segunda-feira, 6 de agosto de 2012

SIC e TVI perdem 3 milhões por mês

Os canais generalistas continuam a sofrer um corte profundo nas suas receitas publicitárias. Nos primeiros seis meses deste ano, a SIC e a TVI receberam menos 18,5 milhões de euros do que em igual período do ano passado.

 Analisando o relatório e contas semestral da Media Capital, é possível verificar que a TVI facturou 49,6 milhões de euros em publicidade, uma diminuição de 13,3 milhões face aos mesmos meses de 2011 (descida de 21%). Ou seja, o corte é superior a dois milhões de euros mensais.

No caso da SIC, e de acordo com as contas do grupo Impresa, a diminuição foi de 5,2 milhões de euros (menos 10%), para um total de 46,3 milhões de euros. Ou seja, a perda é de quase um milhão de euros por mês.

De referir que nos dois casos, os valores apresentados já reflectem as receitas de publicidade dos canais temáticos como a SIC Notícias e a TVI 24. Se a tendência se mantiver até ao final de 2012, a TVI e a SIC vão voltar a fechar o ano com receitas publicitárias em quebra, o que sucede desde o arranque da crise económica. Em 2008, por exemplo, a empresa de Queluz facturou nesta área 151,4 milhões de euros, um valor que caiu para os 120,5 milhões em 2011 (descida de 30,9 milhões). Já a SIC passou, no mesmo período, de 109,2 milhões de euros para os 96,9 milhões, uma quebra de 12,3 milhões.

O CM solicitou dados à RTP sobre as contas semestrais, mas até ao fecho desta edição não obteve resposta. Contudo, a estação pública não escapará a esta tendência, já que entre 2008 e 2011 a sua facturação publicitária caiu 11,9 milhões de euros, para um total de 39,6 milhões.

1 comentário:

  1. Ena! A TVI teve uma queda bem maior na publicidade do que a SIC!

    O corte de 21%, ou seja superior a 2 milhões de euros mensais na TvI, contra os 10%,ou seja 1 milhão de euros por mês na SIC...é bem diferente... e deve ser uma consequência da subida da ficção da SIC, que atinge um público comercialmente mais rentável!

    E isso reflete-se na publicidade!

    ResponderEliminar