sábado, 7 de julho de 2012

FÁTIMA LOPES DIZ QUE NÃO TEM SAUDADES DA SIC E QUE "NÃO TINHA CONDIÇÕES PARA SERVIR BEM O PÚBLICO"



Fátima Lopes assume, pela primeira vez, o que correu mal e a fez sair da SIC. Dois anos após ter mudado de estação, a apresentadora de 'A Tarde É Sua' diz estar "feliz" na TVI. 


Já tropeçou nas saudades? Está a falar de que tipo de saudade? Qualquer saudade? Não, falo das saudades da SIC. Já passaram dois anos desde que saiu e se mudou para a TVI. Ah, isso (risos). Não, não tropecei nas saudades da SIC. Não sou uma mulher muito dada à saudade. Tenho, sim, saudades das pessoas que fazem parte do meu ciclo afetivo. Sou tipicamente portuguesa e, por isso, sofro muito com saudades, mas no que toca ao trabalho sou bastante mais pragmática. 

Mas chegou à TVI com uma mala cheia de memórias e experiências vividas na estação de Carnaxide... Não sou nada de viver a vida a olhar para trás, acho que isso não nos ajuda a evoluir. Tenho as melhores recordações da SIC, jamais esquecerei esses 16 anos. Foi na SIC que nasci, me formei e que aprendi absolutamente tudo o que sei. Estou muito grata às pessoas que apostaram sempre em mim e me ajudaram a crescer.

Mas tudo isso foi uma etapa e que já passou. Está serena e segura de que tomou a decisão certa? Sim. Foi a decisão certa, disso tenho a certeza. Absolutamente. Fala com total segurança... Quando analiso os projetos que me têm apresentado, a forma como trabalho dentro da casa TVI e quando vejo a oportunidade que me foi dada, desaparece qualquer dúvida que pudesse desenvolver. Fui convidada a apresentar o programa A Tarde É Sua, que era um programa que tinha uma tradição muito forte e que, como se sabe, teve condução da Júlia [Pinheiro] e eu fui muito bem apoiada. Tive a sorte de poder trabalhar com uma equipa fortíssima, onde estão pessoas com quem já tinha trabalhado na SIC e que são grandes profissionais. Percebi, logo ali, que estavam criadas todas as condições para fazer um programa de sucesso. Quando há sinceridade nas pessoas à nossa volta para perceber o que é preciso para um apresentador fazer bem o seu trabalho, as coisas correm bem. E este ano estou também a conduzir os especiais de verão. Esta é a primeira vez que saio do estúdio para correr o País e que é algo que nunca tinha feito.

Qual o balanço que faz da condução destas emissões especiais no canal de Queluz de Baixo? É aqui que tem um contacto direto com o público. Trata-se de seis horas de emissão em que estou em Bragança, na Mealhada ou em Albufeira... É um desafio extraordinário e apertado para um maratonista de televisão e eu acho que sou maratonista de televisão. Agradeço muito à TVI por me ter feito este desafio e me ter tirado de estúdio. Era, portanto, um sonho que guardava? Queria cruzar-me com as pessoas e ouvi-las dizer o que sentem quando veem os meus programas, ouvir as suas opiniões. Este é o tipo de feedback que não conseguimos retirar quando se lê o e-mail e cartas. Estar aqui como estamos as duas a conversar é muito importante para um apresentador de televisão, e eu há anos que não saía do estúdio. A TVI sentiu que eu precisava de ir para a rua ver as pessoas e o público ver-me a mim.

A TVI soube reagir? Concedeu-lhe o desejo que a SIC não soube identificar? Na altura, a SIC não tinha projetos desta natureza e só depois é que os veio a ter. Quando me ausentei para dar à luz o meu filho Filipe foi quando a SIC fez o programa SIC ao Vivo, e eu encontrava-me de licença de maternidade. Até essa altura, a SIC não tinha essa tradição. Eu estava há muitos anos fechada em estúdio e isso é uma coisa claustrofóbica. O que ganha enquanto comunicadora? As seis horas de direto são uma sova, mas são uma sova física porque é tudo tão bom. Imagine o que é estar em cima do palco a conduzir a emissão e, na hora do intervalo, vem ao meu encontro uma velhinha, de 80 anos, trazer-me umas botinhas de lã porque sabia que eu ia estar na sua terra. Isto é absolutamente delicioso e é uma recompensa muito grande pelo nosso trabalho. É por este grande desafio que a TVI me lançou, este ano, e por outros motivos de que já falei que sei que tomei a decisão certa. Eu sou feliz e uma pessoa tem de estar feliz e realizada. Se não estiver feliz no meu trabalho, sou competente mas não o faço com alma.

Sentiu que estava a estagnar por estar dia após dia a trabalhar no estúdio? Sinto que estarmos sempre no estúdio não nos permite crescer tanto como poderíamos. E sei que tenho capacidade para crescer e aprender muito mais, tenho essa vontade. Sou extremamente humilde, não acho que sei tudo por ter quase 18 anos de profissão. Ir para o exterior fez-me ver que há toda uma mecânica que nós em estúdio não sabemos e é preciso aprender.


Nada nem ninguém a desiludiu durante 24 meses de vivências na TVI? Não. Acho que me adaptei muito rapidamente e eles também se adaptaram bem a mim. A TVI percebeu que sou superexigente na forma de trabalhar, que não gosto de amadorismo de espécie alguma e eu percebi como é que esta casa funciona. É uma casa de porta aberta onde se pode falar diretamente com as pessoas sem adiar para o dia seguinte. Todos nos entendemos nas nossas regras e isso faz que as coisas fluam.

Tem repetido, durante a nossa conversa, os elogios à TVI. Pergunto-lhe: gostava de ficar 16 anos na TVI como ficou na SIC? Sim, gostava de ficar na TVI por 16 ou até mais anos. Se ainda estiver a fazer televisão (risos). Sim, porque a idade vai passando...

Se a SIC lhe tivesse oferecido este mesmo programa, teria aceitado? Teria ficado? Não. Se a SIC me tivesse oferecido este programa não teria ficado na estação. Encaro a vida de apresentadora como se fosse uma "missão", é assim que vejo o meu trabalho. Não olho para o estrelato nem para o mundo cor-de-rosa. A minha missão é servir bem as pessoas e, para isso, tenho de ter condições para o fazer. Oferecerem-me um programa destes sem ter condições, não iria fazer bem o meu trabalho.


Identifico uma segunda mensagem nas suas palavras. Está a afirmar que não teve condições para trabalhar na SIC? Sentiu que não estava a ter as condições necessárias para servir o público? Sim, sentia que não tinha condições para o fazer. Não guardo mágoas de espécie alguma. As condições que a casa me oferecia eram aquelas. Hoje são diferentes e até, eventualmente, melhores... Essas condições não davam. Teve que ver com recursos, quer para mim quer para uma equipa trabalhar. Mas ao que se refere? O que é que falhava? Faltavam recursos, mas as coisas entretanto melhoraram. Na altura, não tínhamos recursos suficientes. Não havia recursos de todos os tipos. Portanto, quando é assim, não é fácil motivar uma equipa porque não há recursos para trabalhar. Estava a sentir-me impotente. Se não consigo servir bem as pessoas, estou a defraudá-las.


Quis oferecer mais aos telespetadores e não estava a conseguir fazê-lo na SIC? Sim, queria e não estava a conseguir. Não preciso de nada de extraordinário, só preciso de servir bem as pessoas. A Tarde É Sua é um programa que serve bem as pessoas. Temos capacidade de fazer boas reportagens, de dar boas respostas no estúdio de produção, se necessário, e era isso por que ansiava. por servir bem as pessoas, aquelas que vêm até nós. Quando isso não está a funcionar, é uma enorme frustração como apresentadora. Estar linda e maravilhosa no ecrã e sorrir não chega. É preciso fazer realmente alguma coisa para mudar a vida das pessoas. Hoje, consigo fazer isso. É talvez por isso que chego a casa com o coração consolado. Tenho a sensação de dever cumprido e isso para mim é fundamental.

Fonte: Noticias TV

11 comentários:

  1. A fatima foi extremamente ingrata quando saiu da sic e foi para tvi , sem dar explicação para ninguem .. para mim ela perdeu toda a credibilidade que tinha.

    ResponderEliminar
  2. Parabéns Fátima! A tua sinceridade é simplesmente magnífica, que continues a fazer o que tanto gostas e tão bem fazes! Felicidades

    ResponderEliminar
  3. Como se a sic tivesse saudades desta senhora.
    Na minha opinião nao faz falta nenhuma, so faz falta quem la esta quem sai ja nao importa.
    Fala como se ja tvisse feito coisas que nunca tinha feito antes, ainda nao a vi fazer nada de interresante faz a tarde é sua coisa exatamente igual as tardes da julia, e fez aqueles diretos ao vivo, mais nada.
    Mas pelos vistos contenta-se com pouco e na sua opiniao estes programas que fez e faz na tvi soa muitos bons e jamais poderiam ser feitos noutra estação de televisao.
    Para quem ia fazer coisas completamente diferentes do que fez na sic, ainda nao vi nada de novo.
    Devo andar distraida!!!

