segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Especial: SIC 20 Anos


Boa Noite! Seja bem-vindo ao "SIC 20 Crescemos Juntos!"

No ano em que a SIC comemora os seus 20 anos de existência, e tal como a estação o está a fazer nos programas "Querida Júlia", "Boa Tarde", "É-Especial" e "Gosto Disto!", também aqui no SIC Blog será relembrada a programação da SIC ao longo destes 20 anos que... "Crescemos Juntos!".


“SIC 10 Horas” foi um talk-show matinal português da SIC que foi apresentado por Júlia Pinheiro, e posteriormente por Fátima Lopes. Depois, de a primeira passar para outros programas da SIC e depois passar para a concorrência, a RTP, e depois para a TVI, Fátima Lopes, foi a grande cara deste programa. Com início a 22 de Fevereiro de 1999, o então “Sic 11 horas”, manteve-se no ar mais de quatro anos, tendo assistido a algumas interrupções pontuais e a uma mudança de nome – a 26 de Abril de 1999 surge com o nome “SIC 10 Horas”.


Formato
Este programa era constituído por música, histórias de vida, passatempos e muitas rubricas como a “Tertúlia Cor de Rosa”, a “Crónica Policial”, a rúbrica de Astrologia apresentada por a Maya entre outras rubricas. Durante algum tempo também existiu a rubrica “Vou Ser Uma Estrela” para descobrir novos talentos na área da música que até teve direito a um CD. O programa também era constituído por passatempos e teve vários mas o mais famoso e duradoiro passatempo deste programa foi a “Árvore das Patacas. O programa também tinha muitos momentos de humor e um dos humoristas residentes deste programa foi Camacho Costa, que faleceu a 1 de Março de 2003, vítima de cancro.

“Tertulia cor-de-rosa”
Maya
Cláudio Ramos
Daniel Nascimento

Crónica Policial
Hernâni Carvalho

Humor
Camacho Costa
Óscar Branco
Fernando Rocha

Outros Colaboradores
José Freixo e o boneco "Donaltim"

Apresentadores Substitutos
Henrique Mendes
José Figueiras
Ana Marques
Maya

Audiências
Ao longo de mais de quatro anos, o programa obteve uma audiência média de 3.1% e um share de audiência de 39%. A sua melhor emissão deu-se no dia 21 de Dezembro de 2000, quando obteve uma audiência média de 6.4%. Mas no dia 12 de Agosto de 2002 obteve a sua melhor quota de mercado, ao registar 57.7% de share de audiência.

Na sua primeira emissão, o então “Sic 11 Horas” registou 2.9% de audiência média e 33.7% de share de audiência e na sua emissão especial 1000º programa, obteve 3.7% de audiência média e 41.4% de share de audiência, valores acima da referida média.

Com a entrada do programa “Você na TV” da TVI o “SIC 10 Horas” manteve a liderança ainda por muito tempo. Nos primeiros meses do programa da TVI de 13 de Setembro de 2004 a 21 de Janeiro de 2005 o “SIC 10 Horas” liderou o horário com uma audiência média de 3.2% (301 200 espectadores) e 30.4% de share.


O Final
“SIC 10 Horas” teve o último programa exibido no dia 23 de Novembro de 2005

Lembra-se disto? Partilhe as suas memórias sobre o "SIC 10 Horas"!

7 comentários:

  1. Não tinha ideia que a Fatima "Flopes" tinha estado tanto tempo no programa

    Há tarde perdia em grande no programa "Fátima" da SIC.

    Em vez de ter novas ideias preferiu o caminho mais facíl e ir para a TVI para ganhar.

    Tramou-se, esta na TVI a fazer mais do mesmo e depois dão-lhe aqueles especiais de musica pimba.

    ResponderEliminar
  2. Sinalização de emissão - novos símbolos

    Se o SIC BLOG estiver interessado em fazer um post sobre isto: http://sic.sapo.pt/institucional/2012/02/17/sinalizacao-de-emissao---novos-simbolos

    ResponderEliminar
  3. Sim , era muito bom o programa, A Árvore das Patacas devia voltar num talk-show da manha ou da tarde pois não confio nos jogos electrónicos.

    João Rodrigo não houve um tempo em que havia o espaço Alma Gémea devido à novela?

    ResponderEliminar
  4. Isto sim era um bom programa! O genérico era bom, o cenário também! Os colaboradores esses sim eram muito bons!

    Espero que a SIC se continue a renovar e que consiga atingir melhores resultados em todos os horários!

    Falta disto nas manhãs e nas tardes!! Ou melhor, os rostos destes talk-shows deviam ser outros! Pelo menos à tarde. E depois há que melhorar todos os conteúdos e rubricas do Querida Júlia, a incluir várias pessoas: para além do Cláudio Ramos, aproveitar o talento de Daniel Nascimento, Marta Cardoso, Alexandra Fernandes, Florbela Queiroz ou Raquel Broegas, Dra. Maria do Céu Santo, Simone de Oliveira, João Malheiro, Nuno Eiró. Humor com Carlos M. Cunha, Serafim, Cesár Mourão, Carlos Cunha, Cristina Oliveira, Óscar Branco, Fernando Ferrão. Mais momentos de humor e música!! Mais rubricas! E um programa repleto de emoções, surpresas e sucessos!

    ResponderEliminar
  5. As melhores histórias da vida de Eusébio!! Alta Definição Especial!! Sábado às 14h na SIC

    ResponderEliminar
  6. O "Contacto" deveria regressar com a Rita e o Graciano.
    Nele conteria: Homenagens a personalidades do país. Música. Transformações de visual. Humor. Fernando Rocha, Francisco Menezes nas imitações. É isso que o público quer à tarde: animação como há de manhã no Voce na TV.
    As rubricas dos doutores e da cozinha do Boa Tarde podiam ser inseridas...
    Conceição Lino apresentaria a "rede social" (ex- Manuela Moura Guedes)
    e a Ana Rita Clara deixava o seu programa na SIC Mulher à Liliana Campos e seria repórter dessa nova re-edição do Contacto. Isto é o que público quer...

    ResponderEliminar
  7. Deviamos fazer chegar à SIC todas estas sugestões!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar