"ÍDOLOS 5" 1ª GALA – ANÁLISE

terça-feira, 29 de maio de 2012

Boa Noite! Seja bem-vindo ao "Olhar a SIC".
Muito se poderia discutir se a SIC errou ou não em voltar apostar em mais uma edição de Ídolos, que já vai na 5ª temporada. No entanto, não é isso que vou fazer. A decisão foi tomada, o programa voltou, é um facto consumado. Resta avaliar o desempenho nos vários níveis.

Assim, do ponto de vista das audiências tem sido uma aposta perdida, falta saber até que ponto… Será que Ídolos sobe ou desce? Começaram ontem as Galas em direto e as audiências foram dececionantes. Ídolos conseguiu somente metade dos valores do seu concorrente da TVI que está na 2ª edição seguida. É certo que a duração foi muito longa, que terminou perto da 01:30 da manhã… Mas também começou mais cedo do que o concorrente. Parece-me que tinha condições para ser beneficiado, e não prejudicado. Além disso, tratou-se de uma estreia, o direto, o público, as luzes, as atuações ao vivo… Se na estreia das Galas faz um resultado como fez, não perspetiva nada de bom para a SIC.
Relativamente ao estúdio, a SIC surpreendeu-me muito pela positiva. Mudou, inovou, investiu… E brilhou! Ídolos 5 tem um cenário excelente, um dos melhores que já vi na televisão em Portugal e está ao nível dos que se fazem nos programas dos Estados Unidos. Maior, mais amplo, com um jogo de luzes fantástico, proporciona belos momentos de televisão nas atuações dos concorrentes e não só. O programa simplesmente renasceu, nesta perspetiva.

Quanto aos apresentadores, já os vi melhores. Talvez por ser noite de estreia, achei-os nervosos, Cláudia principalmente. Alguma descoordenação enquanto dupla e pequenos momentos de silêncio que em televisão são uma eternidade fizeram com que nem tudo estivesse perfeito. Notou-se também a grande dependência do teleponto e alguns olhares perdidos dos apresentadores, tipo (e agora). No entanto, como dupla penso que funcionam e no geral proporcionaram uma boa noite de entretenimento na SIC.
O Júri, avaliando somente a noite de ontem, penso que o melhor jurado é sem dúvida o Pedro Abrunhosa, que está seguro e certo na sua postura e na avaliação. A seguir foi para mim a Bárbara Guimarães que, embora não avalie tecnicamente, teve uma boa presença, bom discurso, e atitude no que disse aos concorrentes. Já Tony Carreira, continuo a pensar que está ali deslocado. O Manuel Moura dos Santos parece que está sempre a fazer um grande frete por estar ali. A postura e as atitudes já não convencem e para mim, ao terem mudado os jurados, mudavam todos. Eram 4 caras novas.

Da Gala no geral gostei, foi dinâmica e teve ritmo. Porém, e por ser uma Gala, nunca deveriam lá ter pisado os chamados cromos a fazerem uma atuação. Ponto negativo da noite. Mas também o compacto de cromos repetidos dos castings que foram novamente exibidos. Não era necessário. Sei que era preciso fazer tempo até chegarem os resultados, mas para isso tinham posto os concorrentes a fazerem uma atuação em grupo, ou um medley de várias músicas. Para a semana haverá nova Gala, e veremos como tudo acontecerá.
Concorda com a minha opinião? Apresente também a sua!

9 comentários:

  1. Acho que devia encurtar a duração: das 21.40h às 00.40h
    Quanto aos resumo para marcar o numero dos concorrentes devia passar somente 1 ou 2 vezes e nao 3 ou 4 como acontece sempre, pois são enfadonhos. O esquema de duas músicas seguidas parece ser a melhor opção.
    A actuação da noite especial (Mickael Carreira) já vi que é para manter e ainda bem. Pedem-se nomes sonantes...

    ResponderEliminar
  2. Concordo plenamente contigo, João ;)

    A gala foi boa, o estúdo está realmente parabéns e as atuações foram brilhantes. A duração e a descoordenação dos apresentadores é que falhou!

    ResponderEliminar
  3. A Sic estreou os idolos porque achava arriscado estrear o outro programa.

    Mas que grande FLOP.
    Só prova que o Manzarra e a Clãudia não têm estofo e carisma para arrastarem multidões.
    Já tinha dito que Portugal não precisa de mais nenhum idolo!
    O resultado é merecido e até foi demais.
    Novos programas precisam-se!
    Nem os cromos salvaram o programa.
    Boa tentativa mas não colou.
    As pessoas ainda preferem as palhaçadas da concorrência, temos pena!!!!!

    ResponderEliminar
  4. Idolos e um programa desgastado, cinco edicoe e muita coisa d como nz tvi ta a dar um programa mais actual klaro k as pessoas o preferem.

    ResponderEliminar
  5. O estúdio está lindo, palco, etc., a sintonia entre os apresentadores falhou, as repetições do resumo dos concorrentes são exageradas "cansa até á exaustão" a atuação de duas músicas seguidas foi boa opção.
    Mas para o programa ter mais movimentação acho k os apresentadores deviam ser mais participativos, mas já na 4ª edição notou-se mto esse problema, gosto mto dos aptdrs, mas a dupla não funciona como todos nós gostávamos de ver, ás vezes até acho mto monótono.

    ResponderEliminar
  6. Que me perdoem os apresentadores, mas a dupla Sílvia Alberto e Pedro funcionava cinco estrelas, a Cláudia deixa mto a desejar como apresentadora, acho k se movimenta mto mal, desinibida, e por vezes timida, estes erros pagam-se caros.

    O restante já foi dito.

    ResponderEliminar
  7. Se criam meter uma actriz a apresentar um programa deste calibre, ao menos metiam a Diana Chaves, que é melhor apresentadora do que actriz.

    ResponderEliminar
  8. Concordo perfeitamente.

    ResponderEliminar
  9. Gostei muito da 1ª Gala!
    O palco estava lindo, a dupla de apresentadores impecável...e os concorrentes são bons, a mostrar que há talento em Portugal!
    O júri também cumpre muito bem!

    Também gosto de ver o programa com mais duração.

    Claro que o programa começou agora a caminhada!
    O público começou só agora a conhecer os concorrentes e a ter os seus preferidos. O DIRECTO, o único que interage com o público, e dá acção ao programa, e que existe no programa concorrente desde o início...começou agora!

    Vamos esperar pelos próximos episódios, em que cada eliminação dói, pois são todos muito bons!

    Os 4 que foram eliminados, a Débora, a Solange, o Pablo e o Paulo deixaram-nos tristes!
    Mas são as regras do jogo, em que só um chega lá!

    Vota o público...e o júri vai salvando quem acha que tem hipóteses!

    ResponderEliminar

MARCAMOS O ARRANQUE DE CADA DIA: ÀS 07:00

COM: JÚLIA PINHEIRO E JOÃO PAULO RODRIGUES...

SIC LÍDER DO HORÁRIO NOBRE DESDE O INÍCIO DO ANO!

 
SIC Blog © 2012 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions