quinta-feira, 29 de março de 2012

C.A.E.M. ESTRANHA DECISÃO DA TVI

medição de audiências da GfK provoca polémica
"A direcção da CAEM estranha esta decisão extemporânea da TVI antes de qualquer discussão nos órgãos onde, até agora, todas as decisões foram tomadas, por maioria ou unanimidade".
Foi desta forma que, em comunicado enviado ao mercado, a Comissão de Análise de Estudos de Meios reagiu à carta enviada pela TVI em que a estação comunica a sua decisão de "não reconhecer a validade dos dados produzidos pelo painel da GfK".
As dúvidas foram também manifestadas publicamente pela administradora-delegada da Media Capital, grupo que controla a TVI, Rosa Cullell Muniesa, que diz que a estação vai contactar a Marktest para ser, dado o painel mostre fiabilidade, ser a fornecedora dos dados de audiências de televisão.
No mesmo comunicado a CAEM explica a surpresa com a decisão da estação. "A entrada em funcionamento do painel GfK no dia 1 de março mereceu o voto favorável da TVI, assim como de todos os outros associados da CAEM".
Contudo, as declarações da administradora-delegada, mostram que o desconforto da estação de Queluz não era de agora. "Em fevereiro, dissemos à GfK e aos associados da Comissão de Análise de Estudos dos Meios [CAEM] que o sistema não estava a funcionar e precisava de mais tempo para estabilizar. Ficou a promessa de que isso iria mudar no mês de março. Mas chegámos ao fim do mês e temos um sistema igual ou pior", disse.
Face a esta posição da TVI - que se junta ao coro de protestos da RTP - a CAEM "remeteu este assunto ao seu gabinete jurídico, para a avaliação das consequências contratuais deste decisão" e vai convocar uma reunião com os associados do comité de televisão para o início da próxima semana.
Fonte: Dinheiro Vivo

4 comentários:

  1. Relembro que no 1º dia de medição das audiências pela GFK, a TVI foi líder entre as 3 generalistas, e fez uma reportagem no seu "Jornal das 8" a elogiar a GFK e a gabar-se que com a nova medidora, continuava líder das audiências.

    ResponderEliminar
  2. pois meu caro joao,elogiou sim,as audiências estavam dentro do normal, só que, como que por magia e tendo ambos os canais os mesmos programas,volvida uma semana tudo se altera e a sic sobe bastante e a tvi desce...para não falar da rtp que desde o inicio da gfk tem feito audiências miseráveis!
    essa sim,a verdadeira penalizada deste "roubo de sacristia"
    acredito que o seu fanatismo nao o deixe ver o óbvio..ainda se a sic tivesse estriado programas novos?
    mas não,com os mesmos programas que tinha antes,na primeira semana da gfk fazia uns números,depois começou a fazer outros..
    mas você quer enganar ,quem?
    só mesmo os fanáticos..
    o que essa mariazinha deve estar aflita!?
    estava a ver o caminho facilitado para a sic..
    seja menos tendencioso e como administrador não devia lançar estas farpas.. só servem para despontar muita polémica aqui no blog!
    deixe o seu fanatismo de lado.. isenção recomenda se...

    ResponderEliminar
  3. Anónimo, e se usasse a educação que devia ter recebido no berço? Lamento se não a recebeu, mas nunca é tarde para isso!
    Nem sequer merece que o Administrador lhe responda!
    Olhe que o Administrador tem bagagem para si...e muito mais!
    Só que acho mal empregado o tempo a responder-lhe!

    My God! Como pode falar de fanatismo? O Anónimo transpira fanatismo por todos os poros!

    Pensa que a TVI resolveu o assunto, com esta tomada de posíção à margem da lei?

    Uma pergunta: para que servem as audiências?
    Eu respondo: para atrair investidores! É o único objectivo!

    São os ANUNCIANTES que dão lucro às televisões,( é da publicidade que as privadas vivem), investindo nos programas com mais audiências!

    Ora a APAN( Anunciantes), está precisamente contra a atitude fora da lei da TVI, ao lado da CAEM!
    Ninguém que seja adulto aprecia tal criancice!
    Se ganha...agora brinco!
    Perdeu? Agora já não brinco!

    Não é assim que fazem as crianças no INFANTÁRIO? Foi a atitude da TVI!

    Isso significa que apenas se vai regular pelas audiências da vencedora do concurso: a GfK...e vai CONTINUAR A IGNORAR COMO ATÉ AQUI a liderança encomendada pela TVI( como quem encomenda um vestido na modista), à Marktest, que já assumiu publicamrnte ter o seu painel degradado!

    Entendeu?

    Com as finanças em baixo, onde é que a TVI vai arranjar os milhares para pagar regularmente à Marktest, ainda por cima sem o retorno da publicidade?
    Se quer enterrar-se...a opção é da TVI!

    ResponderEliminar
  4. Normal, Anónimo das 23:50? O que é para si NORMAL?

    Não se incomode, porque eu sei a SUA resposta: NORMAL, é dar a vitória à TVI!
    Por que carga de água? A TVI evidencia-se neste momento em alguma coisa?
    O horário nobre caíu, com o mais fraco conjunto de novelas, que já teve!
    Até pessoas que conhecem a TVI por dentro e por fora, são dessa opinião, além do público: a Gabriela Sobral e o Moniz!
    O único programa que lá vai dando audiências...é o VNTV!
    Até os fins de semana, deixaram de ser um oásis para a TVI!

    Não se esqueça: tal como a Júlia Pinheiro afirmou...a TVI está a perder a sua identidade...pois tem perdido todos os seus profissionais um a um, numa evidente crise monetária!
    Nem os directores consegue segurar!

    Como dizia a TV Guia, «problemas de tesouraria vão fazer rolar cabeças na TVI».

    Quem?

    ResponderEliminar