sábado, 28 de abril de 2012

SIC EM PARCERIA COM TELEVISÃO DE MOÇAMBIQUE

Francisco Pinto Balsemão, presidente da Imprensa, dona da SIC, e Daniel David, presidente da empresa de televisão de Moçambique, SOICO (STV), assinaram um protocolo de cooperação com vista a aumentar a internacionalização da SIC naquele país africano.
"Insere-se na nossa estratégia de internacionalização. É uma empresa que tem tido um bom percurso em Moçambique. Tem uma boa postura em termos de independência editorial, que é uma conquista que nunca está concluída. E por outro lado, em matéria de programas, pode surgir alguns projecto em comum", diz Balsemão.
O patrão da SIC revela ainda que no passado já tinham havido alguns contactos com esta empresa que é líder de mercado em Moçambique. "Em matéria de informação, de certeza que iremos beneficiar daquilo que a SOICO faz em Moçambique. E em matéria de entretenimento, às vezes há programas fantásticos em países onde há muita imaginação e em que podíamos talvez utilizar essas ideias e formatos".
O presidente do grupo Impresa conta ainda que há um programa de formação em curso - "a SOICO está interessada em utilizar os nossos recursos, a nossa capacidade de formação" - mas por enquanto é um protocolo ainda muito geral. "Agora é preciso concretizá-lo".
Opinião semelhante tem Daniel David, presidente da SOICO. "Espero uma parceria que seja ganhadora para as duas instituições. É uma parceria que possa haver transferência de know how e que possa ser uma oportunidade para o grupo Imprensa expandir os seus negócios para Moçambique". Para este responsável está aberto um "memorando de entendimento" entre as duas empresas, e a partir de hoje "precisamos de nos sentar e fazer um plano de acção".
Daniel David tem os seus objetivos bem definidos quanto ao que esperar deste acordo. "Em termos de conteúdos têm de ser locais, pois são eles que fazem o sucesso do canal. Então, o que queremos é know how, formação dos recursos humanos, o conhecimento dos processos de gestão... Isso para nós é que é importante".
Para o presidente da SOICO, é importante este tipo de protocolos para o crescimento da sua empresa. "Nós não somos um país fechado. Somos um país global e qualquer parceria com qualquer país do mundo é fundamental".
E há discussões no sector dos média que são transversais a todos os países do mundo. Para a SOICO lutar pelas audiências é importante e tem consequência a nível do investimento publicitário. "Nós não temos só uma televisão, temos uma rádio, jornais e edições on-line. Para nós é importantíssimo continuarmos a ser líderes como somos hoje".


Fonte: Correio da Manhã

1 comentário:

  1. E ainda há quem, na sua ingenuidade, pense que a Impresa é uma empresa pequena, querendo fazer comparações despropositadas!

    A Impresa tem o orgulho de ser totalmente PORTUGUESA...mas tem parcerias por todo o mundo!
    Mais uma a juntar-lhe!

    ResponderEliminar