quarta-feira, 11 de julho de 2012

ESPECIAL: SIC 20 ANOS

Boa Noite! Seja bem-vindo ao "SIC 20 Crescemos Juntos!" 

No ano em que a SIC comemora os seus 20 anos de existência, o SIC Blog relembra a programação da SIC ao longo destes 20 anos que... "Crescemos Juntos!"


“Chiquititas” foi uma telenovela portuguesa, uma adaptação produzida pela Teresa Guilherme Produções, da telenovela argentina “Chiquititas Sin Fin”. Foi transmitida pela SIC entre 2007 e o ano 2008, e contou com uma temporada de 217 episódios.

Esta novela foi passada num orfanato, onde uma ama muito pouco convencional ensinava as crianças a viver e a sonhar através da Música. “Chiquititas”, era a maior trama da Argentina (com oito temporadas e dois filmes). 

Várias foram as atrizes apontadas pela imprensa para viverem a personagem Lili, a divertida ama muito ao estilo de Mary Poppins, mas foi Marta Fernandes que conseguiu o papel. A trama era dirigida ao mesmo público de “Floribella” que tinha sido exibida anteriormente na SIC, mas, parafraseando os responsáveis da SIC: "enquanto a Floribella é ao estilo de Cinderela, Chiquititas tem a história da Mary Poppins." 

A telenovela “Chiquititas” foi repetida na SIC entre 2011 e 2012, aos domingos de madrugada pelas 5h da manhã.
Sinopse
Tudo começa no Lar do Monte, um orfanato para crianças que perderam os pais. Os donos do orfanato são a terrível Júlia de Mont (Patrícia Tavares) e o seu marido, Pierre de Mont (Luís Gaspar). Apesar de não terem nenhum amor às crianças que lá vivem, nem saberem os seus nomes, Júlia e Pierre, só mantêm o lar, devido ao subsídio estatal que devia ser gasto em obras de restauração, roupas e cuidados de saúde para as crianças, mas em vez disso, é desperdiçado em cabeleireiros, perfumes e viagens para Júlia e Pierre. Este casal de vilões tem dois filhos, que herdaram o dom da maldade: Marcel de Mont (Tiago Mesquita), mais inteligente que o pai e sempre pronto a fazer negócio, e Alice de Mont (Marta Peneda), uma verdadeira expert no que toca a manipular pessoas.


O lar vive dias terríveis, e as crianças que lá passam os dias não estão melhores. A verdade, é que Laidinha (Sofia de Portugal), foi contratada para gerir o lar, e veio da província para a cidade. Laidinha é uma bruta-montes, que foi habituada a tratar de animais e não de crianças. Sempre armada da sua chibata, ela impõe o respeito, mas as crianças arranjam sempre maneira de se safar aos seus castigos terríveis.

A única rapariga que não está no lar porque perdeu os pais é Augusta Pessenha (Cátia Tavares), que todos chamam Guta. Os seus pais (Rita Alagão e Paulo Matos) são ricos, e estão numa expedição pelas montanhas do Peru. A menina decidiu ficar num orfanato e lá fez muitos amigos, em especial Kiki (Carla Lopes), uma menina doce e romântica, que adora contar histórias e sonha com o seu príncipe encantado. Ele chegará?,Bem nós temos o melhor amigo de Zeca,o Chico (Nelson Reis),que gosta de Kiki,mas acaba se apaixonando por Vanda,além de surgir Françoise (Ines Costa),e é o mais querido pelas meninas no lar.


Existem também os irmãos Paula (Rita Lopes) e Zeca (César Brito). Ela tem sempre resposta pronta, é ativa e dinâmica,tem uma inimiga chamada Vanda(Joana Oliveira)que e a mais velha das meninas e daqui a pouco tera que sair do orfanato,por isso chega a ser meio malvadinha.o Zeca é corajoso, apesar de ser um pouco introvertido, e de estar sempre na defensiva. Zeca, assim que chega, deixa os coraçõezinhos das meninas apertados. Menos o de Guta, que percebe que Kiki está apaixonada por ele, e passa a discutir frequentemente com Zeca para que faça olhinhos à amiga. Mas essas brigas viram amor, e Guta e Zeca começam a namorar às escondidas, para não magoar os sentimentos de Kiki, e do medroso Susto (Francisco Fernandez), que sempre gostou de Guta,e tem muito medo de Laidinha.os amigos Joca(Rubem Leonardo)e Bocas(Joao Rosa)adoram jogar bola e fazer travessuras com Laidinha.





