sábado, 11 de fevereiro de 2012

"Na SIC, pagavam mal aos atores... Este contrato era sensacional... Ainda hoje vivo graças a ele"



O que não correu bem com o último trabalho na SIC, ‘Camilo, o Presidente'?
Dei-me muito mal com este trabalho. Tinha exclusividade e não podia dizer que não. Na SIC prometeram-me muita coisa, mas depois faltou o dinheiro. Pagavam mal aos actores. Costumo seleccionar o elenco e só escolho bons profissionais. Como não havia muito dinheiro para cachets, acabei por ficar mal servido. Mesmo assim, a SIC fez muitos terceiros lugares com esta série.

Gostou do texto?
O texto era bom. Até gostei. Tinha pernas para andar, mas os autores tinham pouca experiência e havia algumas ideias que, apesar de engraçadas, eram difíceis de concretizar por falta de dinheiro. Mesmo assim, ainda fiz 38 programas.

Mas o Camilo costuma mexer nos textos?
Foi o que acabei por fazer. Nos meus contratos, tenho uma cláusula que me permite incluir ideias minhas sempre que o texto não me agrade.

Que falhou mais?
A montagem também não foi do meu agrado. Tudo contribuiu para que ficasse aborrecido com o projecto. Fiz o programa contrariado. Um dia faltava uma coisa, no dia seguinte outra. Este descontentamento acabou por influenciar o meu trabalho.

Só com dinheiro se consegue fazer bons formatos?
O dinheiro ajuda muito!

O seu humor tem lugar na TV?
Tenho um público fiel, que me procura na rua, pergunta quando regresso. E não é só o meu humor que faz falta. O humor, mais do que nunca, faz falta em Portugal. As pessoas andam tristes e, quando chegam a casa, querem ver coisas divertidas, que as distraia.

Como caracteriza o seu humor?
Tem de estar sempre actualizado. Um humor que agrada a todas as faixas etárias.

Trabalharia para qualquer estação?
Sim, isso não interessa. Não discuto a estação. Já trabalhei para todas, excepto para a TVI. Gostava de ter um bom formato e de ser bem pago. Gosto de trabalhar, mas também gosto de ser bem pago.

Curiosamente, o projecto que menos lhe agradou, ‘Camilo, o Presidente', foi precisamente o mais bem pago? É verdade. Este contrato era sensacional. Foi o melhor contrato que fiz. Ainda hoje vivo graças a ele. Ganhava X, gastava Y e ainda poupava. E com o dinheiro que ganhei fiz bem a muita gente.

Ainda não apareceu um texto que lhe agrade?
Não. Há dois meses reuni com as Produções Fictícias, que apresentaram quatro originais para escolher o melhor. Depois de estar tudo assente, falámos de cachets. E disseram que não podia pedir o que pedira na SIC e teria de reunir com o Hugo Andrade. Mas começou a falar--se da privatização da RTP e o assunto parou. Nunca cheguei a encontrar-me com ele. Não era oportuno falar de dinheiro neste contexto.

O Camilo tem reforma?
Tenho, de 750 euros. Dá para uma sandes e para a gasolina.

Como quer ser recordado?
Por aquilo que sou hoje. Ainda que o público tenha fraca memória. Mas ficarei com a consciência de que, enquanto actor, cumpri com as minhas obrigações, fui o mais profissional possível.

PERFIL
Camilo de Oliveira nasceu há 82 anos em Buarcos, Figueira da Foz, num camarim do Teatro do Grupo Caras Direitas, onde os pais, actores itinerantes, iam actuar. Em mais de 60 anos de carreira, o actor e argumentista fez 47 revistas, 24 comédias e muitos programas de televisão. ‘Sabadabadu', com Ivone Silva, e ‘Camilo, o Pendura', na RTP 1, ou ‘Camilo e Filho' e ‘Camilo na Prisão', na SIC, são apenas alguns êxitos televisivos do popular actor. Camilo de Oliveira tem dois filhos homens, um deles da ex-mulher Io Apolloni. Sobre a participação da actriz no reality show da TVI, ‘Perdidos na Tribo', o actor comenta: " Vi e censurei um bocadinho. Ela já não tem idade para essas coisas." Aos 82 anos, Camilo, que há muito abandonou a caça e, mais recentemente, a pesca, conta que se entretém com os "amigos da Parede", onde vive. "Passamos as tardes a conversar."


