“GANHA NUM MINUTO”

terça-feira, 31 de janeiro de 2012


Boa Noite! Seja bem-vindo ao “Olhar a SIC”.

O programa das noites de Domingo da SIC, “Ganha Num Minuto”, estreou com audiências bastante positivas, 12.3 e 32.7% de share. Ao segundo programa baixou para os 10.9 e 30.4% de share. No terceiro ainda baixou mais, 7.7 e 22.0% de share, deixando assim transparecer a sua fragilidade contra a estreia do novo programa da TVI, “A Tua Cara Não Me É Estranha”. Mas foi no passado Domingo, ao quarto programa, e segundo da concorrência, que “Ganha Num Minuto” sucumbiu nas audiências. Com apenas 6.7 e 18.7 de share, o formato da SIC foi literalmente esmagado pelo formato da TVI, com 15.7 e 50.3% de share!


Não me admiro perante esta situação, isto porque: o “Ganha Num Minuto” é um bom programa de entretenimento, animado, cativante, jogos apelativos e divertidos… Mas para o Verão. Na minha opinião, esta foi uma escolha errada para esta altura do ano. E segundo se sabe, o programa será também a aposta da SIC para o Verão! Ora, se o programa agora não consegue segurar os espectadores… Quando voltar no Verão, já vai estar gasto. E vai existir aquela sensação… O quê, isto outra vez?!

Assim “Ganha Num Minuto” deveria ser apenas o programa do Verão 2012 na SIC. Depois, obviamente que o programa da concorrência tem mais peso, é mais programa do que o formato da SIC. Para além de ter uma dupla estrelar na sua condução, Cristina Ferreira e Manuel Luís Goucha. Já Marco Horácio está sozinho e não tem o carisma dos seus dois concorrentes perante o público. Mas considero que Marco Horácio foi a escolha certa para o tipo de formato.


Outro aspeto que deixa o programa da SIC em desvantagem é ele ser gravado previamente, o que não permite a magia e o brilho de um direto. Nisso também o formato da TVI leva vantagem, pois num direto acontecem sempre imprevistos que os espectadores gostam de ver.

Mais um ponto contra “Ganha Num Minuto” é a sua curta duração, comparado com “A Tua Cara Não Me É Estranha”. Enquanto na TVI inicia às 21:45 e termina pelas 00:30, na SIC arranca às 22:00 e acaba às 23:30. Nesta hora de diferença, depois de a SIC terminar o seu produto, certamente existe uma grande transferência de público da SIC para a TVI, que faz subir ainda mais o programa de Cristina e Goucha.

Deste modo, a aposta está feita, e agora é aguentar os resultados. Penso que “Ganha Num Minuto” perderá sempre contra “A Tua Cara Não Me É Estranha” e não vejo muito que se possa fazer para salvar o Horário Nobre dos Domingos até Março.

Concorda com a minha opinião? Apresente também a sua! 

8 comentários:

  1. "... certamente existe uma grande transferência de público da SIC para a TVI, que faz subir ainda mais o programa de Cristina e Goucha."

    6.7 e 18.7 de share

    Que publico?!?!

    ResponderEliminar
  2. Concordo com a opinião, mas este é um ano de contenção. É um programa com orçamento reduzido...

    ResponderEliminar
  3. o programa a tua cara não me é estranha não é feito em direto, pois as pessoas não têm tempo de estar a conversar com a cristina ou com o goucha vestidas normalmente, e dp de entrarem no elevador passados 3 ou 4 segundos, já estão devidamente vestidos e maquilhados.

    ResponderEliminar
  4. Oh anónimo das 22:33

    O programa "A Tua Cara Não Me É Estranha" é em direto todos os Domingos.

    O que é gravado antes são precisamente as entrevistas que refere.

    No direto de Domingo os concorrentes já tem a tal entrevista gravada, entendeu? Está a entender o programa ao contrário.

    ResponderEliminar
  5. Realmente é um programa bom! Mas o Tua Cara Não Me É Estranha mete-lhe num canto! Também não sei o que deu na sic para apostar tão pouco logo no inicio do ano!

    ResponderEliminar
  6. O progrma "Ganha num Minuto" é um programa estrondoso, mas que não é devidamente valorizado em Portugal, dado que a população portuguesa não se interessa com programas "didáticos", à semelhança de "Peso Pesado" uma vez que os espetadores se acharam felicitados e honrosos por "Casa dos Segredos" e agora "A Tua Cara Não Me é Estranha", onde não há qualquer tipo de interação física com o público.
    Por isso não venham aqui "enxovalhar" o programa da SIC, quando o grande problema são os programas para vender da TVI!

    ResponderEliminar
  7. O povo só vê o que é bom!!!!!!!!!!!!! perceberam?

    ResponderEliminar
  8. Parece que não. Os fãs da SIC não percebem isso. Se tem mais audiências é porque deve ser melhor. Pelos menos entretém muito mais.

    ResponderEliminar

MARCAMOS O ARRANQUE DE CADA DIA: ÀS 07:00

COM: JÚLIA PINHEIRO E JOÃO PAULO RODRIGUES...

SIC LÍDER DO HORÁRIO NOBRE DESDE O INÍCIO DO ANO!

 
SIC Blog © 2012 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions