quinta-feira, 19 de abril de 2012

SIC CONCORDOU COM AUDITORIA ÀS AUDIÊNCIAS

O caderno de encargos para a auditoria externa ao sistema de audiências da GfK foi aprovado, na passada segunda-feira, no seio da Comissão de Análise de Estudos de Meios (CAEM), como avançamos ontem. Fonte ouvida garantia, no entanto, que a aprovação do documento tinha tido os votos contra da SIC e da APAN, associação que representa os anunciantes.
Porém, o que de facto terá sucedido se prendeu antes com uma tentativa destes associados para que o caderno de encargos não incluísse uma questão específica sobre a representatividade do painel. No entanto, essa pretensão terá sido chumbada. Assim, a aprovação do caderno de encargos terá acabado por ser consensual. Nesta senda, em comunicado enviado às redacções, a SIC esclarece “que, em sede de auto-regulação, votou favoravelmente quer à realização de uma auditoria ao novo método de medição de audiências, quer ao caderno de encargos proposto pela Comissão Técnica da CAEM”, acrescentando ainda que “manterá a sua postura responsável, de diálogo, de debate e concertação, em sede de auto-regulação.”
Por outro lado, em resposta à Marktest, que assegura que o seu painel “traduz a verdade sobre as audiências”, a CAEM frisa também através de comunicado, “que desconhece em absoluto a situação do painel da Kantar/Marktest Audimetria, que não é objecto de qualquer validação pelos órgãos próprios da CAEM, nomeadamente a sua comissão técnica. Como é do conhecimento público o único painel reconhecido pela CAEM é o da GfK, que continua a ser monitorizado pela comissão técnica e será objecto, em breve, de uma auditoria”.
Fonte: Meios & Publicidade 

1 comentário:

  1. Concordo com a CAEM!

    Afinal por que razão a Marktest continua a falar do seu painel, que afinal fica tecnicamente atrás do da GfK, que é mais mais adiantado...se ele( o painel), nem sequer é objecto de estudo, mas o da GfK, que é reconhecido pela CAEM como o único oficial, e será o unico objecto de uma vistoria, que parece não assustar nada a GfK?
    A ÉTICA manda que quando há um concurso e um vencedor...o outro deve apertar-lhe a mão, sendo o 1º a dar-lhe os parabéns e afastar-se!

    Não fica a rondar à volta, como uma borboleta

    ResponderEliminar