22 comentários:

  1. Eu admirava o Camilo de Oliveira, e gostava imenso de ver os programas dele... Mas perante esta entrevista, ele não me merece nenhum tipo de consideração!

    Então diz que:
    "Dei-me muito mal com este trabalho. Tinha exclusividade e não podia dizer que não. Na SIC prometeram-me muita coisa, mas depois faltou o dinheiro. Pagavam mal aos actores".

    E depois afirma isto?
    "É verdade. Este contrato era sensacional. Foi o melhor contrato que fiz. Ainda hoje vivo graças a ele. Ganhava X, gastava Y e ainda poupava. E com o dinheiro que ganhei fiz bem a muita gente."

    Isto porque o programa da SIC Camilo - O Presidente (esta que segundo ele pagava mal aos atores) foi precisamente o mais bem pago!

    Este é outro, tal como o Herman, estão na lama e querem protagonismo a dizer mal de quem lhe deu dinheiro para viverem até hoje sem precisarem de trabalhar.

    Este homem devia ter vergonha na cara ao proferir tais afirmações, e ainda por cima tão contraditórias!

    ResponderEliminar
  2. Engraçado. A tua querida julia tem um comportamento para com a TVI mil vezes pior. Sentes-te indignado com o camilo por ele falar mal da tua sic?

    ResponderEliminar
  3. É desagradável ver, na mesma página, a mesma pessoa a publicar uma notícia e, de seguida, a ofender actores com prestígio reconhecido. Precisa-se de imparcialidade jornalística...

    ResponderEliminar
  4. Anónimo das 18:36,

    Quer mais imparcialidade do que publicar a entrevista e de seguida dar a minha opinião sobre ela?

    Eu não inseri a minha opinião na noticia. A noticia foi retirada e postada. Eu tenho todo o direito a dizer aquilo que penso sobre o que o Camilo disse.

    Não ofendi ninguém, e não retiro uma vírgula!

    ResponderEliminar
  5. João Rodrigo, dou-lhe os parabéns pela maneira inteligente como destacou as contradições do Camilo.

    De facto não é normal o dizer que ganhava pouco, para logo afirmar que foi um «contrato sensacional, o melhor que fez e ainda hoje vive graças a ele».
    Há pessoas que precisam de culpar alguém, quando descem na vida!
    Ele ainda não percebeu que avançou tanto na idade, que os papéis de «sedutor» já não ligavam com ele! Soavam mesmo a ridículo!

    Depois...os tempos mudaram, e o seu género «revisteiro» passou de moda!
    Queria continuar a ganhar ORDENADOS MILIONÁRIOS, sem os merecer!
    Concordo com a analogia com o Herman. Foram grandes no passado...mas pararam no tempo!

    Também o Herman saíu da SIC a criticar o canal, passou pela TVI e agora pela RTP, dando audiências miseráveis!

    Ao fim e ao cabo, foi na SIC que o Herman conseguiu as melhores audiências! A partir da SIC...foi uma lástima!

    É pena que as pessoas não façam o seu exame de consciência
    ...e não assumam as suas realidades, atirando as culpas para os outros!

    ResponderEliminar
  6. Anónimo das 18:36, as suas palavras revelam claramente que o Anónimo nunca usaria a imparcialidade que o João usou, publicando a entrevista! Assim foi-lhe dado um exemplo de IMPARCIALIDADE JORNALÍSTICA! Aceite-o!
    Esse é o 1º ponto!
    Depois... acha lógico que um «actor com prestígio reconhecido» se contradiga daquela maneira? É assim que agradece o «contrato sensacional», que lhe deu estabilidade económica?
    Isso mostra a confusão que já vai na cabeça do Camilo, que não o recomenda nada!

    Por último: sabe o que é a LIBERDADE DE EXPRESSÃO?
    Cá me parecia que não faz parte do seu vocabulário!

    PS: Uma sugestão: Por que não o recomenda à sua TVI?

    Se é assim um actor «de prestígio reconhecido» e a TVI tem perdido todos os seus profissionais...é uma boa altura para o contratar!

    É verdade que a TVI, que atravessa uma situação económica complicada, nunca poderia dar-lhe «um contrato sensacional, o melhor que ele já teve, que lhe permite viver graças a ele» ...como teve na SIC. Mas a TVI faria o que pudesse!

