TRIUNFO DA ESTABILIDADE COM DIVERSIDADE

terça-feira, 10 de abril de 2012


Boa Noite! Seja bem-vindo ao "Olhar a SIC".

Hoje falo sobre o horário de fim de tarde da programação da SIC, mais precisamente nas 19h, de segunda a sexta-feira. Esta faixa de acesso ao prime-time é um dos horários mais importantes duma estação de televisão, pois é quando começam a entrar mais espectadores para consumirem televisão que posteriormente são transportados para o horário nobre.

A SIC andou anos e anos seguidos a fazer experiências às 19h com novelas brasileiras, depois concursos de entretenimento como “A Ganhar é que a Gente se Entende”, ainda programas de informação como “Nós por Cá”, até que voltou à velha fórmula das novelas brasileiras ao fim da tarde, atualmente no ar com “Morde & Assopra” mas antes desta já várias outras consolidaram o caminho.

E parece que agora, ao fim de alguns anos de estabilidade na programação das 19h da SIC, surge o triunfo com a novela “Morde & Assopra”. Foi em tempos um horário bastante difícil para o canal que arrecadava sempre o 3º lugar perante uma concorrência feroz e consolidadíssima com o concurso “Preço Certo” da RTP1 e a série juvenil “Morangos com Açúcar” da TVI, ambos os programas fenómenos de audiências anos e anos.
Por mérito da SIC que soube dar estabilidade à sua programação e seguir um modelo traçado, e também devido ao desgaste dos seus concorrentes, a SIC vê a sua estabilidade recompensada. Porém, estabilidade no caso da SIC não significa monotonia, pois as novelas sucedem-se havendo histórias diversificadas. Já a estabilidade dos concorrentes nas 19h parece ter pecado pela monotonia e falta de diversidade e originalidade, pois não conseguiram segurar a sua liderança nalguns casos de 10 anos.

Deste modo, tal como a SIC manteve a estabilidade da programação às 19h, o mesmo tem de acontecer noutros horários para fidelizar espectadores, mas não caindo no erro de se acomodar e não apresentar, dentro dessa estabilidade, originalidade e diversidade.

Concorda com a minha opinião? Apresente também a sua! 

23 comentários:

  1. Sim concordo com o ponto de vista, mas para as 18 precisa-se de algo para travar a Tarde é Sua nesse horário, o Boa Tarde acabava ás 19, e assim Perfeito Coração e Podia Acabar o Mundo davam um episódio completo de cada com Boa Tarde a começar cerca de 15/20 min mais tarde, pois Perfeito Coração só deu ontem 30 min (hoje não sei, não vi)ao invés dos 45 min que é um episódio completo...

    Cordel Encantado é bom para as 18 horas, e ás 19 horas vinha algo mais "soft" como Aquele beijo ou assim...

    Não se esqueçam que a TVI vai colocar uma das suas pouquíssimas novelas ás 19 horas em Setembro embora seja low-cost é uma novela na mesma...

    ResponderEliminar
  2. A SIC está a passar os filmes dos Anjos de Charlie ao Sábado uma vez que acabou a série?
    Geralmente no guia TV da SIC os filmes só aparecem na sexta antes, mas já lá está Anjos de Charlie e pelo tempo é um filme...

    Agradeço resposta

    ResponderEliminar
  3. Neste momento a novela Morde e Assopra está a 36 episodios do fim, como tal a SIC vai estrear uma nova novela em Maio/Junho, que corresponde a um fraco consumo televisivo. Assim, acho que deveriam "despachar" Tempos Modernos durante o verão (das 18h30 às 20h, sem repetição) e em Setembro estrear Cordel Encantado (às 18h) e Aquele Beijo (às 19h)

    ResponderEliminar
  4. A novela "Cordel Encantado" deverá chegar brevemente ao horário das 18h... Talvez no final deste mês de Abril...

    Não acho que a SIC deva esticar o "Boa Tarde". Pois foi a TVI que fez mudanças no sentido de obter melhores resultados. Quem está a perder é que tem de tomar medidas, foi o que fez a TVI. "Morde & Assopra" fica muito longe da Fátima, ela até já se queixou... Da sua última meia hora.

    ResponderEliminar
  5. Concordo, o que é facto é que Morde e Assopra é uma grande novela muito bem escrita e que lembro já ganhava com o painel da Marktest!

