quarta-feira, 11 de abril de 2012

Especial: SIC 20 Anos

Boa Noite! Seja bem-vindo ao "SIC 20 Crescemos Juntos!"

No ano em que a SIC comemora os seus 20 anos de existência, e tal como a estação o está a fazer nos programas "Querida Júlia", "Boa Tarde", "É-Especial" e "Gosto Disto!", também aqui no SIC Blog será relembrada a programação da SIC ao longo destes 20 anos que... "Crescemos Juntos!".


Jura foi uma telenovela portuguesa exibida pela SIC de 18 de Setembro de 2006 a 16 de Fevereiro de 2007. A novela teve 107 capítulos e que contou a história de um grupo de amigos (divididos por quatro casais e uma solteira), foi protagonizada por Ricardo Pereira e Patrícia Tavares. Quando estreou, e até mesmo antes da estreia, este produto tornou-se polémico devido às cenas de nudez que exibia, sem qualquer pudor, no horário das 23:00 e com direito a bolinha vermelha.

Sinopse
JURA é a história de um grupo de amigos. Quatro casais: Paulo e Simone; Nuno e Letícia; Bárbara e André; Fernando e Diana. E também de Telma, a solteirona do grupo. Quatro histórias de pessoas que viveram os vinte ao máximo e que lutam agora para sobreviver aos trinta.

JURA é também a história de Simone e de Paulo. Simone tem tudo para ser feliz. Um marido carinhoso, bonito e que a ama. Um filho que adora e que é a melhor coisa que tem na vida. Um emprego absorvente, no qual se sente realizada. Então como explicar esta urgência de mudar que a faz tremer de ansiedade e pôr tudo em causa? E como responder a essa urgência? Às vezes é preciso mudar. Mesmo que a mudança seja traumática.

Após nove anos de casamento, estão numa encruzilhada. E só tem trinta anos. O que está para além da vida que conhece, o desejo de conhecer mais, a insatisfação com o dia-a-dia, tudo a perturba e fragiliza, pondo em causa o casamento.

Quando Simone decide sair de casa, a realidade torna-se dramaticamente evidente: o casamento, a família, a casa, a estabilidade de uma vida podem desmoronar-se num segundo. Os amigos de Simone e de Paulo começam a sentir e a compreender o quão frágil podem ser, de facto, as suas relações.

Por entre o desejo de serem excelentes profissionais, a vontade de construírem famílias, e a sufocante velocidade da sociedade de consumo, estas vidas vão cruzar-se em histórias em que a sensualidade, o erotismo, o amor, a paixão e o ciúme estarão sempre presentes.

Tudo começou com Paulo, Fernando e Bárbara. Eram amigos, na escola secundária, e formavam um trio imbatível. Paulo era o sensível, Bárbara a pragmática e Fernando o playboy. Passaram quinze anos e as coisas não mudaram muito. Paulo encontrou em Simone o amor da sua vida. Bárbara tornou-se uma advogada de topo e luta dia-a-dia para se afirmar num mundo liderado ainda por homens. Fernando continuou a coleccionar namoradas e amantes, mesmo depois de casar.

Após a entrada de Simone, o grupo só se voltou a alargar na faculdade. Foi aí que Paulo e Bárbara conheceram Nuno, Letícia e André. Bárbara acabaria por casar com André, contra a expectativa de todos. André era muito diferente de Bárbara, mas é verdade que os opostos se atraem. Só mais tarde chegou Diana, através de Fernando, e com ela, Telma, a solteira do grupo. Fernando, Paulo, Nuno e André levaram a sua amizade para o mundo dos negócios. São sócios de um restaurante no centro da capital, ‘Fusão’. Paulo e André dedicam quase todo o seu tempo ao restaurante. Nuno continuou a ser um advogado mediático e Fernando trabalha na área dos seguros.

As mulheres dividem o seu tempo entre as carreiras e a família. Simone é médica, especializou-se em medicina interna e para além do Hospital trabalha no INEM. Bárbara batalha para ser sócia do seu escritório de advogados. Diana gere um Spa de luxo e Telma trabalha como relações públicas no restaurante dos amigos. Só Letícia deixou a advocacia para se dedicar em exclusivo à família. Esta decisão é mais que um contraponto à sua geração. É uma aposta de vida que lhe vai sair cara.

As rupturas, as traições, os reencontros e as loucuras sucedem-se ao ritmo de uma grande cidade. Jura é a história de muitos desejos. De mudança, de descoberta, de encontro. Do desejo de procurar sempre a felicidade, onde quer que ela esteja.


Elenco
Ricardo Pereira, Patrícia Tavares, Paulo Silva, Ana Bola, Rogério Samora, Pêpê Rapazote, Carla Chambel, Marco Costa, Alda Gomes, Ana Rocha, João Cabral, Rui Mello, Ana Brito e Cunha, Rita Viegas, Alexandre Silva, Cláudia Semedo, João Tempera.


Elenco Adicional
João Arrais, Francisca Freitas Costa, Nuno Melo, Rosa Villa, João Maria Pinto, Raquel Henriques, Ivo Canelas, Márcia Breia, António Lima, Ana Brandão, Augusto Portela, Rita Lello, Rui Luís Brás, Ana Padrão, Luís Mascarenhas, Susana Arrais, André Maia, Soraia Chaves, Alexandre Ferreira, Ana Cláudia Vaz, Luís Gaspar, Rita Frazão, Manuel Castro e Silva, Susana Borges, Gustavo Santos, Teresa Tavares, Paulo Matos, Maria Teresa, Vítor de Sousa, Ana Maria Rosas.


Lembra-se disto? Partilhe as suas memórias sobre "Jura"!  

7 comentários:

  1. e como foram as audiências da novela?

    ResponderEliminar
  2. Foi uma novela... daquelas -.- Foi feita na altura da Teresa Guilherme, não vi nem quero ver. Não sei como conseguiram um elenco com nomes sonantes, só mesmo o desespero por dinheiro para aceitar papéis destes Mas, um actor tem como instrumento de trabalho o corpo, por isso...

    As audiências foram boas? :)

    ResponderEliminar
  3. Na SIC, os 107 capítulos da novela Jura alcançaram 5.9% de audiência média e 27.7% de share. O melhor episódio coincidiu com o último capítulo, transmitido a 16 de Fevereiro, sexta-feira, quando a novela registou 7.7% de audiência média e 35.6% de share.

    Daquilo que me lembro, e para a época que deu, foi fracasso...

    ResponderEliminar
  4. Apesar de ter cenas quentes, e de sexo mesmo, isso não foi motivo para atrair espectadores como pensou Teresa Guilherme, a "mãe" desta novela.

    ResponderEliminar
  5. Eu gostei desta novela...não importa quem tenha sido a "mãe", mas foi uma novela interessante, diferente. Estão de parabéns todos os que estiveram envolvidos na produção desta novela. :D

    ResponderEliminar
  6. Eu também gostei anónimo das 23:53, foi um projeto diferente do habitual e foi bastante interessante, abordando até temas bem delicados como separação, alcoolismo, adultério...

    ResponderEliminar