tempo. Contudo, dias antes da estreia de “Querida Júlia”, a profissional adiantou que este era um formato vencedor. "Tenho a firme convicção de que a médio prazo vamos liderar o horário", disse na altura, lançando um aviso à concorrência: "Mal os tenha a olhar para mim [telespectadores], não os largo mais". Foi este aviso que Manuel Luís Goucha, apresentador de “Você na TV” recebeu da antiga colega da TVI. Apesar disso, Goucha continua no topo das manhãs da televisão portuguesa e nem Júlia Pinheiro, com quem apresentou “Uma Canção para Ti”, conseguiu afetar a performance do formato da TVI. Ainda assim, o profissional não esquece o êxito que obteve ao lado de Júlia Pinheiro e só tem elogios para a contratação da SIC. "Ganhou-se uma concorrente de grande qualidade e capacidade. Com um raro conhecimento do público para quem trabalha". Mas questionado sobre o futuro das manhãs generalistas, Manuel Luís Goucha não hesitou em afirmar: "Espero que o futuro continue a pertencer-me. A mim e à Cristina". Cristina Ferreira, outro dos pilares das manhãs da TVI, não tem dúvidas de que o “Você na TV” é "a melhor companhia das manhãs generalistas". "Acho que em sete anos conseguimos mostrar que a nossa companhia é diferente, porque a RTP tem a marca do serviço público, os directos aqui e ali, pelo país real, e a SIC está agora a começar uma nova fase com a Júlia". A falar sobre a concorrência, Cristina Ferreira também não poupa nos elogios: "O Jorge Gabriel e a Sónia Araújo são uma dupla que funciona lindamente e há mais anos do que eu e o Manuel. Todavia, acho que o facto de sermos tão ‘esparvoeirados’ e tão inusitados faz com que as pessoas nos esco-lham a nós. É que o público nunca sabe o que vai sair da dupla do ‘Você na TV!’", disse Cristina Ferreira, que já recebeu o Globo de Ouro de Melhor Apresentadora de Televisão. A parceira de Goucha nas manhãs de Queluz revela ainda que, em termos de concorrência, tanto "teme Júlia Pinheiro", na SIC, "como Jorge Gabriel e Sónia Araújo", na RTP. E acrescentava: "Nós sabemos o quão difícil é fazer um programa diário de três horas e estar aqui anos e anos, que é uma das características dos programas da manhã, onde os apresentadores quase se eternizam". Mas sobre o formato que Júlia Pinheiro conduz na SIC, a jovem apresentadora da TVI e observadora atenta do trabalho da concorrência, afirmou: "Não gosto nada que a Júlia perca. Mas acho que ela merece melhor!", disse, recusando, contudo, explicar o porquê da sua opinião. Do lado da RTP, Jorge Gabriel revelou que não está a par do que tem acontecido no ecrã de “Querida Júlia”. "A essa hora estou em emissão, o que não me permite acompanhar o programa", disse o apresentador das manhãs da RTP, em parceria com Sónia Araújo.
SIC e Júlia querem mais de Querida Júlia"
Luís Marques acredita que programa das manhãs da SIC 'Querida Júlia' pode melhorar os resultados. O programa apresentado por Júlia Pinheiro na SIC, “Querida Júlia”, está longe da liderança das manhãs. E ainda que a conquista do horário seja, nas palavras do director-geral da estação de Carnaxide Luís Marques, "uma maratona e não uma corrida de cem metros", a quebra no auditório tem sido bem evidente. Com uma média de 170 mil espectadores, o responsável máximo da SIC acredita que será necessário tempo para virar os resultados e bater a concorrência, sobretudo a da TVI, que à mesma hora emite “Você na TV”, que leva uma larga vantagem. "Claro que queremos mais e, sobretudo, a Júlia [Pinheiro] quer mais. Ela teve a coragem de ir para as manhãs, que é o horário mais difícil e onde os nossos concorrentes têm oferta consolidada já há muito tempo. Não é fácil e nós sabíamos que a qualidade dela tanto justifica", vaticina Luís Marques. "O Querida Júlia já teve melhores resultados, mas há-de ter melhores ainda. Não tínhamos a expectativa que mudasse de um dia para o outro, mas temos a expectativa que mude daqui a algum tempo", insiste o director-geral.

