domingo, 19 de fevereiro de 2012

REVOLUÇÃO NAS AUDIÊNCIAS ABALA MERCADO TELEVISIVO (um exclusivo Mais TVI)


O Governo mobiliza, de 4 em 4 anos, um concurso público para determinar qual será a empresa responsável pela medição das audiências de televisão e rádio nos 4 anos seguintes. Desde 1998 que tais dados eram assegurados pela Marktest. Sozinha no mercado, com métodos obsoletos e uma descontracção já típica de quem não tem concorrência, muitos são os que desconfiam dos valores pouco claros dados pela empresa ainda neste momento em vigor. A chegada a Portugal de uma nova empresa medidora de audiências, a GFK, prometia agitar o mercado televisivo. No concurso público, o ano passado, com a melhor e mais confiável performance, tecnologia e transparência, os métodos obsoletos da Marktest seriam deixados para trás e sem margem para dúvidas a GFK seria a escolhida pelo Governo para assegurar a medição das audiências nos próximos 4 anos.
Ficou acordado que a GFK entraria em vigor a 1 de Janeiro de 2012, substituindo a Marktest, mas por duas vezes houve um adiamento por razões pouco claras, a pedido do director geral da TVI e da SIC. A GFK e as empresas publicitárias (estas ultimas, as mais interessadas numa medição correcta) garantem que confiam totalmente nas novas medições, mas os canais generalistas não estão a gostar dos valores, embora muitos os considerem os valores reais. Ao que o Mais TVI conseguiu apurar, 1 de Março é a nova data para a entrada em vigor da empresa GFK, e não poderão ser feitos mais adiamentos.
Vale salientar que esta nova empresa utiliza o método audio matching, tecnologia de renome utilizada em muitos outros países para assegurar uma rigorosa medição ao segundo, do espectro analógico, digital e cabo em todo o território, que não se baseia numa amostra da população mas sim na totalidade dos espectadores. Já a Marktest, utiliza um método pouco transparente: uma amostra de dez mil lares que possuem uma box que envia os dados para a sede (e que nada garante que seja totalmente utilizada pois em cada casa só uma TV tem essa box).
Segundo o que uma investigação exclusiva do Mais TVI apurou, a tabela que se segue representa o top de canais mais vistos num dia, segundo a GFK. Vale salientar que não se tratam de valores oficiais, contudo, é um forte rumor que caiu na internet no dia 17 de Fevereiro, 13 dias antes da entrada em vigor da nova empresa. Valores, no mínimo, controversos, muito diferentes dos que a Marktest nos tem vindo a dar e com o poder de mudar radicalmente a televisão generalista. Algo irá mudar se estes valores forem confirmados e se tornarem oficiais dia 1 de Março.
M. R.
Um agradecimento ao blog mais tvi por este exclusivo em 1ª mão

21 comentários:

  1. Querem ver que as "baixas" audiências da SIC eram mentira? :O

    ResponderEliminar
  2. Sabe-se que o canal mais visto é a TVI, não só pelas audiencias, mas sim pelo o que se fala na rua.

    ResponderEliminar
  3. O Anónimo das 12:16 tem razão! Isto anda aqui muito "dinheiro por baixo da mesa"! Tudo forjado e tudo falso! Só rezo que isso do dia 1 de Março seja mesmo verdade!

    Eu próprio já o tinha dito aqui, pois quando vou às tabelas de audiências disponibilizadas aqui, diz lá sempre Universo: 10.000 (ou algo assim!)

    O nosso país tem 10 milhões de portugueses! Pelo menos 6 deles têm televisão! Afinal?! Enfim -.- GFK, com urgência!

    ResponderEliminar
  4. "Sabe-se que o canal mais visto é a TVI, não só pelas audiencias, mas sim pelo o que se fala na rua."

    NA TUA RUA MORAM 10 MILHÕES DE PESSOAS?!?!?!

    ResponderEliminar
  5. REZA ,PEDRO,MAS REZA SENTADO...
    DE JOELHOS..CANSAS TE!