    ResponderEliminar
  7. É do tipo de pessoas que já passou há história. Tanto o Camilo de Oliveira como o Herman José deram dinheiro e audiências no passado, mas agora, um reformou-se e o outro dá 10% de share à RTP.

    Mas este tipo de entrevistas é aquele em que se começa a ler e nem chegamos a terminar. Bastou de ler conversas destas que nem mereciam espaço em revistas!

    Ninguém aqui deixa de respeitar pessoas honradas como o Camilo ou o Herman, mas eles próprios não sabem agradecer. Então deu-se mal com o programa? Sim, mas porque não rescindiu o contrato? Claro, dava dinheiro, e deu mesmo muito pouco dinheiro, tão pouco que ele ainda hoje vive à custa de um contrato que terminou em 2009!

    Enfim...

    ResponderEliminar
  8. É por isso que a Sic nunca vai conseguir ter as maiores estrelas portuguesas na área da representação...

    Quanto ao João Rodrigo disse esta frase:
    "este é outro, tal como o Herman, estão na lama e querem protagonismo a dizer mal de quem lhe deu dinheiro para viverem até hoje sem precisarem de trabalhar"

    Peço desculpa ou é inculto ou está de má fé. Além do Herman ter o programa na RTP1 tem espectáculos praticamente todos os fins de semana que lhe devem dar bom dinheiro.
    Aconselho-o a ir ver um espectáculo do Herman ao Vivo, acredite que vai ficar surpreendido... Fui há dias a um (um teatro gigante a abarrotar)e foi aplaudido de pé durante vários minutos... Ele sozinho em palco faz um espectáculo fantástico. Mesmo fantástico.
    Acredite que se fosse americano era dos mais famosos a nível mundial.. Não precisa da Sic para nada... lamento.

    ResponderEliminar
  9. Enfim, ainda voces falam da forma como os fans da TVI criticam a Julia?! Pois claro, ela FAZ o mesmo! Se não fosse a TVI, quem e a queria hoje? Mas mesmo assim critica.

    Lá porque o Camilo saiu da SIC, e agora criticam-no só porque, muito provavelmente, disse uma verdade ou duas.

    "Ele ainda não percebeu que avançou tanto na idade, que os papéis de «sedutor» já não ligavam com ele! Soavam mesmo a ridículo!"

    Oh Maria A. o que voce tem é inveja da fama que tem/teve ao logo dos anos. Tomara voce ser tao famoso como ele! Se perguntar a alguem quem e o Camilo toda a gente lhe responde que era o senhor que fazia rir muita gente!

    Se lhe perguntarem que e a Maria A. - ????? Quem ?????

    O Camilo até nem pode representar mais ou ter um programa de renome mas pelo menos não está na estação que se sentia mal (SIC).

    ResponderEliminar
  10. Oh maria vai mas é comentar as audiencias..

    So comentas quando te convem

    ResponderEliminar
  11. Lembro aqui que tanto o Herman José como o Camilo de Oliveira têm uma carreira irrepreensível repleta de sucessos que nenhum actor ou apresentador actual da sic jamais conseguirá alcançar. Na RTP ambos foram reis em tempos diferentes.
    Dito isto, acrescento que nunca gostei do tipo de humor do Camilo de Oliveira, apesar de reconhecer o seu talento como actor.
    O Herman teve um período genial na RTP e depois na SIC na companhia da sua trupe de eleição que incluiu alguns dos melhores actores portugueses como Maria Vieira, Ana Bola, Maria Rueff, Joaquim Monchique, Vítor de Sousa, Lídia Franco, José Pedro Gomes, São José Lapa, Nuno Melo e Nuno Lopes. Hoje, sem a preciosa ajuda dos grandes nomes que o acompanharam no passado, o Herman é apenas uma sombra de si próprio, um narcisista insuportável e cínico que o povo português não suporta como nos mostram as suas miseráveis audiências.

    ResponderEliminar
  12. Só digo uma coisa: as pessoas têm de saber quando o seu tempo acabou. E o Camilo aos 65 reformava-se...

    ResponderEliminar
  13. Hugo Santos,

    eu sei disso tudo que referiu...

    Quando eu disse "sem trabalhar" foi uma forma de expressão, pois tanto o Camilo como o Herman já ganharam muito dinheiro com a televisão, e aposto que foi a SIC a que lhes deu mais...

    E não me venha dizer que o Herman está na RTP1... E que tem um programa... Sim está, sim tem, mas atualmente quem se interessa por ele? Já viu as audiências do programa dele? E foi para a RTP1 porque mais ninguém o quis... Depois da SIC o Herman foi para a TVI e fez um programa "Nasci para Cantar" que foi um completo fracasso. E a TVI despachou-o logo! Restou encostar-se à RTP1, a dizer que era a casa dele... Pois como é pago com o dinheiro dos portugueses é sempre mais fácil ter emprego do que num canal privado.

    Quanto ao Camilo, acho que não precisava de vir dizer isto. Só lhe fica mal a ele... Lembro que foi a SIC que lhe fez uma homenagem, numa Gala em Horário Nobre, apresentada pela Fátima Lopes na altura... E aí ele não reclamou, estava lá todo feliz e pimpão, porque estava a "mamar na teta da SIC". Agora que está ultrapassado, vem tentar denegrir a SIC.

    O Camilo vai-se... E a SIC continua...

    ResponderEliminar
  14. German Hall, desculpe, mas vai uma grande confusão na sua cabeça!

    Eu tenho inveja de quem? Que disparate!
    Como eu tive ocasião de dizer, o Camilo de Oliveira foi um valor no passado! Ninguém o nega!
    Mas foi no passado! Aos oitenta e tais anos...é uma boa idade para se reformar!

    O seu género de representação, o tal estilo «revisteiro« passou de moda...e era ridículo vê-lo a desempenhar papéis
    que não se adequavam à sua idade!
    «Era o senhor que fazia rir muita gente» diz o Germain Hall.

    Tem razão: Era! Pertence ao passado!
    Mas já não é!

    Quem é a Maria A.? E o senhor, sabe quem é?
    Essa da «inveja» é que me fez rir a bandeiras despegadas!

    Se o Camilo não está na «estação em que se sentia mal», é porque essa mesma estação não se sentiu obrigada a continuar a pagar «contratos sensacionais, que até davam para ele viver a vida toda».

    Mas volto a lembrar: o Camilo de Oliveira está disponível. A TVI acaba de perder montes de profissionais, que a trocam sem olhar para trás. É uma boa altura para o contratar, com a sua «carreira irrepreensível, repleta de sucessos».

    Quando o Herman saíu da SIC, a criticar quem também lhe encheu os bolsos...a TVI fez uma curta experiência de poucos meses com ele...para não lhe renovar logo o contrato.

    Que contrate agora o Camilo de Oliveira, já que essa é a vontade dos seus fãs!

    Que falta de transparência!

    ResponderEliminar
  15. Anónimo das 21:49, eu não comento as audiências quando me convém! Eu comento-as...quando QUERO!

    Ou está encarregado de fiscalizar o meu tempo?
    A mim não me convém nada, já que as audiências NÃO CONTRIBUEM EM NADA PARA A MINHA FELICIDADE!

    O Anónimo é que parece ficar muito perturbado por ver a sua TVI a cair...e reconhecer que há um novo líder há já 8 meses! É muito tempo!E com a particularidade de esse mesmo líder, o CABO\OUTROS, levar na bagagem o maior contributo dos temáticos da SIC: a líder SIc NOtícias, a SIC Mulher e a SIC Radical, a esmagar a concorrência, que não conseguiu esse feito!

    Mudam-se os tempos...mudam-se as vontades!

    ResponderEliminar
  16. João basicamente o Camilo diz isto porque está magoado de como a Sic o tratou... quanto às palavras dele percebeu mal pois quando disse que pagavam mal aos actores estava a referir-se à equipa que trabalhou com ele. Certamente queria outros actores que a Sic não quis pagar... E é nisto que está o grande problema da Sic, os grandes actores, aqueles mais conhecidos custam dinheiro. é preciso investir pois são esses que trazem audiências e não os novatos ou aqueles mais velhos armados em estrelas, mas que ao pé dos grandes actores da TVI são quase insignificantes em termos de reconhecimento...
    Quanto ao Herman ele está a fazer aquilo por gosto. Para o que ele pode e sabe é um programa fraco, até porque tem baixo orçamento certamente... Falta também a magia do directo e ser passado a horas decentes. Mas continua o meu conselho, se puder vá ver um espectáculo dele ao vivo " One (Her)man Show. Abraço

    ResponderEliminar
  17. Não Maria A. não sei, mas tb n tenho prazer nenhum de a conhecer.