Comente aposta em "Querida Júlia" para o day-time da SIC!

9 comentários:

  1. O Querida Júlia foi um formato lançado muito repentinamente, o que se nota perfeitamente nas audiências. Não é de um momento para o outro que mudam os hábitos dos portugueses, especialmente os que estavam fidelizados ao Você na TV! e à Praça da Alegria.
    Só deveria ter estreado na rentrée de Setembro de 2011, para dar espaço ao Companhia das Manhãs (que também desapareceu repentinamente).

    Falta música e humor ao programa. Falta energia, e acima de tudo, falta mais reportagens pelo País. E também poderial alterar JÁ em 2012, o Jogo da Glória que aquilo não é nada convicente, e acho que até o blog decidou um post a isso.
    Que volte a Árvore das Patacas!

    O que tem ajudado as audiências é mesmo o formato da Maya, das Cartas da Maya - O Dilema*

    De resto, esperança em 2012 :b

    ResponderEliminar
  2. O Voce na TV é o melhor, mas o Praça da Alegria não chega aos calcanhares do Querida Júlia, mas gostos são gostos.

    ResponderEliminar
  3. Com certas ou muitas mudanças vamos lá. o jogo da gloria deve mudar e não estar sempre a falar nele, veremos....

    ResponderEliminar
  4. Acho que o Querida Júlia precisa de TEMPO e de música,humor e o estudio deveria ser mudado a SIC devia contratar Cinha Jardim e Lili Caneças estas duas podem ajudar nas audiências do Querida Júlia.

    ResponderEliminar
  5. tudo muda! como mudou para pior as audiências matinais na SIC, o contrário pode acontecer! E isto parece que não mas acontece do dia para a noite, quando se menos espera as coisas acontecem...

    ResponderEliminar
  6. Vai correr melhor em 2012 mas falta animação. Porque não mais música logo a iniciar e um humorista tipo Jorge Mourato? De resto precisa de fidelizar espectadores.

    ResponderEliminar
  7. Falta humor, falta música, mudar o jogo, diversificar o programa, e talvez reduzi-lo para duas horas apenas, com Cartas da Maya - O Dilema a começar às 10:10 e Jornal Rosa com ínicio às 09:35, poderia ser um impulso ao QJ.
    Ainda à muita coisa no QJ para mudar.
    Mas se houver mudanças nos conteúdos e outros pormenores, certamente no próximo ano teremos uma luta renhida entre QJ e PA, mas tem que haver mudanças.

    OFFM

    ResponderEliminar
  8. Eu concordo, o Você na TV é simplesmente bestial mas o Praça na Aliegria é completamente deprimente, um programa muito mau com um Jorge Gabriel muito convencido e uma Sónia Araujo muito sonsa e conteúdos para lá de maus. O Querida Júlia é um optimo talk show, tem evoluido muito, só aquele cenáriozinho é que não encaixa. Mas como já foi aqui dito: gostos são gostos.

    ResponderEliminar
  9. querida júlias é querida júlia e é muito melhor que a praça da alegria e o você na tv também é brutal.
    só mais uma coisa,os apresentadores cantam muito bem e a linda claúdiaa vieira é sempre linda e o fantástico joão manzarra e césar mourão adoro-vos!!!
    adoro o fama com as lindas meninas como a vanessa, a rita, a andreia, a claudia beijo
    julia es sempre fixe, claudia es sempre linda, cesar e manzarra sois sempre engraçados e a sic e sempre a sic

    ResponderEliminar