sexta-feira, 13 de abril de 2012

CLÁUDIA VIEIRA ACHA QUE "ROSA FOGO" FOI DESVALORIZADA POR TODOS: "FOI UM PATINHO FEIO"


Mas as novelas da Plural (TVI) continuam a ser globalmente mais vistas. O público não valoriza essa diferença de qualidade que aponta?
O público de novelas não é muito exigente. Mas o público da SIC é muito exigente. Quem gosta de novelas, vê novelas. Pode gostar mais desta ou daquela, mas vê porque está habituado. Mas para quem está habituado a ver a SIC é preciso mais para o chamar para a novela. Tem de ter qualidade.
Rosa Fogo tem qualidade?
Tem. Tem muita qualidade.
Mas só em Março é que a novela disparou, com o novo painel de audiências da GfK. Como é que tem visto esta polémica com as audiências?
A resposta mais politicamente correta é dizer que nós trabalhamos para o público, procuramos fazer o melhor possível e que as audiências não nos interessam. É uma treta muito grande. Nós queremos que a nossa novela tenha mais público, o maior número de público, que seja líder de audiência. Isso não é desprezível. Os atores querem isso, naturalmente, preocupam-se com isso, trabalham para isso.
Mas Rosa Fogo sucedeu a Laços de Sangue, que deixou a fasquia muito alta por ter vencido o Emmy.
Precisamente. E muito se escreveu sobre Rosa Fogo e muito disparate se disse. Rosa Fogo não está a ser nenhum flop. Quando o Laços começou tinha exatamente a mesma audiência que Rosa Fogo. Quando Laços de Sangue disparou foi no mesmo momento que Rosa Fogo, independentemente de ser agora outra empresa a medir as audiências em Portugal. Mas há aqui uma questão importante: a tradição de ver novelas está na TVI. O público da SIC não estava habituado a ver novelas portuguesas. Só com Perfeito Coração é que esse hábito começou a enraizar-se. A minha mãe tinha grande dificuldade em deixar de ver a TVI, foi difícil ela largar as novelas da TVI (risos).
Já largou?
(gargalhadas) Bolas, se não tivesse largado para ver a filha, nem sei o que lhe fazia (risos). Portanto,Perfeito Coração e Laços de Sangue conseguiram realmente roubar espectadores à TVI. A Rosa Fogo veio a seguir a uma novela fabulosa. Eu própria segui a novela. E quando digo eu própria não é que isso seja um atestado de qualidade. É porque, tendo eu sempre tanto que fazer e dando primazia a acompanhar os meus trabalhos, seria natural que não seguisse esta com tanta atenção, já que não participei nela. Mas não, fiquei completamente agarrada.
Rosa Fogo foi uma novela mal-amada?
Um bocadinho. Foi um patinho feio. Uma espécie de projeto intermédio para ocupar antena entre duas coproduções da Globo. Depois de Laços de Sangue e antes de Dancin' Days. Foi vista assim por quase toda a gente. Pelo público, porque já há muito se ouvia falar dela, pela imprensa, pela própria SIC e SP. Os próprios atores encararam este trabalho como uma coisa passageira, como se dissessem "olhem, vamos agora fazer isto, a novela segue dentro de momentos". Isso para mim, que me apaixonei completamente pela minha personagem e gostei imediatamente da história, foi um bocadinho triste. Não posso, porém, deixar passar este momento sem elogiar a coordenação do projeto, a Patrícia Sequeira, de quem sou fã completa. Ela foi excelente, superpreocupada, meticulosa, deu-nos muita força. E qualquer ator, seja ele bom ou não, precisa sempre dessa força.






































Fonte: Noticias TV

2 comentários:

  1. No início talvez, mas já há muito tempo que a novela foi valorizada.

    ResponderEliminar
  2. Concordo com ela, principalmente na última resposta. Rosa Fogo foi muito mal amada, desde o início foi atacada por fazer valores entre os 7% e os 9% de audiência média, depois de vir uma que terminou em mais de 16%.

    O facto é que a própria SIC se considerou já rainha nas audiências da ficção porque, após uma tão bem sucedida novela, esta, claro, também teria grandes audiências. Foi especulação a mais. Mas ela não nos deixou desanimados, e agora está aí, a fazer mais de 10%.

    E nem há comparação possível entre estas duas novelas. São de escritores diferentes, com elencos muito diferentes (tirando um ou outro actor) e por isso têm que ser vistas de outra perspectiva.

    ResponderEliminar