sábado, 14 de janeiro de 2012

"É um alívio ‘Casa dos Segredos’ acabar, porque não traz nada de bom às pessoas"

"Ganha num Minuto" estreia na SIC - 1 (© Fremantle SIC)

Humorista está de regresso à apresentação com ‘Ganha num Minuto’, e deixa críticas à qualidade do entretenimento nacional, com especial foco no reality show que acabou na TVI

Como é este regresso à apresentação e ao entretenimento? 
É bastante interessante. Pela primeira vez vou estar sozinho. No ‘Levanta-te e Ri!’ era diferente, porque estava ali mais como humorista e entertainer do que apresentador. A responsabilidade é maior. Mas é um regresso ansiado e uma aposta muito forte, minha e da SIC, para ver como me aguento sozinho.

Já tinha saudades destes formatos?
Já. Eu e a Diana [Chaves] tivemos dois anos muito bons com o ‘Salve-se Quem Puder’ e as reacções foram óptimas. Tinha saudades de lidar de perto com as pessoas e, acima de tudo, dar alguma qualidade à TV portuguesa, que hoje em dia, infelizmente, tem programas que nem entretenimento são. Este, pelo menos, tem o condão de levar boa-disposição.

É um alívio saber que não vai concorrer com a ‘Casa dos Segredos’?
É um alívio a ‘Casa dos Segredos’ acabar, porque não traz nada de bom às pessoas. Respeito quem faz, mas não traz nada de novo. É um alívio acabar porque, seja aquilo que for que a TVI faça para pôr no lugar, será sempre melhor e mais educativo. O que as outras estações fazem não me diz respeito, mas nunca vi a ‘Casa dos Segredos’, porque não gosto de perder tempo com coisas que não me vão trazer nada de novo ou que não me vão melhorar a nível intelectual ou de vida familiar. Não há concorrência, há programas bons e programas maus. Para mim, o meu é um óptimo programa de família, mas cada pessoa tem o comando e pode sintonizar o que quiser, desde que se sinta feliz.

Assusta-o o desafio da apresentação solitária?
Não. Obriga-me a níveis de concentração maiores. Não trabalho com teleponto, nem tenho ninguém a dizer--me ao ouvido o que dizer, é tudo sem rede. É assim que gosto de trabalhar. Mas prefiro fazer uma coisa sincera e honesta, até porque não me considero apresentador, considero--me actor, do que fazer algo tecnicamente certinho e direitinho, mas que a nível emocional as coisas não cheguem lá a casa.

Quando apresenta, há algum momento em que sinta que tem de pôr um travão?
Não. Sei que não se pode fazer o mesmo tipo de humor que podia fazer à meia-noite ou de manhã, tem de ser para toda a gente. Não me imponho um travão, faço o que sinto na altura, e tenho tido a consciência de nunca esticar demasiado a corda para um humor demasiado vulgar ou ordinário.

"Soltem a parede!" marcou o ‘Salve-se Quem Puder!’. ‘Ganha num Minuto’ já tem frase de marca? A frase é muito simples: "Tens um minuto para ganhar, por isso, ganha num minuto." É uma forma de incentivar, mas também de sublinhar que têm 60 segundos para ganhar. O público apanhou logo e já são eles que a dizem.

Está ainda na novela ‘Rosa Fogo’. Como concilia a apresentação e a novela?
Tem de se conciliar. Se não conseguisse fazer as duas coisas minimamente bem, não as fazia ao mesmo tempo. O Bilro é uma personagem à parte na ‘Rosa Fogo’, que me exige até mais do que o programa, até porque tenho uma parte importante na escrita do personagem. A nível de ritmo e energia está sempre lá em cima, não se cala, entra num tom acima das outras personagens. Tenho de gerir muito bem o esforço. Amanhã vou gravar dez cenas na novela, mas antes vou gravar o programa e depois o chip muda.

Como está a correr a participação na ‘Rosa Fogo’? 
Tive sorte, porque caí num núcleo de comédia. Todos temos personagens cómicos e o meu veio espoletar os outros e trazer mais confusão, mas é muito fácil trabalhar com um elenco de grande qualidade. Divertimo-nos imenso, estamos constantemente a dar ideias, a brincar, há alturas em que não aguentamos o riso.

E quer um papel dramático?
Gostava, quando fiz o ‘Equador’, o papel era mais dramático e não me saí assim tão mal. Mas tão cedo não, estamos em crise e não a quero adensar mais. Nós, humoristas, que temos talento e vontade para o humor, temos de o fazer, para dar às pessoas um pouco de alento e esperança.

PERFIL
Nascido em Wolfach, Alemanha, a 6 de Janeiro de 1974, mas criado em Vieira de Leiria, Marco Horácio frequentou a Escola Superior de Teatro e Cinema. Apresentador de televisão, actor e humorista, criou personagens como Rouxinol Faduncho, Agente Simões e Mágico Bóris. Em 1995, estreou-se na peça ‘Não Há Nada Que Se Coma’. Na SIC, conduziu o programa de stand up comedy ‘Levanta-te e Ri’, assim como ‘Salve--se Quem Puder’.

20 comentários:

  1. Claro que para o Marco Horácio é um alívio a "Casa dos Segredos" terminar, afinal de contas vê o seu caminho mais facilitado, porque sabe tão bem quanto nós, apaixonados por televisão, o peso que o programa tem no HN da TVI e perante a sociedade. Afinal que audiência sobrava para este programa "Ganha num Minuto", um refresh do "Cubo" que passou na RTP1 ?

    São afirmações curiosas, mas analisemos!

    Ele diz que não traz nada de novo às pessoas, é verdade, a nivel intelectual não acrescenta nada de novo, por isso é que é um programa de entretenimento numa estação privada sem a obrigação de ensinar. Só vê quem quer!

    Agora pergunto-me : O "Ganha Num Minuto" acrescenta algo de novo ? ... ensina algo de novo ? ... penso que não sr. Marco Horácio, um novato na televisão que ainda não tem a noção do ridículo :/

    O "Ganha Num Minuto" é uma cópia do "Cubo" da RTP1, assim como o "Dr. White" é do "Dr. Preciso de Ajuda" e o "Até à Verdade" do "Depois da Vida". Afinal, que varidade e originalidade é que a SIC está a oferecer aos seus espectadores ?

    Quando se tem telhados de vidro ...

    O "Secret Story", bem como o "Big Brother", são dos maiores formatos mundiais e com mais sucesso, transmitido também nas melhores tv's mundiais, arrastando grandes massas audiométricas, e não é o SS ou o BB que vai fazer dessas mesmas tv's má qualidade, quando estas são uma referência para nós e um mercado aberto a novos programas. Não tarda muito e a Querida Júlia vai lá buscar o 24/7 Love, que pretende colocar homens e mulheres numa casa para acasalarem. O que dirá o Marco Horácio disto ?

    Todo o mundo já teve um BB ou um SS, e não se chocou ao ponto de se atacar um reality show, e isto é a prova de que Portugal, principalmente os espectadores fãs da SIC, não estão ainda evoluidos suficientemente para receber tal sucesso mundial.

    O Marco Horácio é o porta voz de tal antiguidade!

    A vida é feita de relações humanas, e um reality show apenas transpareçe tal realidade, que também se passa dentro das nossas 4 paredes. Vamos fazer como o Salazar, censurar os afetos, a opinião, os sentimentos ? ... SOMOS UM PAÍS LIVRE!!!

    80% das tv's mundias não têm como obrigação ensinar ou educar o espectador. Simplesmente existe programas diversificados, para todo o tipo de pessoas, para todas as faixas etárias e sociais, para todas as idades etc. Quem quiser ver, vê!

    Tudo isto, para o Sr. Marco Horácio dizer no fim "o meu é um bom programa", quando na verdade é igual a um concorrente. Ups ...

    ResponderEliminar
  2. Enfim ... são estas declarações de gente que não sabe sequer o que faz girar o mercado televisivo, os dinheiros que estes formatos rendem, que fazem girar e andar para a frente as tv's num periodo tão difícil como o atual. Será que o Marco Horácio não tem a verdadeira noção de mercado ?

    Parece-me que não! Aqui só fala mais alto a ignorância e sua ansiedade em ver o seu refresh do "Cubo", programa fantástico, transmitido na RTP1, ganhar audiência à custa da despedida de um programa da TVI.

    ResponderEliminar
  3. Este gajo deve pensar que é alguém...

    ResponderEliminar
  4. ui já cá faltava o Rodolfo... apagou o seu blog e como um D. Sebastião apareceu no nevoeiro;
    gosto quando fala em copiar: lembremos que a TVI tentou copiar com Perfil o Alta Definição, mas foi tanto o sucesso que se foi logo....
    nem merece mais comentários...

    ResponderEliminar
  5. Só queria deixar, antes de mais nada uma palavrinha: Só veem os programas quem quer, todos eles.
    O marco horacio nao disse que ninguem devia ou nao ver a casa dos segredos, simplesmente nao traz nada de novo, tal e qual como o su programa. Mas os programas de entretenimento nao tem a obrigaçao de ensinar ou educar, mas de entreter. Um programa de entretenimento nao, nem nunca sera um concurso de cultura geral.
    Quanto ao ate a verdade ser uma copia do depois da vida, nao e verdade, e verdade que comunica com espiritos tal como o programa de Iva, mas este e muito mais inovador, possui mais suspense e tem um objectivo mais definido.
    Quanto ao Dr.White considero-o um bom programa, que trz alegria as pessoas!
    É bonito verificar como uma vida muda em tao pouco tempo na mão de profissionais de competencia e que mais do que qualquer coisa gostam de ajudar.
    Adeus!

    ResponderEliminar
  6. Rodolfo, caso não saibas "Ganha num minuto" é um formato internacional adquirido pela SIC!! Informa-te primeiro!

    ResponderEliminar
  7. "lembremos que a TVI tentou copiar com Perfil o Alta Definição, mas foi tanto o sucesso que se foi logo...."

    Só pelo "Perfil" ter entrevistas, quer dizer que é cópia???!! (onde é que vez o "AD" com bastidores de novelas, desafios aos actores, bloppers, autores a falar sobre o que vai acontecer nas novelas, etc....) -.-' LOL Então quer dizer que todo o mundo, adivinhem (ironia), vez copia da insignificante SIC, num dos países mais pequenos (ainda por cima considerado como uma província de Espanha -.-' Realmente, vocês são demais!!

    ResponderEliminar
  8. Meu querido, o 24/7 Love Lab (adquirido pela SIC) também é um formato internacional, e mesmo assim não deixa de ser uma tentativa de copianço por parte da SIC à TVI!! -.-' Informa-te, se calhar, tu primeiro! Ao menos, poupavas alguma humilhações....

    ResponderEliminar
  9. Joao Rodrigo acho que o blog devia ter um chat nao acham ?

    ResponderEliminar
  10. Há coisas que não se percebem ...

    O Até à Verdade é um formato que ajuda a encontrar soluções para CRIMES, e não para falar com MORTOS. A única coisa em comum com a concorrência é mesmo a presença dos médiuns!

    Já o Dr. White fala de plásticas e de realizar desejos, e não de CONSULTÓRIOS de Clínica Geral, ou não é?

    O ganha num minuto não é comum com o cubo. a única semelhança é que os participantes têm que resolver jogos que são difíceis em pouco tempo. Aqui é 1 minuto, no cubo é apenas 10 vidas! E aqui há humor, no cubo há hipocrisia.

    Mas ele nem pretendeu criticar o programa. Perguntaram ao Marco o que achava e ele disse. SABEM O QUE É RESPEITAR AS IDEIAS DOS OUTROS, ou não é?

    Quando a ERC mandou-vos uma multa, calaram-se, não foi? Mas como é da concorrência, toca a falar mal! E ele próprio disse «quem tem o comando é quem decide!». É a opinião dele, e não a vossa, porque a vossa não é uma divindade para ser adorada por todos!

    E sim, Perfil é a cópia de Alta Definição, mas, esquecia-me. Uma fórmula para perceberem: Perfil = Alta Definição + E-Especial, ok?

    Há coisas que não se compreende!

    ResponderEliminar
  11. Perfil era uma junção do AD com o EE

    ResponderEliminar
  12. Rodolfo, sabe qual é a diferença entre «Ganha Num Minuto», que teve uma boa estreia, apesar do Benfica na TVI... e o «SS»?

    «Ganha Num Minuto» é um programa divertido, que põe à prova a desteza dos concorrentes.

    «SS» agride a moral público, parecendo mais ter sido gravado por uma câmara, colocada numa casa de prostituição.

    Só o 1º Big Brother( nem esse eu consegui ver), atingiu os seus objectivos: o estudo de comportamentos.

    Todos os outros foram estudados e preparados, perdendo a espontaneidade. Perdido o objectivo e em pânico pela perda das audiências e da liderança...a TVI enveredou pelo caminho fácil do sexo.
    As televisões não têm o dever de educar? Quem lhe disse?

    Não me diga que os jovens já nascem educados... não havendo o dever de educar.

    Quanto às cópias... a TVI é a maior copista de serviço! Copiou os «Malucos do Riso», o «New Wave», «A Chuva de Estrelas», a «Alta Definição»... basta saber que a SIC vai apresentar algo, para se apressar a copiar!

    Quanto ao programa novo, que a SIC vai estrear... como pode avaliá-lo, se ainda não estreou?

    A SIC não precisou de enveredar pelo sexo, com o programa «Peso Pesado»
    Somos Livres? Sem dúvida!

    Mas com o limite que nos é imposto pela Moral, como seres humanos que somos, que nos separa dos animais irracionais!

    PS: Reparou na baixa de audiências, da 1ª temporada para a 2ª de «SS»
    ?Que espera de uma 3ª?

    ResponderEliminar
  13. Anónimo das 15:22

    era ironia, porque o Sr. Rodolfo também uns "bons " exemplos de "cópias"...

    ResponderEliminar
  14. Pedro Ponte, subscrevo todas as suas palavras.
    Querer comparar o Dr White com o programa da TVI, ou o «Até à Verdade» com o «Depois da Vida»...é comparar alhos com bugalhos!

    O Rodolfo Pinto foi bem infeliz nas suas comparações... que não têm comparação nenhuma!

    Já o «Perfil», que resultou num tremendo flop, foi uma cópia muito mal tirada de «Alta Definição».
    Até o «Rex- O Cão Polícia» resultou numa cópia para a TVI!
    Até a TVI24 se tornou numa cópia mal tirada da SIC Notícias!

    A TVI está sempre de antenas levantadas, a espreitar a SIC.
    Até a «Doce\Amarga Tentação» já tinha destinado para título, a imitação de uma novela da Globo, que passou na SIC: «Escrito Nas Estrelas»...ia chamar-se «Escrito no Céu».
    A TVI deve ter modificado o nome, quando reparou nas criticaS negativas que o facto estava a causar!

    ResponderEliminar
  15. Estes fanaticos da tvi veem aqui dizer que a SIC copia os programas, teem fraca memoria, quem é que inovou a televisao em Portugal? foi a tvi? vao-se catar, a tvi so se tem limitado durante estes anos todos a copiar tudo que as outras televisoes(Portuguesas) fazem excepto essa pouca vergonha do big brother e casa dos segredos, pobrezinhos mas teem sorte porque o povinho gosta disto, enfim é triste ver isto mas graças a deus ainda hà pessoas que como eu detestam, nao consigo ver um unico programa desse canal, é verdade tal é o nojo que sinto por ele(tvi).

    ResponderEliminar
  16. Li em cima num comentario que o "perfil" nao era copia do "alta definição", porque este nao mostrava bastidores das novelas, e com razão. Mas se bem sabem, o e especial tambem, mostra os bastidores da sic, pois entao podemos dizer foi copia dos dois, teve um pouco de cada.
    Bjs, obrigada

    ResponderEliminar
  17. Dizem que o Marco Horacio deve pensar que é alguem so por causa do cmentario que ele fez, ele disse o que pensava e tem todo o direito de nao gostar do ss.
    Se fosse um cidadao comum que o disse-se ninguem comenteva e era uma simples opiniao, mas como foi uma figura publica a dise-lo ja todos criticam, agora se falasse bem do programa ja era o maior.. sinceramente, estaqmos num pais livrea em que todos sejam eles figuras publicas ou nao tem o direito de ter uma opiniao
    Lamento que nao precebam isso
    Bjs

    ResponderEliminar
  18. Mas ele critica porque está na SIC. Se calhar é o primeiro a ver todos os dias. As apqrências iludem. Ele deve ter mais graça com as suas piadas sem graça nenhuma?

    ResponderEliminar
  19. Exactamente! O desastrado «Perfil» foi uma cópia dos 2 programas: «Alta Definição» e «E-Especial»!
    Até o TVI 24 não passa de um flop, porque é uma cópia mal tirada da líder SIC Notícias!

    ResponderEliminar