Boa Tarde! Seja bem-vindo ao "SIC Opinião"!
Quem não percebe a razão por que
os canais generalistas tanto repetem alguns dos seus programas mais
emblemáticos atente nestes números: Malucos no Hospital (SIC, 02.30 da
madrugada) - 113 mil espectadores e 20% de share. Olhos de Água (TVI, depois
das 02.30 da manhã) - 80 mil espectadores e 17% de share. Ilha dos Amores (TVI,
14.30) - 295 mil espectadores, 20% de share. Podia Acabar o Mundo (SIC, 14.30)
- 300 mil espectadores, 21% de share. Os exemplos sucedem-se e podíamos
continuar por aqui adiante. Independentemente das horas a que são exibidas, as
repetições têm sempre seguidores. Ou gente que não viu a emissão original
quando ela passou, ou saudosistas que não se importam de ver de novo um
programa de sucesso.
Em todas estas repetições
há porém denominadores comuns: são todos programas de longo curso, ou seja, que
não se esgotam numa só semana, o que permite diluir ainda mais o custo de
exibição, já de si diminuto porque é uma repetição e, não raras vezes, a
segunda ou terceira repetição. Por outro lado, são repetições em horários não
vitais e em que o público disponível não é particularmente exigente: quer no
pós-hora do almoço, constituído maioritariamente por espectadores mais velhos e
não ativos (desempregados, donas de casa, etc.), quer de madrugada, onde o
convite ao zapping é grande.
A razão é simples. Nenhum
programador gosta de repetir, mas a atitude de o fazer em horários neutros, e
ainda por cima com uma não negligenciável reacção do púbico, legitima a decisão
economicista. E, já se sabe, poupar é a palavra de ordem. Até porque isso
permite o investimento em horários considerados essenciais.
CRÓNICA DE TV, por Nuno Azinheira, em Diário de Noticias
Concordo, nos canais estrangeiros mto poderosos acontece o mesmo,
ResponderEliminarmtas repetições ex: Odisseia, História, N.G., CNN, SKY NEWS, e mtas mais, generalistas, Cabo, etc.,
O Nuno Azinheira tem razão. Impõe-se a repetição de produtos em horários menos importantes, para poder investir em inéditos noutros horários.
ResponderEliminarTodos os canais o fazem!
Agora o que eu achei bem elucidativo, foram os exemplos que o crítico deu, e mostram as preferências do público:
«MALUCOS NO HOSPITAL»»- NA SIC-, às 2:30 na madrugada-
113 MIL ESPECTADORES E 20% DE SHARE.
«OLHOS DE ÁGUA»- NA TVI- CONCORRE às 2:30 na madrugada
80 MIL ESPECTADORES E 17% DE SHARE.
Que grande desproporção! «Malucos No Hospital» esmaga a novela da TVI!
«PODIA ACABAR O MUNDO»--NA SIC-às 14:30.
300 MIL ESPECTADORES E 21% DE SHARE.
«A ILHA DOS AMORES»-NA TVI- concorre às 14:30
295 MIL ESPECTADORES E 20% DE SHARE.
Mais uma vitória da novela da SIC sobre a da TVI!
AVISO:
PARA O CASO DE SURGIR UMA TROMBA DE ÁGUA, DA PARTE DOS ANÓNIMOS DA TVI...limitei-me a copiar os dados do Nuno Azinheira, cujas médias ele teve de certeza o cuidado de expor certas publicamente!
NO texto que a fonte "meios e publicidade" publicou hoje e cujo o mesmo foi publicado neste blog, sobre as audiências do mês de Abril,á uma frase que salta á vista e que volto a escreve la para melhor elucidar,os menos elucidados!
ResponderEliminar"... TAMBÉM A LÍDER TVI, VIU O SEU SHARE ENGORDAR DISCRETAMENTE FACE AO MÊS ANTERIOR..."
AGORA o que eu achei bem elucidativo,foi a frase que a fonte deu e que mostram as preferências do publico!
Mais uma vitoria da tvi sobre a sic!
AVISO:
PARA O CASO DE SURGIR UMA TROMBA DE AGUA,DA PARTE DA MARIA A...limitei-me a copiar uma frase da fonte"meios e publicidade"cujo a mesma teve o cuidado de a achar credível,antes de a expor publicamente!
Anónimo das 00:06, aconselho-o a ler esse comentário com atenção, pois está publicado em tópico, aqui no SIC Blog.
ResponderEliminarSe os seus olhos não perceberem como ele mostra a diferença de percurso entre a TVI e a SIC, que tende fazê-las aproximar, como se fossem 2 linhas convergentes( concorrentes)...então leia o meu comentário ao tópico:
Não invento nada! Apenas uso os números...que são bem elucidativos!
Veja as distâncias entre os 2 canais, TVI e SIC:
3,6% em Janeiro, 3,1% em Fevereiro, 1,9% em Março e 1,5% em Abril...
Estão a aproximar-se...não acha?
Entretanto o Cabo lidera!