quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

"Boutique e audiências"


Boa Noite! Seja bem-vindo ao “Olhar a SIC”.

Hoje deixo-vos com mais uma opinião de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Noticias de hoje, sobre a nova estratégia da SIC para a sua manhã:


A SIC desistiu das audiências entre as 08.00 e as 09.00. Já o havia feito uma hora antes, quando há uns anos decidiu apostar no simultâneo com a Edição da Manhã da SIC Notícias. 

Agora, enviou uma mensagem muito clara ao mercado: "Como não conseguimos conquistar audiência neste horário, vamos ganhar dinheiro." E vai daí criou SIC Boutique, uma espécie de televendas que vai para o ar à hora em que os homens fazem a barba e as mulheres se preparam para ir trabalhar. Enquanto a RTP1 explica como está o trânsito em Lisboa e no Porto e que as "neblinas e nevoeiros matinais" se dissipam à hora do almoço, a SIC avança com os cremes da "juventude misteriosa". Enquanto a TVI nos dá conta dos negócios da bolsa, a SIC impinge-nos o Slim N Lift, com "a nova tecnologia em matéria de tecidos adelgaçantes". É tudo uma questão de opção e é capaz de haver quem prefira adelgaçar em casa do que desesperar na fila do trânsito do IC19. É uma vertente pragmática da SIC, na linha do que é a aposta recente nas chamadas de valor acrescentado em As Cartas de Maya - O Dilema. 

O tempo não está para brincadeiras e as empresas, todas as empresas, precisam de diversificar as fontes de receita, apostar em novos mercados e novas formas de colmatar a sufocante queda do volume de investimento publicitário tradicional. Esta decisão, que francamente percebo, levanta, porém, outra questão: a incapacidade da SIC de apostar a longo prazo num horário difícil. 

As mudanças são constantes e a fidelização impossível. Veja-se o sucesso, à mesma hora, do Bom Dia Portugal, criado por Emídio Rangel em 2002. A estabilidade resulta. É líder de audiências.

Concorda com esta opinião? Apresente também a sua!

3 comentários:

  1. É fácil perceber esta medida da SIC. De madrugada o que será que se vende nas televendas? Nada. Ninguém está levantado a essas horas tardias para comprar produtos, ainda por cima com valor acrescentado e por via telefone.
    Mas... e às 8h da manhã o que se vende? Tenho até medo de saber, porque é outro dos horários difíceis de Carnaxide. As manhãs têm subido, é verdade, e muito por causa do programa das Cartas da Maya - O Dilema, que tem uma média de 100.000 espetadores e uns bons 20% de share. E este programa tem dado uma ajudinha ao Querida Júlia, que começa o seu percurso entre o segundo e o terceiro lugar das audiências matinais.
    SIC Boutique é, como já se disse neste blog, uma boutique fora de moda! Mas percebe-se que, com esta crise, as tv's portuguesas precisem de amealhar alguma dinheiro para apostarem em novos programas, e a respectiva luta pelas audiências. Tempos difíceis vêm aí, e não é só em termos económicos, mas também a nível audiométrico.
    A SIC está a tentar juntar dinheiro para apostar forte no mercado televisivo e, quem sabe, não é devido a programas como estes, sem muita audiência, mas fortes no dinheiro angariado, que estará a solução para pagar os ordenados a algumas estrelas deste canal, e aos seus respetivos programas.
    E, quem sabe, para pagar os contratos de exclusividade de novas estrelas que poderão vir. SIC, sempre ;) PP

    ResponderEliminar
  2. sou fã da TVI,mas elogio aqui os comentários do Pedro ponte,pelos desabafos que faz neste blog!
    parabéns!gosta da SIC,mas quando tem de criticar, fá-lo sem medo e ate da sugestões para melhorar a performance do seu canal favorito!
    pena que haja pessoas neste blog(caso da Maria a)que põem o fanatismo, há frente da verdade!
    mas não é só os adeptos da SIC,na TVI também os há e muitos!
    coerência acima de tudo e só assim ,se troca e fomenta vários tipos de opinião..tornando os comentários destes blogs , pólos de interese e objectividade...
    de contrario...fica esta triste palhaçada que assistimos todos os dias aqui, neste blog e no mais TVI!

    ResponderEliminar
  3. trabalho num call center e vendo artigos para a sic boutique! apesar do que possam dizer... vende.se muito muito! e artigos no valor de 120e ou 200e saem como pão quente! =S

    ResponderEliminar