    ResponderEliminar
  4. Grande ingrata! A SIC sempre andou com esta Senhora ao colo! Foi a SIC que apostou nela e que fez dela uma estrela! Tinha muito mais destaque na SIC do que tem agora! Na TVI só serve mesmo para contar histórias de velhinhos....e é completamente ofuscada pela CRISTINA FERREIRA! BEM FEITA FÁTIMA INGRATA

    ResponderEliminar
  5. Sim senhora, foi-se embora da sic, porque não lhe dava um programa fora do estúdio e porque não havia condições. Ela era a grande estrela da SIC, ela com certeza tinha as melhores condições que um profissional naquela casa tinha. Ao menos a Julía foi sincera e disse que precisava de um novo desafio, que era ganhar a liderança. A Fátima diz que precisava de um desafio, e na TVI o teve, que foi.... Um programa pimba durante a tarde de Domingo ( que desafio!!!!). Ela foi se embora porque viu que o seu programa não conseguia ganhar as Tardes Da Júlia, e seguiu o proverbio, se não os consegues vencer, junta-te a eles...

    ResponderEliminar
  6. Grande Ingrata???! :O LOL E o que é que a Julinha foi para a TVI, explicam lá??!! AH, já sei, "apenas mudou de camisola" para depois ir dizer mal da TVI (coisa que a Fátima não disse sobre a SIC)!

    E aliás, ela bem sabe que está muito melhor na TVI! Para além de ter destronado completamente a Conceição (fazer 20% SHR com um programa daqueles no Verão, é de louvar! Parabéns Fátima), apresenta muito mais coisas na TVI do que na SIC! Coitada da Julinha, agora está cheia de remorsos, deixou de liderar num único horário xD Chegou a Fátinha à TVI, e não só o VnaTV consolidou ainda mais a sua liderança, como as tardes voltaram a ser da TVI... enfim, um daytime que a SIC sonha, mas que só a GRANDE TVI consegue fazer ;)

    ResponderEliminar
  7. o que sai para cá para fora nem sempre corresponde a verdade...
    fatima lopes so por sair da sic perde a credibilidade??
    a julia pinheiro também perdeu?
    os actores da tvi que foram para a sic também perderam?

    ResponderEliminar
  8. Também não tenho saudades dela. Foi fazer coisas diferentes como ela tanto queria, apresentou um concurso de meio tarde e depois lá voltou para um programa da tarde, grandes mudanças dessa senhora. Acho que o sonho de carreira dela foi fazer um programa de tarde de domingo pelo nosso Portugal fora, deve ter sido por isso que se mudou para a tvi. Não sou contra os apresentadores ou actores mudarem de canal, até acho bem pois acabam por evoluir profissionalmente, mas no caso desta senhora que queria coisas novas, afinal está a fazer mais do mesmo, mas pronto isso não se discute. O grande problema desta senhora foi a forma como saíu, sem dizer que ía depois de dar a cara pelo canal durante 16 anos, achei mal, mas ela lá sabe. Quem sabe o grande projecto dela na tvi não passe pela representação, é tão boa a enganar, sempre a chorar, daria uma grande actriz, mas tinha que ter aqueles papeis de coitadinha, que lhe acentao que nem uma luva. Que fique por lá muitos e muitos anos...

    ResponderEliminar
  9. E a Júlia foi o quê? Pior que ingrata.

    ResponderEliminar
  10. Se têm estes comentários sobre a Fátima Lopes o que se deve de dizer da Julia Pinheiro? Não sejam fanaticos pela SIC . Esta senhora foi à procura de melhor e a Júlia Pinheiro foi à procura de ganhar muito dinheiro porque pensava que levava com ela os telespectadores da TVI. Com o dinheiro que ganha e responsável pela programação ainda não a vi dar frutos à Sic. Enquanto que Fatimas LOpes deu bons anos de audiência à Sic. Fizeram-na profissional e ela mostrou que merecia, pois dava à Sic boas audiências e a Julia o que é que está acontecer só dá más audiências.

    ResponderEliminar
  11. A Fátima não falou mal da SIC??? Não devem andar a ler o mesmo que eu então, depois da Fátima sair da SIC só falou da SIC, andava ás boquinhas e ainda anda, nesta entrevista para quem leu, parecia que ela estava mais preocupada em demonstrar que estava realmente bem na TVI para desmoralizar a SIC, ela que fique por lá para sempre, pois gente desse não faz realmente falta, disse que foi para a TVI porque iria fazer outro registo, realmente começou com um programa diferente mas foi parar ao mesmo que fazia na SIC!! Ela só se enterra!!!

    ResponderEliminar