quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

“DEFINIÇÃO DE IDENTIDADE”


Boa Noite! Seja bem-vindo ao “Olhar a SIC”.

Hoje abordo um tema que, à primeira vista, pode não parecer importante, mas é! Refiro-me ao Hino da SIC. “Era Outubro despertei… Era dia e gostei…”

Numa altura em que se fala de “identidade”, a SIC parece ter esquecido um pouco o seu slogan que nos seus princípios caraterizou a imagem sonora do canal. O Hino da SIC foi durante anos a imagem de marca em que os portugueses viam e ouviam na estação, que transmitia a ideia de “modernidade, inovação e diversidade”. “Os segredos revelados… E as Imagens coloridas… São realidades nossas…”

O Hino da SIC é histórico, porém atualissimo. É uma canção que ficou e fica no ouvido de qualquer pessoa. “Não serei eu, nem tu, seremos nós… A sua televisão independente SIC, SIC, SIC, SIC…”

Deste modo, e dado que neste ano de 2012 a SIC completa os seus 20 anos de emissões, penso que seria muito bom a SIC, na sua campanha de autopromoção durante o dia, incluir o seu Hino ou partes dele, a fazer lembrar os portugueses que “Crescemos Juntos” e “Estamos Juntos”!


Na minha opinião, acho que o Hino da SIC deveria ser transmitido na abertura diária da emissão, bem como no seu fecho. O Hino da SIC carateriza e defende bem a sua identidade, e os portugueses identificam-se com esta caraterística da estação, que a meu ver, poderia ser mais potencializada na imagem da SIC.

Se repararmos, além da SIC, só a RTP1 tem um Hino também ele eficaz e muito chamativo para os portugueses, que define a identidade do canal do Estado. Da parte da TVI, a segunda estação de televisão privada em Portugal, não existe um Hino oficial que todos se lembrem, e que tenha ficado no ouvido até hoje.


Assim, a minha sugestão é que a SIC inclua o seu Hino na rotina dos portugueses e que volte a ser lembrada e falada pela sua imagem e identidade.

Concorda com a minha opinião? Apresente também a sua!

4 comentários:

  1. Só fazia sentido o Hino se a Sic ainda tivesse identidade, coisa que já não tem...

    Novelas (na maioria brasileiras) talk shows, reality shows, programas para encher chouriços, como "gosto disto" a programação da Sic é igual à de outros canais, até nos horários...

    Programas como Sic boutique para "extorquir" dinheiro tal como os concursos que "ofereçem" dinheiro, presentes nos talkshows da manhã e da tarde...

    A Sic transformou-se num canal banal igual a tantos outros.

    A Sic já FOI grande. ( FOI=Passado)

    Não preciso justificar as minhas afirmações pois as audiências falam por mim...

    ResponderEliminar
  2. anónimo, não devias ter dito isso...agora ariscas te a levar com a Maria...e logo atrás vem o "cabo" dela!

    moderem os vossos comentários, senão a mulher entra logo em acção...

    quem avisa....

    ResponderEliminar
  3. Caro João Rodrigo,

    Fico bastante contente por ter colocado a minha sugestão aqui, fico-lhe muito grato.
    Tal como disse recentemente, acho que era uma mais valia para a SIC defender a sua imagem e a sua identidade, nomeadamente através do hino que caracteriza completamente a estação. Julgo que o mesmo deixou de passar a partir de 2003, altura em que se deixou de fazer mira técnica e deixou-se de passar o respectivo hino. Desta forma penso que nestes 20 anos de existência era muito bom voltar a passá-lo e claro, voltar a fazer pelo menos 15 minutos de mira técnica antes do inicio da programação do dia, ficava bem e claro fazia lembrar os bons velhos tempos. Aceito também a sugestão de ao longo do dia passarem pequenos excertos do mesmo como imagem de auto promoção. É bom lembrar que esta peça vale ouro, ouro mesmo! Muito obrigado,

    Carlos Pereira.

    ResponderEliminar
  4. Carlos Pereira,

    Eu é que lhe agradeço a sua ideia!
    O SIC Blog também se faz com os contributos dos seus visitantes...
    Além disso, eu disse-lhe que haveriam novidades, e quando digo, cumpro! ;)

    ResponderEliminar