A um dia da entrada em vigor da GFK, surgiram novos desenvolvimentos na investigação que o Mais TVI tem vindo a desenvolver. A tabela mostrada em primeira mão pelo Mais TVI à uma semana parece ser oficial. Ao que conseguimos apurar, nessa tabela, o primeiro lugar, o Hollywood, tinha cerca de 22% de share e a TVI em 5º, cerca de 15%. Contudo, estas medições correspondem a valores iniciais (inícios de Janeiro) das medições da GFK, valores esses que causaram estranheza aos directores das duas estações privadas e motivaram o pedido de adiamento que referimos no último post.
Acontece que a GFK, utiliza, de facto, uma amostra, tal como a Marktest, ao contrário do que aqui noticiámos (pedimos desculpa pelo erro). A GFK utiliza uma amostra de 1100 lares, ou seja, 2800 pessoas. O tamanho da amostra embora possa parecer pequeno, é apoiado por especialistas e utilizado em mais países com bons resultados. Contudo, a GFK tem um rácio de utilizadores com e sem cabo na amostra de cerca de 60% com cabo e 40% sem cabo, tal e qual a realidade portuguesa, que em finais de 2011 apontava para 60% da população com cabo. Profissionais e as empresas publicitárias dizem que esta amostra representa fielmente a realidade portuguesa, que o método áudio matching é fiável. Contudo, face às pressões dos canais generalistas, a GFK alterou as proporções, e foram colocados na amostra menos utilizadores com cabo, distorcendo o realismo da amostra, mas melhorando as audiências generalistas, como seria de esperar.
É preciso esclarecer que a equipa técnica da GFK é a mesma da Marktest. Apenas muda a administração e os métodos. Portanto estamos a falar de pessoas qualificadas e com experiência, e por isso acreditamos que os dados iniciais eram os mais correctos, feitos com calma e ponderação por especialistas a desenvolver um novo método com décadas de experiência na área, antes de quaisquer pressões.
Desde Janeiro, têm vindo a ser feitas alterações à amostra. Há dias, a GFK apresentou novos valores depois das alterações referidas. A ZON, a PT e a SIC votam a favor, a TVI e a RTP votam contra. Logo, a GFK avança definitivamente amanha, dia 1 de Março. Ao que o Mais TVI conseguiu apurar, os valores mais recentes da GFK apontam para a SIC generalista em primeiro lugar, a TVI generalista em segundo, a SIC Noticias em terceiro e a SIC Mulher em quarto. Não são valores oficiais, mas são fortes rumores.
Fonte: Blog Mais TVI, por António Ferreira
AINDA NEM SABEM SE ESTA CORRETO E JA MANDAM FOGUETES!
ResponderEliminarAnonimo ninguém mandou foguetes! Voce até ao momento que estou a escrever é que fez o primeiro e ultimo comentário deste topico, ou seja, o unico! Logo tenha tino no que diz antes de escrever....
ResponderEliminarOlhem as letras grandes, já estão nervosos! Com medo q a TVI caia do pódio! Se calhar nunca teve lá tanto tempo!
ResponderEliminarEu gramava que pusessem a dita cuja em 2º x'D
ResponderEliminarDepois os comentários dos tvi'nenses eram do tipo "só são lideres porque está tudo modificado"
«Ao que o Mais TvI conseguiu apurar, os valores mais recentes da GFK apontam para a SIC Generalista em 1º lugar, a TVI Generalista em 2º, a SIC Notícias em 3º e a SIC Mulher em 4º.
ResponderEliminarNão são valores oficiais, mas são fortes rumores!»
Comentário: Não são valores oficiais, mas são fortes rumores, diz o artigo!
«Não há fumo sem fogo»!
Por isso a TVI e a RTP votam contra!
Sejam os resultados como forem... é muito bom que venha uma nova entidade, com métodos mais próximos da realidade!
Sim porque sic mulheis à frente de generalistas e o caraças são mesmo próximos da realidade.
ResponderEliminarNão duvido que a amostra vá aumentar o valor do cabo mas nem tanto ao mar nem tanto a terra.
E por que não?
ResponderEliminarA SIC Mulher aposta na diversidade! O público está farto de programações monocórdicas!
A SIC Mulher em 4º!
A SIC Generalista em 1º!
pois só que aqui parece haver muito fumo...
ResponderEliminarhttp://www.ionline.pt/portugal/rtp-acusa-gfk-falhas-graves-nos-testes-medicao-audiencias-tv
o benfica que é lider de audiencias nao ter ninguem durante 20min?!?
Ou o fumo aconteceu com as medições da finda medidora de audiências? Não houve falhas?
ResponderEliminarOi, quantas!
É bom que venha outra entidade...quebrar o monopólio que existia até então!
Apenas um apelo: que não falhe a audimetria, nem o português. Em vez de «...mostrada em primeira mão pelo Mais TVI à uma semana parece ser oficial» seria melhor «...mostrada em primeira mão pelo Mais TVI há uma semana parece ser oficial»!!!
ResponderEliminar