domingo, 19 de fevereiro de 2012

SIC aprova a nova medição de audiências da GFK... Mas RTP e TVI estão contra!


Após o adiamento desde o ínicio do ano, parece ser mesmo dia 1 de Março que o novo sistema de medição de audiências começa a funcionar. No entanto, e numa altura em que a GFK, a empresa que passará a ter essa responsabilidade, realiza os decisivos testes, TVI e RTP votaram contra o novo sistema, devido as dúvidas quanto à representatividade do painel e à fiabilidade do novo método.

É já no próximo dia 1 de Março que o sistema de medição de audiências televisivas vai passar a ser executado pela GFK. Segundo o jornal Expresso, a decisão foi tomada na passada segunda-feira pela Comissão de Análise de Estudo de Meios (CAEM), após a aprovação nas secções de anunciantes, de agências e de meios.

Contudo, se a ZON, PT e SIC (da qual Luís Marques, director-geral da estação faz parte da CAEM) deram o seu apoio, a RTP e a TVI votaram contra, mas o sistema vai mesmo avançar. No caso de os resultados gerados na fase de testes conseguirem uma avaliação positiva e forem validados pelo conselho técnico e pela direcção da CAEM, a GFK começará a prestar formalmente ao mercado o serviço de medição de audiências a partir de 1 de Março. Contactado pelo Expresso, Fernando Cruz, director-executivo da CAEM, remeteu a decisão final para “os últimos dias de fevereiro”.

Segundo aquilo que investigou o referido jornal, os votos contra da RTP e TVI estão relacionados com as dúvidas quanto à representatividade do painel de 1100 lares instalado pela GFK e quanto à fiabilidade do sistema de audio matching. No primeiro caso por entenderem que o painel de lares não é representativo do país e no segundo caso por a nova tecnologia da GFK não estar a conseguir identificar os sinais sonoros de todos os 150 canais incluídos na medição de audiências.

Perante o avanço da mudança, as duas estações estão a ponderar impugnarem o arranque oficial da medição de audiências pela GFK.

Apesar de todas as críticas, António Salvador, diretor-geral da GFK, garantiu que o painel e o sistema “não têm problemas” e que irão “melhorar de mês para mês”, desvalorizando, assim, as críticas recebidas.

Fantastic

5 comentários:

  1. Eu acho este tipo de medição obsoleta (por amostra de 1100 lares), agora com a TDT e com as pessoas que têm televisão por cabo, já deveria haver condições para se ter umas audiências credíveis e muito mais rigorosas. Não estou a querer dizer com isto que a SIC ganharia com as novas medições, não sei.
    Agora pergunto-me, como é que se asseguram que as pessoas que têm a box de medição de audiências na sua casa, a utilizam correctamente? Acham mesmo que sempre que querem ver TV estão ali a por a idade, o sexo, etc??? Ao pensar nisto acho que as audiências estão desfasadas da realidade. Mas isto sou eu que digo ...

    ResponderEliminar
  2. Sim tem razão anónimo das 11:53 realmente era mais fácil que houvesse um chip incorporado em cada televisão do pai´s...ai não havia duvidas!

    ResponderEliminar
  3. Anónimo das 11:53, é absoleta com 1 100 lares! Mas não era com apenas 1 000!

    Essas perguntas poderiam ser feitas ...em relação a ambos os métodos! Por que não?

    A TDT não dá direito ao Cabo!

    Não entendo a aflição da TVI!

    Quem não deve não teme!

    A SIC parece estar de consciência tranquila!

    Temos que acreditar!

    ResponderEliminar
  4. A amostra das Audiências feita pela Marktest Audimetria, está correcta com 1100 lares. A Marktest até tem mais lares disponíveis mas para o estudo seleciona este nº de 1100.Julgo que nenhum dos canais está aflito com o futuro das audiências, mas o orgão que está a regular o concurso (CAEM), não está a ser transparente nem isento, pois tem vindo a beneficiar a GFK (que não consegue nem vai conseguir apresentar resultados credíveis).A Marktest está a ser prejudicada como concorrente deste concurso público cheio de irregularidades e que devia ser impugnado e anulado.

    ResponderEliminar
  5. Visto algumas pessoas não perceberem a TDT e apenas um conversor de sinal .... Deviam era parar com o monopólio de um mercado de 350 milhões de euros estar sempre a mercê dos mesmos ... também quero o meu bocado e vocês ?
    Sabiam que somos nós através dos nossos impostos que pagamos estes tipos de serviços ... direta ou indiretamente !
    A SIC está de consciência tranquila porque tem um dos seus dirigentes na CAEM .... enfim ... As audiências são manipuladas consoante o universo de amostragem que é usado para favorecer determinado objetivo ... durante o jogo de Guimarães - Benfica, aonde o Guimarães ganha por 4-0 a GFK indica que por 20 minutos houve 0 (zero) telespectadores ... desmaiaram todos com o resultado ou faltou a luz ? :)
    A ZON e a MEO como fornecedores de serviço contabilizam o que interessa que é o número de clientes para os serviços premium e não premium. No fundo as 3 grandes estações de televisão em Portugal - RTP,TVI votam contra, contra um sistema que já provou ter faltas e a SIC a favor por ter um elemento que integra a CAEM ...
    Como tudo neste País ... não há transparência.

    ResponderEliminar