    ResponderEliminar
  6. Pois mas as pessoas pensam que A Tarde é Sua lidera sob o Boa Tarde só porque apresenta valores de rating superior pois acaba mais tarde, deviam ser fornecidos gráficos pela GFK para as pessoas verem que os resultados de A Tarde é Sua é de apenas acabar mais tarde, pois enquanto eles dão em conjunto a Conceição deve levar a melhor de certeza...

    ResponderEliminar
  7. da me vontade de rir estes fanáticos,inclusive o seu administrador!
    engraçado,agora estes fanáticos dizem que a fatima Lopes ganha há Conceição lino mas que é injusto,porque o programa da fatima acaba mais tarde..
    acaba?mas anteriormente era o programa da tvi que acabava mais cedo e eu nunca vi por aqui nenhum fanático a falar disso..
    não convinha, não é?
    pois,mas agora como a fatima tem ganho mais vezes há Conceição lino, já não é por mérito,é por acabar depois..
    deduzo então e fazendo prevalecer esse argumento,que o boa tarde andou a ganhar estes meses todos ao a tarde é sua,porque este acabava mais cedo?
    as brilhantes comparações são vossas... fanáticos!

    ResponderEliminar
  8. morde e assopra raramente liderava com a marktest, não sejam aldrabões..
    o preço certo era líder no horário..
    aqui,neste blog, com a marktest, precisavam de juntar as medias dos morangos(repetição e inédito)para por morde e assopra á frente da novela da tvi...mas nunca conseguiram por diariamente a novela da globo á frente do preço certo..
    com a gfk tudo mudou..mas tem a credibilidade que todos sabemos...
    vale o que vale...

    ResponderEliminar
  9. Parabéns à SIC e é esperar para ver se esta consegue manter os bons resultados neste horário, esperemo que a novela que vai substituir Morde e Assopra mantenha os bons resultados, resta saber qual vai ser a escolhida (o que não falta é por onde escolher)

    ResponderEliminar
  10. A SIC agora acrecentou mais um produto na programação,acho que a SIC devia fazer o seguinte
    14h00-Podia Acabar o Mundo
    15h00-Perfeito Coração (Quando terminar o Boa Tarde começaria ás 15h30)
    16h00-Boa Tarde
    18h00-Cordel Encantado
    19h00-Aquele Beijo

    Apenas a minha sugestão mas a SIC é que sabe e decide,desde de um tempo para cá a SIC para mim tem mais credibilidade e confiança da minha parte.Eu acredito na SIC que finalmente deu estabilidade a sua programação

    ResponderEliminar
  11. a fatima lopes queixou se da ultima meia hora do programa?
    onde leu isso? não ouvi nada sobre isso..
    parece me que a tvi fez muito bem em mudar o horário,o boa tarde agora ja perde muitas vezes...e é isso que já incomoda estes fanáticos de Carnaxide

    ResponderEliminar
  12. eu disse disse a Fátima!!!!! e foi para a Noticias Tv ou qualquer coisa assim, não tenho a certeza para qual mas eu li isso numa resvista....

    ResponderEliminar
  13. Vocês gostam das Novelas Brasileiras? Eu gosto, e acho um pouco melhor que as nossas novelas portuguesas! As Portuguesas são óptimas, tem belas histórias e actores bons, mais se comparar com Insensato, Morde, e várias outras brasileiras, elas perdem um pouco seu valor. Não perco um epísodio de Insensato Coração, Norma não deixa eu sair de casa. . . Rsrsrsrsrsrsrs
    Não vejo a hora de ver Fina Estampa e a sua substituta Avenida Brasil.

    ResponderEliminar
  14. O PROGRAMA A TARDE É SUA ACABAVA MAIS CEDO MAS COMEÇAVA 1HORA MAIS CEDO DO QUE BOA TARDE.. TINHAM PRATICAMENTE A MESMA DURAÇÃO

    ResponderEliminar
  15. SE BEM QUE A TARDE É SUA AINDA APANHA NA ULTIMA HORA MAIS ESPECTADORES EM CASA

    ResponderEliminar
  16. A FATIMA LOPES DE FACTO FALOU SOBRE A CONCORRENCIA FORTE QUE TINHA, NOMEADAMENTE O MORDE E ASSOPRA E ATE PEDIU O HORARIO DA CONCEIÇÃO LINO

    ResponderEliminar
  17. Concordo absolutamente, João Rodrigo!
    Afinal acabou por vencer a qualidade!

    «Morde & Assopra» «mordeu» e «assoprou» os «Morangos», atirando-os para os 18% de share...e o «Preço Certo». Foram 2 coelhos de uma machadada que a novela do Walcyr Carrasco matou!

    Fico contente com a notícia de que o «Cordel Encantado» vem finalmente para as 18 horas! A SIC devia começar já a promovê-la!

    Quanto à Fátima Lopes...16% de share, apesar de mudar o horário, não são de maneira nenhuma para festejar!

    Copiou a SIC, mas valeu-lhe de pouco!

    A SIC tinha tantas hipóteses para reconquistar o horário de «Alma Gémea»! Tanto em repetições como em inéditos!

    Em repetições tinha a belíssima «Vingança»! Ou o saudoso «Médico de Família»! Ou «Clone», ou «Senhora do Destino».Ou «O Profeta».

    Em inéditos...era só escolher, nas novelas brasileiras!

    Não sei se a novela do Arouca lá vai!
    A SIC está a promovê-la! Finalmente!

    Mas pode dizer-se...que a SIC conseguiu o horário de fim de tarde, muito importante, pois é a antecâmara do horário nobre...mediante a estagnação da concorrência, que desgastou os seus produtos!
    Tanto os «Morangos», como o «Preço Certo», chegaram ao fim!

    ResponderEliminar
  18. E a fatima fez 16e nao é motivo para cantar vitoria;mariazinha?
    Mas os 13 que o paozinho sem sal fez para a tua sic ja é bom?
    Es mesmo fanatica..
    Le ao menos o que escreves antes de publicares o comentario..assim nao fazes tantas figurinhas tristes como andas aqui a fazer..
    Nao tens espelho?
    Diz o dia do teu aniversario que pode ser que com a boa vontade deste blog a gente consiga te oferecer um...

    ResponderEliminar
  19. eu acho k o programa da conceição é 1 milhão de vezes melhor k o da fátima lopez, só os temos que o boa tarde tem em comparação á tarde é sua falam por si. E se a conceição já não é lider é pk deve haver muita gente estúpida para preferir agora o programa pk este dá até ás 7. A conceição tem o melhor programa da tarde e prova disso foi o boss AC ter lá ido estreiar o seu single "Sexta -feira" e os Santamaria tb estreiram lá o seu novo cd e o primeiro programa que deu a conhecer a nova estrela de portugal foi o boa tarde, pois foi la que a Áurea cantou pela primeira vez para a tv.

    ResponderEliminar
  20. Calem-se todos! Tanto fanatismo.... O "Boa Tarde" e a "Tarde é Sua" tem praticamente a mesma audiência.... Segunda ganhou a Fátima e ontem ganhou a Conceição....para que tanta algazarra...se os programas 1 dia ganha um e no outro dia o outro.... Mais valia falarem de outros horários.... Nas manhãs nenhum bate o "Você na TV!", mas sobre isso já não falam não é????
    Mas a SIC está melhor, mas a TVI também não está mal. Eu gosto dos dois canais, mas convenhamos os canais estão com menos dinheiro do que há uns anos atrás e isso reflecte-se nas grelhas....Deixem os fanatismos de lado e vejam as coisas como elas são na realidade!

    ResponderEliminar
  21. Concordo inteiramentecom o anónimo das 21.39h mas mesmo assim punha Tempos Modernos logo ás 18h20 até ás 20h mesmo sem repetição para despachar logo tudo ou então ia para as madrugadas de Verão

    ResponderEliminar
  22. Concordo com quem????
    Acabou por vencer o quê???

    A qualidade????
    A qualidade de quê????
    É verdade das novelas estrangeiras.


    Vermos só novelas estrangeiras em detrimento de programas nacionais.

    Ao que chegou este fanatismo SIC.

    ResponderEliminar
  23. Sim, é verdade, mas eu acho que o programa «Cartas da Maya - O Dilema» deveria terminar, as manhãs deveriam ser entregues a uma dupla e as tardes a Júlia Pinheiro. As novelas em reposição deveriam ser brasileiras, das 14:15 às 15.

    ResponderEliminar

MARCAMOS O ARRANQUE DE CADA DIA: ÀS 07:00

COM: JÚLIA PINHEIRO E JOÃO PAULO RODRIGUES...

SIC LÍDER DO HORÁRIO NOBRE DESDE O INÍCIO DO ANO!

 
SIC Blog © 2012 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions