terça-feira, 27 de março de 2012

"ÍDOLOS" – Análise da Estreia


Boa Noite! Seja bem-vindo ao “Olhar a SIC”.
Estreou no passado Domingo mais uma edição do famoso e carismático programa da SIC que já vai na 5ª temporada. “Ídolos” continua a mover multidões de jovens participantes e de adultos espectadores.
O “Ídolos” é um formato que adoro, é seguramente aquele que mais gosto de assistir, e talvez o melhor e mais eficaz em termos televisivos. A sua longevidade comprova isso mesmo, pois já conta com 5 edições na SIC.
No entanto, a minha adoração pelo programa faz com que também as minhas expectativas sejam bastante elevadas. Vi a estreia e sinceramente esperava mais do que aquilo que assisti. Tendo optado a SIC por fazer mais uma edição do “Ídolos”, renovou o Júri para não ser tudo mais do mesmo, como é que, tanto a estação como a produtora Fremantle fazem uma 5ª temporada e não lhe fazem um genérico novo? Que fosse mais atual e criativo do que aquele que foi utilizado na edição anterior, já conhecido!
Quanto aos membros do Júri, estiveram dentro do que eu esperava de cada um deles... Os melhores momentos, com as melhores saídas, foram protagonizados pelo Manuel Moura dos Santos. A Bárbara Guimarães está lá um pouco para fazer decoração, tem uma boa presença, mas em termos de comentários, não deu grande contributo. O Tony Carreira confirmou que foi um erro de casting como eu pensava e pouco falou. Pode perceber de música, pode ser muito popular, pode arrastar multidões mas como jurado, na minha opinião deixou muito a desejar. Continuo a dizer que é um “peixe fora de água” neste estilo de programa. E o Pedro Abrunhosa, posso dizer que foi uma surpresa agradável. Percebe indiscutivelmente muito de música, boas avaliações aos candidatos, uma figura com estilo que destoa do painel.
Relativamente ao programa, achei arrastado e com ritmo lento em termos de produção, com falta de momentos verdadeiramente emocionantes como já vi noutras edições, e poucos cromos para o normal... E dos poucos, foram ainda menos que fizeram rir. Notei também pouca interação entre a dupla de apresentadores, poucos momentos juntos.

Resumindo, gostei, é um excelente programa de entretenimento que estreou com ótimas audiências, mas que ficou aquém das minhas expectativas porque quando se gosta a exigência fica cada vez maior. Acho que poderia e deveria ser melhor. Veremos como serão os próximos programas…
Concorda com a minha opinião? Apresente também a sua!

9 comentários:

  1. Sim é verdade, mas temos que esperar pelos próximos programas

    acho que a SIC repetiu muitas vezes as mesmas cenas com um só candidato...devia mostrar mais e não estar sempre a passar a mesma coisa, de resto gostei até. O genérico eu acho que vem do original, se calhar o contrato dos direitos de autor implica algo no genérico, não sei...

    ResponderEliminar
  2. Eu gostei, foi um programa mais sóbrio a primar pela qualidade e não tanto a puxar pela lágrima fácil ou pela humilhação dos cromos. Destaque a meu ver para os apresentadores que estão cada vez melhor. Quando os castings chegarem a Lisboa vai ser o arraso.

    ResponderEliminar
  3. Downton Abbey fez no sábado um dos melhores resultados? Tendo em conta a hora de exibição?

    ResponderEliminar
  4. Sejamos sinceros, teve mais audiência do que aquilo que realmente merecia.
    Foi um bocado parado e tinha poucos cromos.
    Com tanto candidatos tinham cromos suficientes para 2 horas

    ResponderEliminar
  5. anónimo, ele teve a audiência que a gfk lhe quis dar.. não foi a que teve na realidade..
    mas alguém ia perder tempo a ver um formato gasto,quando do outro lado havia uma semi final dum formato que fazia 19 de rat e mais de 50 de share?
    fez os números que fez e ainda vão subir mais porque a gfk foi criada para servir a sic..
    seja o formato que a sic fizer ,vai ser sucesso!
    que concurso,qual que?a gfk ficou em ultimo nas sondagens a quando das entregas das candidaturas..misteriosamente ganhou o concurso..
    presidente:
    luis marques,a substituir outro representante da sic!
    é preciso dizer mais?
    a essa fanática da mariazinha,que diga aqui o nome do representante da tvi que já esteve na presidência da tutela que dirige a gfk!
    o nome?
    não é só mandar bitaques..
    o nome,quero o nome!?
    o nome do que se passa com esta mediadora É SÓ UM:
    ROUBO!
    PURO E DESCARADO!
    FAVORECER A SIC.PREJUDICAR A TVI E RTP.
    e já agora,essa criatura que por aqui habita, contraria- se a cada minuto!
    como é para justificar a quebra da tvi,diz que já com a marktest a tvi já descia,as novelas,bla,bla..depois para justificar o roubo que a gfk esta a fazer a Queluz de baixo e a rtp,diz que a marktest valorizava os velhos e desvalorizava os novos?
    afinal em que ficamos,a marktest media ou não media bem as audiências?
    como baixava a tvi media bem,mas como a dava líder, já valorizava o seu dito publico,os idosos?
    vá mas é pentear macacos.. você é a pessoa mais fanática, preconceituosa e fundamentalista que conheço!

    ResponderEliminar
  6. Eu tenho estado calado porque nem vale a pena argumentar contra comentários completamente absurdos. Apenas vou exprimir a minha opinião.

    O "Ídolos" teve a audiência de quem o viu. Por sinal foram muitos!

    Depois um formato como este nunca está "gasto", os concorrentes são outros, os cromos são outros, as canções são outras, as emoções são outras.

    O "formato que fazia 19 de rat e mais de 50 de share" fazia porque não havia concorrência. A RTP1 não existe ao Domingo à noite e a SIC teve um concurso impróprio que não cativava, fazendo 15% de share... E para onde ia o resto do share? Para o programa da TVI porque era o mais visto. Óbvio que com um formato mais forte na SIC, a audiência do formato da TVI ia descer!

    Dizer que a GFK "foi criada para servir a SIC" é anedótico! Se a TVI estivesse com boas audiências não diziam isso de certeza.

    Quem se der ao trabalho de pensar, sabe que a amostra para recolha de audiências da Marktest e a amostra da GFK são diferentes. Logo nunca poderiam continuar as mesmas audiências que haviam! Algo tinha de mudar...

    E é verdade e inegável que nos últimos tempos da Marktest a medir as audiências, a TVI já estava com grandes dificuldades para conseguir a liderança entre as 3 generalistas.

    Se dizem que retiraram consumo de "velhos" e aumentaram o consumo dos "novos" nas audiências, então não se percebem os valores baixos de "Morangos com Açúcar"!

    E como se explica que as manhãs continuam iguais? Vistas maioritariamente pelo publico idoso, o "Você na TV" continua líder com altos valores... A Júlia continua em 2º com shares miseráveis... E a "Praça" da RTP em 3º... Então afinal os "velhos" continuam a ver o programa da TVI de manhã...

    Outra coisa, vem para aqui reclamar mas deveriam era ir reclamar para os blogs da TVI, para o site da TVI, e com o Diretor José Fragoso... Pois é uma descarada falta de vergonha da parte da TVI, copiar e igualar o modelo das suas tardes, com as tardes da SIC.

    13:00-14:30 Primeiro Jornal = 13:00-14:30 Jornal da Uma
    14:40-16:00 Perfeito Coração = 14:45-16:00 Ilha dos Amores
    16:00-18:30 Boa Tarde = 16:00-19:00 A Tarde é Sua
    18:40-20:00 Morde & Assopra = 19:15-20:00 Morangos com Açúcar

    Devem pensar que é assim, a copiar a grelha do vizinho, que vão conseguir evitar a quebra de audiências que tem vindo a registar...

    Só digo uma coisa, os espectadores não são burros e sabem muito bem ver estas coisas... A SIC está a ser honesta e estável na sua programação, o mesmo não se pode dizer da TVI!

    ResponderEliminar
  7. Eu também adorei o programa!
    Foi uma frustração para certos fãs da TVI, pois empolgados com os resultados do seu programa, que estava sem concorrência...viram preocupados que afinal quase era batido pelos «Ídolos», ficando a décimas!

    Julgavam que por ser meia final,( foi por isso que a TVI o esticou), o programa ficava no alto... mas viram-no descer quase 10%!
    E a TVI quase empatou com a SIC!

    Lá se foram as peneiras!

    Grandes «Ídolos!

    ResponderEliminar
  8. João Rodrigo, de certo modo, o seu comentário também acaba por ser um pouco anedótico ?

    Quem lhe garante a si que o painel e a amostra da Marktest esteve desajustada estes anos todos ? ... ninguém tem provas, nem nunca houve denúncias a esse ponto!

    Este painel da Gfk, além de estar desajustado à realidade portuguesa, favorecendo 1 faixa etária e desvalorizando outra, que por sinal é a que está em maioria no país, os idolos, já cometeu imensos erros que por sinal são vergonhosos.

    Obviamente que isto são problemas que em nada afetam a SIC, afinal não foi esta que viu a sua informação descer (caso da RTP1), afinal não foi esta que viu os seu programa da tarde durante meia hora com ZERO espectadores e também não foi esta que viu o seu day time descer (caso da TVI e RTP1).

    Audiências a serem canceladas, a irem para trás porque estão mal medidas NA HORA, porque recebem queixas, painéis que vem a público e que mostram estar desajustados à realidade portuguesa, explicações e justificações por dar, por parte do diretor, e por fim uma SIC a sair favorecida, o que é curioso!

    Será que não há mesmo problemas com a Gfk ? ... para si e para todos os que frequentam este blog, claro que não! Afinal, quem nunca sonhou por aqui ver a SIC na liderança ? ... algo impossível na Marktest, visto que aí o painel já estava bem próximo da realidade!

    ResponderEliminar
  9. «Ídolos» é um bom programa, mas a concorrência é forte. Na fase das galas, a SIC deverá esmerear-se para conseguir bons resultados.

    ResponderEliminar