A RTP criticou, mas a TVI é que tomou a decisão mais radical
Um mês e muitas polémicas depois, a GfK recebeu hoje a sua primeira machadada no processo de audimetria televisiva. Direção da CAEM reúne-se de urgência esta tarde.
A TVI vai desistir de medir as suas audiências através da GfK e pretende iniciar em breve contactos com a Marktest. A decisão está tomada e foi anunciada pela administradora delegada da Media Capital, proprietária da TVI. Em declarações ao Diário Económico, Rosa Cullell afirma que a estação não vai continuar com a GfK "porque não se pode trabalhar assim".
"Em Fevereiro dissemos à GfK e aos associados da CAEM que o sistema não estava a funcionar e precisava de mais tempo para estabilizar. Ficou a promessa que isso ia mudar no mês de Março. Mas chegámos ao fim do mês e temos um sistema igual ou pior. Não tenho nada contra ninguém e não vamos sair da CAEM. Mas não vamos continuar com a GfK porque não se pode trabalhar assim", afirmou a administradora.
A surpreendente decisão chega quase no fim do primeiro mês de atividade da GfK, a empresa que ganhou o concurso lançado no ano passado pela Comissão de Análise de Estudos de Meios (CAEM), que reúne operadores televisivos, agências de meios e anunciantes. No concurso técnico, a GfK ficou classificada em último lugar, mas acabou por ser escolhida, com o acordo unânime de todos os participantes, por razões financeiras - era a que apresentava a proposta mais barata.
Em Março, porém, desde que o painel começou a medir oficialmente as audiências televisivas, registou-se uma série de erros (de audiências zero em determinados horários, a atrasos na divulgação de resultados, até ao súbito desparecimento de 1,5 milhões de espectadores no último domingo), que levou, de resto, a RTP, há duas semanas, a exigir à CAEM que abrisse um processo de auditoria à empresa liderada por António Salvador.
Na sequência da decisão da TVI, que coloca em causa todo o setor, a direção da CAEM anunciou uma reunião de urgência marcarda para esta tarde.
Fonte: Diário de Noticias
claro, esta a perder a liderança.
ResponderEliminarA polícia devia investigar a forma como foi conduzido todo o processo que levou à escolha da GfK para a medição das audiências. A fraude se aplica neste caso com toda a clareza. Luis Marques tem que explicar a sua duvidosa opção por esta empresa incompetente e aparentemente fraudolenta que de repente transforma a sic (até há bem pouco tempo o canal menos visto de Portugal) em líder de audiências!
ResponderEliminarA TVI está a perder a liderança. Agora quer voltar atrás!!!!!!!
ResponderEliminarImpressionante como são as empresas hoje em dia....
Quem está a fazer bem é a SIC que não se tem pronunciado grande coisa. Além de ter perdido a liderança no cabo (mas mesmo assim lidera no temático informação eheheh.)
TVI fica-lhe mal voltar atrás, pois teme que fique para 2º.
Relembro que no 1º dia de medição das audiências pela GFK, a TVI foi líder entre as 3 generalistas, e fez uma reportagem no seu "Jornal das 8" a elogiar a GFK e a gabar-se que com a nova medidora, continuava líder das audiências.
ResponderEliminarIsto é uma vergonha o melhor que há a fazer é nomear uma equipa de pessoas da televisão e dos tres canais e eleger uma nova empresa de medição de audiências e excluir a GFK e a Markest,quanto as calunias que envolvem é Luís Marques tudo isso é uma enorme falta de educação acusar assim uma pessoa.
ResponderEliminargato escaldado, de água fria tem medo.
ResponderEliminarque pena o sonho da julia, que estava a transformar-se em realidade, ir desaparecer assim num estalar de dedos
Mariazinha embrulha
João Rodrigo acho o seu comentário uma falta de educação. pois com esse seu comentário parece que querer que comece uma guerra entre os apoiantes da TVI com os da SIC.
ResponderEliminarcarrega tvi!
ResponderEliminarestes fanáticos da sic como lhe estava a correr de feição,a gfk era a maior!
sim,a tvi elogiou o sistema no inicio,mas no inicio,primeiros dias os resultados da tvi eram idênticos aos da marktest,mas de repente,passado apenas uma semana e com os dois canais(sic tvi)a terem a mesma programação, a sic como que por magia começou a subir!
a julia ficou com o segundo lugar garantido,pondo a praça da alegria com resultados miseráveis,a novela perfeito coração de ultima,vira primeira,rosa fogo sobe e se esta numa fase explosiva, remédio santo esta igual.liderava mas agora já é rosa fogo.
insensato coração que era ultima, de repente passa a lutar taco a taco com anjo meu..
o voce na tv a descer sempre no share..os morangos já batem nos 19 e morde e assopra já vai aos 30,e o preço certo que era líder deixou de o ser...
isto para não falar na estreia dos ídolos que perante uma meia final do programa da tvi,quase o bate,programa esse que é um fenómeno de audiência..
mas há duvidas do favorecimento que a gfk esta a fazer á sic?
isto para não falar da rtp..essa sim,a mais prejudicada..no domingo fez 9 de share!nove!!!!!!!!!!!!!!!!
para vos fanáticos da sic dava jeito ser assim, não é?pois,dava, só que a tvi e a rtp não dormem e as duas juntas com toda a certeza vão mudar as coisas!
carrega tvi!!
carrega rtp!!!!!!!!!!!!
Anónimo disse: 29 de Março de 2012 23:30,
ResponderEliminarFalta de educação? Apenas referi uma contradição à situação atual, menos favorável... Para a TVI.
e era necessário repeti-lo nos outros posts, para mim isso é uma atitude de quem quer começar uma guerra de comentários.
ResponderEliminarexistem pessoas que mais valiam estar CALADAS...
ResponderEliminarperder custa mesmo nao é tvi???
Qum garante que esta empresa é que esta certa e andamos estes anos todos a ser enganados?????????????
GFK e a SIC
ResponderEliminarGANDA ROUBALHEIRA.
ONDE ISTO VAI PARAR.
SPORTING na Europa tem mais audiência que o BENFICA na Champions??????
POR FAVOR ACORDEM
Anónimo das 00:12, que falta de informação!
ResponderEliminarQue grande ignorância!
Estou a ver que o Anónimo julga que a SIC comprou a GfK, para passar férias no Verão...e nos fins de semana!
Até está a pensar construir lá uma piscina...para o Anónimo dar uns mergulhos!
Roubalheira? Sim! A SIC até encarregou um jornalista de roubar os telemóveis de quem passa perto!
É que vai inaugurar um negócio de telemóveis na GfK, que comprou!
Sempre as duas, a SIC e a sua GfK ganham algum!
PS: Acha que os jogos têm audiências certas?
Se são com o Benfica...devem ter uma audiência combinada!
Se são da Liga Europa...têm outra!
Anónimo, isso depende da hora e da importância do jogo! O público é tão imprevisível!
Como é que a RTP quer subir o seu Telejonal, se o transformou numa máquina de lavar roupa?