A reunião desta quarta-feira da CAEM (Comissão de Análise e Estudos de Meios) terminou sem conclusões. Durante mais de três horas, os canais generalistas debateram o problema nas audiências em Portugal, mas no final do encontro foi agendada uma nova reunião, que terá lugar na segunda-feira.
De recordar que o encontro, que tinha estado marcado para a semana passada e foi adiado para 11 de Abril devido a problemas de agenda, pretendia discutir a polémica nas audiências, que se instalou desde que a GfK começou a fazer a medição de audimetria, a 1 de Março, substituindo a Marktest.
A RTP sempre criticou o sistema e pediu uma auditoria ao mesmo. Esta foi aprovada no seio da CAEM, mas antes de ser adjudicada a TVI rompeu com a GfK, invocando os vários erros que o sistema apresentou.
A televisão pública disse estar disponível para encontrar um novo sistema com o canal de Queluz, mas a GfK continua a ter o apoio da SIC e dos Anunciantes.
Se não existir um acordo, é provável que o mercado nacional passe a ter dois sistemas de medição de audiência televisiva, um elaborado pela Marktest e outro pela GfK.
Fonte: Correio da Manhã
Mas que conclusões poderia ter?
ResponderEliminarA CAEM lançou um concurso para encontrar uma medidora de audiências, por a TVI considerar a Marktest em DESCRÉDITO TOTAL!
Esse concurso, que teve a concordância de todos os membros da CAEM( Operadores Televisivos, Anunciantes e Agências de Meios), durante a Presidência de Luís Mergulhão, presidente também da APAN( Anunciantes)...teve uma vencedora: a GfK.
Portanto é a única medidora de audiências oficial.
Devido ao ( «não brinco este jogo, se perco»), a TVI muda de opinião, depois de ter elogiado o sistema da GfK!
Ora ao lado da GfK, já se manifestarm estar a CAEM, a SIC e a APAN( Anunciantes).
Ora as AUDIÊNCIAS têm um ÚNICO OBJECTIVO: atrair o investimento dos ANUNCIANTES na PUBLICIDADE, fonte de receita das televisões.
Se a TVI ( e a RTP?),passarem a reger-se por uma medidora de audiências à margem da lei e da CAEM,(encarregada da auto-regulação), portanto uma medidora não oficial, pelos vistos a Marktest...surgem 2 questões:
1-A TVI e a RTP estão com possibilidades económicas para pagar esses milhares à margem da lei à Marktest, do seu bolso?
A TVI...o problema é dela!
Mas a RTP...sai algum do meu bolso! Nesse, que sai do meu bolso, mando eu!
2- Sem adesão dos ANUNCIANTES, que se manifestaram ao lado da GfK...para que serve uma LIDERANÇA ENCOMENDADA PELA TVI À MARKTEST?
Para que servem essas audiências sem publicidade, a tal fonte de receitas das televisões?
Até porque faltam apenas cerca de 15 dias, para os 2 meses que a GfK pediu, para uma estabilização completa, enquanto que a
Marktest admitiu que o seu painel estava DEGRADADO!
Entre a espera de 15 dias da GfK e a degradação do painel da Marktest...não há dúvidas sobre a preferida!
A minha opinião pessoal: o que a TVI quer, é pressionar a GfK a dar-lhe uma liderança, que não merece há muito( a descida com a própria Marktest, que ela questionou várias vezes, já mostrava isso)!
Se a Marktest, que ela disse estar em DESCRÉDITO TOTAL, já não conseguia dar-lhe a liderança...a Gfk não faz milagres!
A TVI é como uma criança, quando diz aos pais:
«ou me compram aquela boneca...ou não quero comer!»!
Afinal é uma ameaça sem sentido, só para pressionar!
A GfK deve continuar a fazer o seu trabalho sério, sem pressões!
Maria a tua opniao para a tvi/rtp vale ZERO! Nicles..
ResponderEliminarEles estao a se maribar para o que tu queres..e o que tu queres todos sabemos..
A gfk a medir audiencias para o teu canalzeco continuar a ser beneficiado.
Porem devo informa te que nao es tu quem manda..para eles tu nem formiga es..
Es uma insignificancia..
E adorava que ouve se duas mediadores so para te irem ao bolso..era ouro sobre azul.
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