quinta-feira, 1 de março de 2012

RTP acusa GFK de falhas graves nos testes de medição das audiências de TV



Estudo diz que a GFK mediu zero espectadores no jogo Guimarães x Benfica durante 20 minutos!
A RTP encomendou um estudo independente para analisar os resultados dos testes de medição de audiências de TV pela GFK – que hoje arrancam oficialmente – e encontrou erros grosseiros. O exemplo mais flagrante será o do jogo Guimarães x Benfica, de 20 de Fevereiro, emitido pela Sport TV: segundo o estudo, a GFK mediu zero espectadores durante 20 minutos do desafio, algo pouco crível para um clube que por norma lidera nas audiências televisivas, sobretudo num jogo em que o Benfica jogou grande parte a perder para os vimaranenses, acabando derrotado. No ranking dos dez programas mais vistos de 2011, o Benfica ocupa quatro lugares.
De acordo com os exemplos fornecidos por fonte oficial da RTP, há outros erros difíceis de explicar, como o caso de haver casas que estão registadas no painel de lares com audímetros como não dispondo de televisão por cabo, mas mostram, nos resultados da GFK, que os seus moradores estão a ver canais apenas visíveis na televisão paga.
No estudo que a estação pública tem em mãos foram ainda detectados “problemas na representatividade da amostra”, “problemas nas regras de validação” e também “ocorrências anómalas no registo de audiências”, categoria onde se inscrevem os dois exemplos referidos.
A estação diz também que as medições não representam as camadas mais velhas dos espectadores, que são os maiores consumidores de televisão e o público principal da RTP1. O estudo, feito por uma empresa externa, analisou parcialmente os 15 dias de testes da GFK. A RTP diz que foram pedidas explicações em relação a várias irregularidades, mas nenhuma resposta foi dada até ao momento pela nova empresa que vai medir as audiências de TV nos próximos cinco anos, um mercado que vale cerca de 350 milhões de euros anuais em publicidade. A RTP garante que não está assegurada a fiabilidade do método de medições da GFK e já havia votado contra este sistema de medições no início de Fevereiro, a par da TVI. Já a SIC, MEO e Zon votaram a favor.
António Salvador, presidente da GFK, afirmou: “Encontro aí afirmações grosseiras”, referindo-se às acusações da RTP, mas sem adiantar mais explicações. Salvador apenas reconheceu que “não estando tudo bem, não estará tudo mal” e que “em Maio o sistema ainda estará mais afinado”
As audiências passam a ser medidas a partir de hoje pela GFK, dois meses depois da data prevista, pois “a CAEM considerou que o sistema precisava de ser melhorado”, admitiu António Salvador.
Fonte: Jornal i

4 comentários:

  1. Cabe na cabeça de alguém que por exemplo o canal hollyood seja mais visto do que a sic ou a tvi?
    Que analisem então os lares todos de portugal para uma média fiel à realidade. Ah não, 100 lares não dá tanto trabalho.

    ResponderEliminar
  2. *1000 lares, enganei-me

    ResponderEliminar
  3. Se for verdade... que ESCANDALEIRA!!!
    Só pode dar valores falsos...

    ResponderEliminar
  4. A GfK é uma empresa experiente, com gente preparada para exercer a função!
    Não acredito que se tenha enganado!

    ResponderEliminar