    E lá está ela com o lider de 200 e tal canais, olhe que esse "lider" esteve no mes passado a 0.2 da tvi e esta semana perdeu 4 dias, imagine para quem (TVI!).

    TVI so tem um canal no cabo e olhe que a SIC Noticias ja esteve mais longe de perder a sua liderança, pois é, os tempos estao a mudar e a concorrencia a revelar-se cada vez mais forte.

    Se fosse a si dava uma vista de olhos na AXN, está a revelar-se perigosa!

    Ah, esqueceu-se da SIC K, pois o flop e grande, eu sei! SIC Radical? Aparece la uma vez ou duas de vez em quando!

    ResponderEliminar
  18. O Camilo de Oliveira não merece comentários....assim como o Herman...eles já deram o que tinham a dar! O povo quer pessoas novas...porque os tempos mudam!Estamos noutros tempos meus senhores!

    ResponderEliminar
  19. Hugo, eu já assisti a um espectáculo do Herman, e gostei, aliás eu adorava ver o "Herman SIC"!

    Quanto ao Camilo, acho que foi lamentável...

    ResponderEliminar
  20. German Hall, igualmente! Também não teria prazer em conhecê-lo!

    Exactamente! No mês passado a TVI ainda conseguiu ficar a 0,2% do líder.
    Mas passado apenas um mês, a diferença já aumentou para 7 vezes mais. Acha pouco? A diferença aumenta quase à velocidade da luz!

    Cada dia que passa, o público manda a TVI às urtigas!

    O CABO é um dos 5 competidores, na luta diária das audiências...e alcançou a liderança a pulso!
    É ele que completa os 100% de espectadores, no universo das audiências.
    Não adianta querer reduzir os competidores apenas a 4 generalistas( sem Cabo). Ñão representariam os 100% no total de espectadores.
    Eliminar o vencedor? Coisa ridicula!

    Quanto aos canais da SIC no Cabo, que dão à SIC a maior fatia, como já disse, não lhe cairam do céu aos trambolhões!

    A SIC conseguiu uma coisa...que nem a RTP nem a TVI conseguiram: criar um universo no Cabo.
    Mérito da SIC, meu caro!

    A SIC Notícias é líder há 11 anos! Ninguém conseguiu ainda ultrapassá-la! Ameaças? É natural! Mas mantém a liderança, aliás, caso único no mundo em que um canal de notícias se mantém líder.

    Sobre a SIC K...por acaso sabe que é um canal para crianças?
    Sabe que a natalidade está a diminuir...e cada vez há menos crianças?
    Um canal só para crianças...nunca poderia bater-se em número com um canal para adultos!
    Mas apesar disso, lamento desiludi-lo, pois segundo o Jornal de Negócios o tal canal para crianças subiu 0,3% em relação ao mês anterior.
    Aliás, «todo o universo da SIC no Cabo, no qual se inclui a SIC, a SIC Notícias, a SIC Mulher, a SIC Radical e a SIC K, foram os únicos que registaram uma subida, face ao mês anterior e terminaram o 1º mês de 2012 com uma média de 26,9» - diz o JOrnal de Negócios.
    Aliás, esta crónica já apareceu aqui no Blog.
    http:\\www.jornaldenegociptos.

    ResponderEliminar
  21. Muito bem :) Ainda bem que gostou.
    O Herman Sic agora é incomportável para as tvs, devia ter um grande orçamento... Mas também gostava (à excepção dos Alexandrinos, pombas giras e etc..)

    ResponderEliminar
  22. Hugo,

    obviamente o "Herman SIC" era um programa de grande orçamento, e para mais era semanal, o que dificulta hoje em dia... Mas nos seus finais já não teria muito orçamento, pois já não se viam convidados internacionais, cantores internacionais... Era tudo "da casa" (Portugal).

    Hugo foi precisamente quando o programa começou com esse tipo de coisas que começou a sua morte... Era bruxos... Travestis a cantar... Strepteases M/F... Ou seja, aos olhos dos espectadores perdeu dignidade e credibilidade, talvez também devido a falta de orçamento para melhor...

    Hugo se quiser pode enviar o seu email num comentário à parte que não será aceite, e poderá falar comigo sobre os assuntos.

    ResponderEliminar