Do outro lado da cidade, estão os escritórios da, até agora, bem sucedida, Empresa Sant'ana. À frente da direção desta firma que se encarrega da exportação de maçãs portuguesas, está o presidente Vítor Santana (Luís Mascarenhas), e a sua filha de vinte e sete anos, Madalena Santana (Marta Fernandes). Vítor é um homem frio e racional que educou a filha nos melhores colégios para que ela fosse uma empresária de sucesso. O seu sonho concretizou-se, mas teve de contornar um obstáculo. Aos dezenove anos, fruto de um namoro de um ano e pouco, Madalena engravidou. Como ainda era muito nova, o pai ordenou que vivesse a gravidez numa quinta para o interior, onde uma empregada, Rosália (Leonor Alcácer), estava incumbida de cuidar da menina. Quando Madalena pariu, o filho foi-lhe retirado dos braços, sendo entregue a um orfanato. Hoje, Madalena é uma sombra do que era antes. O pai não admite que cometeu o erro, e Madalena desespera pela busca do seu filho - ou filha. Nunca chegou a saber o sexo, mas sabe que tem sete anos.



É por isso, que pede à sua grande amiga Catarina (Sílvia Silva), que a ajude nesta busca de uma mãe desesperada. Juntas, as duas descobrem o lar «Casa do Monte», e Madalena sente uma conexão com tres crianças de lá,os mais pequenos:a travessa Lua(Beatriz Monteiro),o pequeno genio Minorca(Tiago Delfino)e a doce e meiga Anita(Catarina Rebelo). Ciente de que é naquele orfanato que está o filho, esta disfarça-se assumindo a personalidade de uma simpática governanta, um pouco distraída e rebelde que vai revolucionar o orfanato. Assim, Madalena passa a acumular o papel de Lili. Chegou a música, o amor, a alegria, os sorrisos e as gargalhadas a este orfanato. Agora, tudo vai ser diferente. Em meio às buscas por seu filho, ou filha, Lili se apaixona por Lucas (Nuno Pardal), o cozinheiro do lar, bonito, simpático e conquistador. Um dançarino de tango profissional, tem várias namoradas até conhecer Lili. Ele sempre ajudou as crianças a livrarem-se dos castigos de Laidinha, e por isso sempre foi muito querido. Já o banqueiro Mateus van Bauer (Carlos Vieira) chega a Portugal para resolver problemas financeiros do Grupo Santana, mas acaba por se apaixonar pela diretora da empresa: Madalena.

E com o lema de Lili, acompanhamos essa mágica aventura: Para qualquer situação á sempre uma solução!

Curiosidades
- Devido às baixas audiências de "Chiquititas" no horário em que estava a ser exibido (21h45), esta telenovela passou a ser exibida aos sábados e domingos de manhã;
- Já no horário das manhãs de fim-de-semana, "Chiquititas" estreou a liderar duplicando os valores da estação naquele horário e garantindo, assim, a liderança;
- O 1º CD das "Chiquititas" alcançou o 1º lugar da tabela dos mais vendidos e foi Platina (mais de 20.000 discos vendidos) numa semana! Atingiu a tripla platina;
- Em Dezembro de 2007 foi lançado o DVD das Chiquititas que contém vários videoclips como Chiquititas, 24 Horas, Coração com Buraquinhos, Era uma Vez, Há Certas Coisas, Mentiras e Onde Estás?. O DVD ainda inclui karaoke de 3 canções e ensina a dançar algumas das coreografias;
- No Natal de 2007 o site oficial das Chiquititas anunciou mais produtos da telenovela como brinquedos diversos, mobiliário e roupa;
- A 10 de Março de 2008 foi lançado o tão desejado DVD das Chiquititas de Karaoke.






























Lembra-se disto? Partilhe as suas memórias sobre "Chiquititas"!

2 comentários:

  1. ao inicio até tinha piada, era divertida para o publico jovem e tudo, com os chupas chupas e a Laidinha, mas como tudo, começou a 'encher' a ação e a peder a graça...

    ResponderEliminar
  2. Esta serie seria ideal para o inverno das 18h ás 19h acho que a SIC devia exibir esta serie outra vez até podia fazer bons resultados.

    ResponderEliminar