A RTP 1 é o canal que mais perde espectadores. A SIC aproxima-se da TVI, mas as duas descem.
Um mês depois da GfK ter começado a medir as audiências em Portugal, em substituição da Marktest, a polémica em torno do novo sistema de audimetria continua. Certo é que os números de Março (GfK) mostram uma realidade diferente. A Correio TV analisou os dados de Fevereiro, do antigo operador, e os de Março, da nova empresa, e as diferenças, em alguns casos, são de centenas de milhares de espectadores.
O sistema mudou, mas o líder manteve-se. A TVI fechou Março com um share de 23,9%, um resultado que significa uma quebra de 1,9 pontos percentuais face aos números de Fevereiro da Marktest. A SIC aproximou-se da estação de Queluz, ao fechar o mês com 22% de share, um recuo de ‘apenas' 0,7 pontos percentuais. A primeira grande diferença da GfK para a Marktest tem a ver com os resultados da RTP. Se em Fevereiro o canal registou um share de 20,1%, em Março esse valor caiu para os 14,1%.
Alterações significativas surgem também no consumo de canais cabo e do item ‘Outros' (canais recebidos via satélite ou vistos na fronteira; consolas de jogos, DVD, Blu-ray, computadores, entre outros). Se com a Marktest, em Fevereiro, estes registaram um share de 27,8%, em Março o valor disparou para os 36,6%.
Ao nível de programas, a Correio TV fez um frente-a-frente entre cinco dos principais espaços de cada canal e os números não deixam margem para dúvidas, a RTP é a principal perdedora. Entre Fevereiro e Março, 325 500 espectadores deixaram de assistir ao ‘Telejornal', com o ‘Preço Certo' a ver a audiência diminuir em 222 300 pessoas. Seguiu-se ‘O Elo Mais Fraco' (menos 172 100), o ‘Jornal da Tarde' (128 700) e o ‘Estado de Graça' (39 500).
Do lado da SIC o comportamento é misto, com subidas de ‘Rosa Fogo' (mais 185 600 espectadores), de ‘Gosto Disto!' (38 700 pessoas) e do ‘Primeiro Jornal' (24 500), mas com descidas do ‘Jornal da Noite' (menos 30 000 espectadores) e de ‘Ganha Num Minuto!' (16 800).
Na TVI, e nos cinco programas analisados, apenas perdeu espectadores o ‘Jornal das 8', com uma quebra de 23 500 pessoas. Nas subidas, o destaque vai para ‘A Tua Cara Não Me é Estranha', que ganhou 239 100 espectadores. ‘Remédio Santo' (43 500), ‘Jornal da Uma' (6 100) e ‘Doce Tentação' (2 800) registam as outras subidas.
Fonte: Correio da Manhã
Fonte: Correio da Manhã
Estas audiências vão dar muito que falar... :|
ResponderEliminar