    ResponderEliminar
  6. João Rodrigo, quando é que faz uma rubrica sobre o FLOP Dr. preciso de ajuda(não, não me enganei no nome).

    Esse programa faz resultados vergonhosos e foram gravados IMENSOS episódios.

    Até à Verdade que até era um programa diferente a fazer excelentes audiências.
    Eu que não gosto da Rita via

    ResponderEliminar
  7. Só para clarificar uma coisinha...todas as audiências em TODOS os países são medidas com base em amostras!!!

    A GFK não é excepção, aliás um dos motivos para os sucessivos adiamentos foi exactamente esse. Ainda não estava completa a amostra.

    O método de medição é que é diferente, por audiomatching e não pela tradicional box...

    Informem-se melhor primeiro!!!!

    ResponderEliminar
  8. Anónimo das 13:10, BOA RESPOSTA!!
    Agora as audiências são as vistas na RUA DO ANÓNIMO DAS 12:42! Deve ser uma rua muito célebre!

    Será que mora lá a Marktest? Ou 10 milhões de pessoas?

    Para defender a TVI da baixa das audiências...diz-se cada barbaridade!

    A entrada da GfK, com a moderníssima AUDIO MATCHING, que mede as audiências ao segundo, e vai abranger a totalidade dos espectadores, e não uma pequena amostra...é que vamos ver como serão as coisas!

    ResponderEliminar
  9. O método AUDIO MATCHING, que vem modificar muita coisa!
    Basta dizer que poderão ser contabilizados programas, alguns dias depois da sua gravação, pois o método pode distinguir o canal que o emite!

    Na verdade, muitas vezes o espectador tem interesse num programa, que não pode ver nesse momento, por várias razões.

    Ao vê-lo depois de gravado, está tanto a vê-lo, como se fosse no próprio momento!

    ResponderEliminar
  10. Anónimo das 14:39, só resta saber quem é que tem que rezar...SENTADO!

    ResponderEliminar
  11. Anónimo das 15:38...chiiiiiiiiiiiu.........

    Os flops da TVI enervam os seus fãs!
    Eles gostam de os ver bem escondidinhos!

    ResponderEliminar
  12. Oh Maria! Vaite tratar! João Rodrigo deixe de publicar os comentarios da maria para ela parar de envergonhar a minha sic! O cabo não é um canal sua burra!

    ResponderEliminar
  13. Maria A. disse:
    19 de Fevereiro de 2012 16:36

    O método AUDIO MATCHING, que vem modificar muita coisa!
    Basta dizer que poderão ser contabilizados programas, alguns dias depois da sua gravação, pois o método pode distinguir o canal que o emite!

    Na verdade, muitas vezes o espectador tem interesse num programa, que não pode ver nesse momento, por várias razões.

    Ao vê-lo depois de gravado, está tanto a vê-lo, como se fosse no próprio momento!


    PROGRAMAS GRAVADOS NÃO DEVEM SER CONTABILIZADOS POR VÁRIA RAZÕES.

    1º O MERCADO PUBLICITÁRIO PAGA AOS CANAIS PARA AS PESSOAS VEREM PUBLICIDADE ENTRE/NO MEIO DOS PROGRAMAS, NÃO PAGA PARA AS PESSOAS VEREM O DITO PROGRAMA, HAVENDO ALGUMAS EXCEPÇÕES.

    2º EU POSSO GRAVAR UM PROGRAMA E VÊ-LO DIAS, MESES DEPOIS, EXISTE PUBLICIDADE COM "PRAZO DE VALIDADE"

    E 3º E MAIS IMPORTANTE, QUANDO EU VEJO UM PROGRAMA QUE GRAVEI, A PRIMEIRA COISA QUE FAÇO, É PASSAR A PUBLICIDADE À FRENTE.
    QUANTAS PESSOAS TÊM PACIÊNCIA PARA VEREM 15/20 MINUTOS DE PUB, QUANDO TÊM OPÇÃO DE NÃO VEREM?!?!

    ResponderEliminar
  14. Isto é tudo muito bonito, mas continuam a ser a mesmas 1000 pessoas do estudo que já era feito pela Mediamonitor -.-'

    Isso sim é que deveria de ser mudado.... deviam de ser pelo menos 10.000 "cobaias" para o estudo!!

    ResponderEliminar
  15. Anónimo das 20:27, burra é a sua tia!

    O CABO, tenha as características que tiver, ( há alguma lei que diga que tem que ser um canal, ou transgrediu alguma regra, para ser eliminado de uma luta, onde até é o mais forte?)...é um concorrente na luta diária das audiências!
    Um concorrente tão forte, que arrasa a sua TVI, deixando-a a léguas, como ontem, por exemplo, que a atirou quase para 8% de distância...e consegue deixar as cabeças dos Anónimos das 0:27 à roda!

    Acha que fazer 22% de audiência...é de líder? E perder todos os dias e todos os meses...é de líder?
    HÁ uma luta entre 5: as 4 GENERALISTAS sem Cabo...e o CABO, numa relação de 100%!
    Não é uma luta só entre GENERALISTAS- DIZ A mARKTEST, ATÉ AGORA A ÚNICA MEDIDORA DE AUDIÊNCIAS.

    Repare numa coisa: em qualquer processo, basta haver discordância num ponto...para o mesmo processo perder a validade! É de lei!
    Eu explico melhor: ou há concordância em todo o processo da medição de audiências...ou deixam de ser credíveis as audiências!

    Ora não me pareceu vê-lo duvidar, enquanto a TVI liderou( até Junho de 2011), sem o Cabo a roubar-lhe a liderança!

    A TVI perdeu a liderança, baixando cada vez mais, vencida pelo Cabo( que nenhuma lei obriga a ser canal)...e logo surgem dúvidas? Então está a pôr em jogo todos os outros resultados da Marktest... principalmente as audiências da TVI até à perda da liderança!
    Não acha?
    Num processo, ou se acredita nele na totalidade...ou deixa de valer!
    Só acredita no que lhe convém? Acredite ou não...isso ñão é arbitrário, ou melhor, não se pode acreditar só no que quiser!
    Há um mapa diário das audiências...e uma única verdade!

    Resumindo: ou acredita em tudo o que a Marktest apresenta...ou NÃO ACREDITA EM NADA! Certo?

    ResponderEliminar
  16. Está enganado, Anónimo das 22:04.
    O número de lares subiu, acho que para 1 100, mas há uma maior cobertura, devido ao AUDIO MATCHING . E há uma leitura ao minuto!

    ResponderEliminar
  17. A maria nao pode deixar de comentar...eu quero continuar a rir me....sem palhaco nao ha circo....pensem nisso! Maria alucinada....o blog esta contigo!

    ResponderEliminar
  18. Ó maria, quando vou a algum lado só ouço falar do novo programa da TVI, e eu não estou só na minha rua, vou jantar fora, falasse da TVI...e etc.
    E já agora vocês que acham que com GFK, a sic vai ser mesmo líder não se iludam:
    Desde sempre que o método de medição de audiências utilizado foi o da markest, e com este a sic também liderou, mas depois a liderança passou para a TVI, com a GFK, a liderança da TVI vai ficar ainda mais clara,

    ResponderEliminar
  19. Pedro ponte, tenho pena de si, está tão desesperado por causa da sic não liderar que até reza para que lidere. não se enterre

    ResponderEliminar
  20. Quem está desesperado, Anónimo das 20:44?
    Não me parece que seja o Pedro Ponte!

    Anónimo das 20:40, as audiências não são medidas ONDE O ANÓNIMO VAI JANTAR OU NO LADO ONDE VAI O ANÓNIMO!
    Há processos de medição de audiências...que não têm nada a ver por onde o Anónimo anda!

    Pois por ironia, os restaurantes e cafés onde entro...têm sempre ligada a SIC Notícias, ou a SIC!
    Raramente vejo ligada a TVI!

    ResponderEliminar