segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Especial: SIC 20 Anos

Boa Noite! Seja bem-vindo ao "SIC 20 Crescemos Juntos!"
No ano em que a SIC comemora os seus 20 anos de existência, e tal como a estação o está a fazer nos programas "Querida Júlia", "Boa Tarde", "É-Especial" e "Gosto Disto!", também aqui no SIC Blog será relembrada a programação da SIC ao longo destes 20 anos que... "Crescemos Juntos!".
O programa "Chuva de Estrelas" surgiu no dia 1 de Outubro de 1993, no 1º canal privado de televisão em Portugal, a SIC, aproveitando o sucesso de um formato já existente no estrangeiro. O “Chuva de Estrelas” foi um concurso de grande popularidade, emitido pela SIC entre 1993 e 2000, que teve várias edições.
O formato consistia em vários concorrentes anónimos que interpretavam canções famosas, e passavam por uma mudança de visual para ficarem “iguais” aos cantores originais que iriam interpretar. Aquele que se aproximasse mais da realidade, vencia o concurso. Aos concorrentes, cabia imitar a voz e a imagem do cantor escolhido e depois era avaliado por um júri composto por três elementos. Cada sessão do "Chuva de Estrelas" era uma eliminatória, e depois o concurso prosseguia com oitavos de final, quartos de final, meia-final e final. As finais tiveram lugar no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, e serviram para revelar alguns jovens que se tornaram cantores consagrados, como por exemplo Sara Tavares que imitou Whitney Houston. Carlos Bruno, outro dos concorrentes que ficou célebre, imitou o vocalista do grupo norte-americano R.E.M. e ganhou a final internacional do "Chuva de Estrelas" que teve lugar em 1998 na Holanda. Os vencedores das finais do concurso passaram a ser escolhidos mediante a votação do público a partir da terceira edição.  
Na primeira edição do “Chuva de Estrelas” concorreram Sara Tavares, Paula Morais Sá, João Paulo Campos, Maria Vitória Pedro, Luís Alberto Silveiro, Florentina Beijinha, Hélder Gonçalo, Ana Cristina Barbosa, Vânia Fernandes, Maria Jacinta Ramos, Laura Rodrigues e Víctor Silva, Luís Fortes.
“Chuva de Estrelas” não só lançou cantores como também apresentadores. A apresentação da primeira edição do concurso coube a Catarina Furtado, que se lançou como uma das principais estrelas da televisão portuguesa. Depois de Catarina Furtado, também deram a cara pelo programa José Nuno Martins e Bárbara Guimarães, ela que foi a última apresentadora do “Chuva” na SIC.
A produtora Endemol foi a responsável pela versão portuguesa deste programa, criado com a intenção de fazer concorrência ao "Festival RTP da Canção". Alguns dos participantes vieram a distinguir-se posteriormente no panorama musical português, sendo os principais exemplos Sara Tavares e João Pedro Pais.
O formato alcançou imediatamente um grande êxito e foi o primeiro programa da SIC a liderar a tabela de audiências a nível nacional. Foi com "Chuva de Estrelas" que a SIC começou a superar a RTP como canal mais visto em Portugal.
Em 2008, a SIC realizou uma Gala especial com alguns dos participantes e outros nomes ligados à estação.

Vencedores do “Chuva de Estrelas”:
1994 - Sara Tavares - Whitney Houston - One Moment In Time
1995 - Inês Santos - Sinead O'Connor - Nothing Compares 2 U
1996 - Rui Faria SantosElton John - Can You Feel The Love Tonight
1997 - Jessi LealKate Bush - Wuthering Heights
1998 - Carlos BrunoREM - Everybody Hurts [vencedor da final europeia]
1999 - Ricardo Sousa & Sandra GodinhoMeat Loaf - Paradise By The Dashboard Light
2000 - Nádia SousaEdith Piaf - Non Je Ne Regrette Rien

2 comentários:

  1. A SIC este ano deveria apostar em
    Big Show SIC 2012
    Chuva de Estrelas
    Estes programas deveriam ter com apresentadores João Baião e Catarina Furtado pois com estas apostas a SIC fari sucesso e até poderia regresar ao velhos tempos.

    ResponderEliminar
  2. 06h00 - Sic Noticias;
    08h15 - Querido Mudei a Casa;
    09h10 - As Cartas da Maya - O Grande Dilema;
    10h15 - Querida Julia;
    13h50 - Primeiro Jornal; (1)
    14h00 - Senhora Do Destino; (2)
    14h50 - Roda da Sorte; (3)
    16h10 - Boa Tarde;
    18h20 - Cordel Encantado; (4)
    19h20 - Morde e Assopra;
    20h00 - Jornal da Noite; (5)
    20h50 - Fina Estampa; (6)
    21h45 - Gosto Disto;
    22h35 - Rosa Fogo;
    23h20 - Insensato Coração;
    00h00 - Ultimo Jornal

    1 e 5 - A SIC precisa urgentemente de reduzir os seus blocos informativos, nem que durante o período da manha e da tarde esteja um bloco de apenas 15 minutos ( por exemplo 1 entre o Querida Julia e outro entre Boa Tarde e Cordel Encantado),penso que a SIC tem mesmo de marcar a diferença.

    2 - Penso que a novela atual em reposição (Perfeito Coração) nunca deveria ter ocupado o lugar deixado por Alma Gémea, penso que este horário e marcado por novelas de reposição mais antigas e não tão frescas...lembram-se que este período a SIC lidera sempre..só que estragou tudo ao colocar Perfeito Coração, penso que agora a Sic para remediar o erro que fez tem que apostar numa boa reposição e eu sugiro SENHORA DO DESTINO...OU ( Páginas da Vida).

    3- Como disse em cima a SIC tem que marcar a diferença...e aqui está um bom programa para este horário, um programa divertido e que de certeza iria trazer ótimos resultados.

    4- Uma coisa que a SIC perdeu foi também em retirar a tais famosas novelas das 18h e 19h..se a SIC continuasse sempre com esta estrategia não estaria assim, portanto sugiro para voltar a esses tempos ( novelas das 18h e 19h) a estreia de CORDEL ENCANTADO, com certeza a SIC iria ter outros encantos neste horário.

    6 - FINA ESTAMPA para mim tem que estrear o mais rápido possível, a SIC tem que aproveitar o período de fragilidade que a TVI tem nesse horário com a novela DOCE TENTAÇÃO que apesar de ser líder ( nem sempre), e estrear no horário que mencionei, iria trazer a tal diferença em ter uma novela ás 20h50 e reduzia o Jornal da Noite.

    Penso que a minha opinião vai haver pessoas que gostam, mas outras que vão detestar...

    Mas agora quero ver as vossas criticas

    COMENTEM...( DEEM AS VOSSAS MODIFICAÇÕES NA MINHA GRELHA)

    ResponderEliminar