domingo, 16 de setembro de 2012

ELE AFIRMA-SE CONTRA "DANCIN DAYS"


Hugo de Sousa foi até agora o Diretor de Projeto em "Morangos com Açúcar" na TVI, e agora está a trabalhar na próxima novela do canal... "Lua de Papel".

Em declarações à imprensa, este profissional da produtora Plural, fez criticas à telenovela portuguesa mais vista em Portugal, "Dancin Days", da SIC...

Segundo Hugo de Sousa: "Poucos são os remakes que superam o original. Eu não gostava de fazer um. "Dancin’Days", por exemplo, é um bom formato, é uma boa história, mas não é a nossa realidade".

Este profissional a trabalhar para a TVI, revela-se contra adaptações de outras novelas para Portugal. Sendo defensor do que se cria e realiza no nosso País...

Esta já não é a primeira vez que um responsável de uma produção da TVI acusa a atual telenovela portuguesa da SIC, e líder de audiências, de não corresponder à realidade portuguesa...

Curioso é o facto de a própria TVI, ao longo dos anos, já ter adaptado várias telenovelas para uma versão portuguesa... Como os casos de:

- "Nunca Digas Adeus" numa adaptação pela Casa da Criação do original mexicano "Mirada de Mujer" em 2001.

- "Anjo Selvagem" numa adaptação pela Casa da Criação do original argentino "Muñeca Brava" em 2001.

- "Coração Malandro" numa adaptação pela Casa da Criação do original colombiano "Pedro, El Escamoso" em 2003.

- "Doce Fugitiva" numa adaptação pela Casa da Criação do original argentino "Kachorra" em 2006.

- "Deixa-me Amar" numa adaptação da Casa da Criação do original argentino "Sos Mi Vida" em 2007.

E utilizando o argumento de "mostrar a realidade portuguesa", será que as atuais telenovelas originais da TVI mostram uma realidade portuguesa? Será que "Doce Tentação" com fantasias da Disney ou "Remédio Santo" com lendas, mistérios e mortes, retratam a nossa realidade?

Para Hugo de Sousa, "Dancin Days" que aborda temas que existem em Portugal como a bipolaridade, homossexualidade, álcool, drogas, traições, diferenças sociais, famílias controladoras, raptos de bebés  dificuldades financeiras das famílias, para ele, esta telenovela não retrata a realidade portuguesa.




10 comentários:

  1. Antes de tudo, João Rodrigo a homossexualidade não é nenhum problema, deverias ter substituido "problemas" por "temas" ou "questões sociais"...

    Mas concordo contigo em tudo. Esse senhor Hugo não sei do que esqueceu-se que o canal para o qual ele trabalha também é perito em fazer versões próprias de várias novelas de países de língua espanhola... mas como a SIC faz uma versão duma novela do Brasil, já não faz bem, enfim... o cumulo do descaramento...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem toda a razão! O meu lapso já foi corrigido.

      Peço desculpa pela falha.

      Eliminar
    2. De acordo, Anónimo! O cúmulo do descaramento... e da inveja! Aliás, do não saber perder!

      Eliminar
  2. Senhor Hugo senta lá e aprenda a fazer novela com uma emissora que está no ar a 47 anos e é líder no mercado.

    ResponderEliminar
  3. Cada um come do que gosta. Hà gostos para tudo temos que aceitar.

    ResponderEliminar
  4. A última novela de jeito transmitida pela TVI foi "Tempo de Viver". A partir daí foi sempre a descer de nível. Ainda ontem vi os últimos episódios de duas novelas da TVI e a única coisa que consegui pensar foi: "Que ridículo!"

    ResponderEliminar
  5. Estes fulanos da tvi não sabem mesmo perder. É a Teresa Guilherme, é o Tó Zé Martinho sempre a virem criticar programas vencedores da sic. Chega!!! Trabalhem para fazer melhor. Durante anos têm inundado a televisão portuguesa com novelas de fraquissima qualidade, sem conteúdo nem argumento credível.

    ResponderEliminar
  6. Há tempo, conheci um Hugo, fã de Gilberto Braga e com aspirações de ser 'novelista'. Não me lembro do sobrenome (apelido pra os portugueses), mas sei que tinha um site dedicado a esse autor de quem também me declaro seguidor. Das últimas notícias que tive, era que andava em projetos pra finalmente escrever TV. Espero não seja ele.

    Há tempo, também, li um artigo de um executivo da TVI que justificava a queda das novelas brasileiras em Portugal afirmando que tinham uma abordagem 'terceiro-mundista' das problemáticas que tratavam. Ipso facto, vieram à minha cabeça todas essas versões de dramalhões mexicano-argentinos, que seguem à risca o padrão de novela chorona, terceiro-mundista e alienada que, não por acaso, é a que mais sucesso faz no universo (vejam as vendagens da Televisa, Telemundo, as soap-operas americanas, até britânicas, turcas e outras, que têm mais projeção que as brasileiras pelo simplismo e a forma linear de contar as histórias).

    Acho que há muitas formas de denigrir o sucesso alheio... uma delas é essa que utilizou o rapaz!

    PS. Por falar nisso, ÓTIMO BLOG!

    ResponderEliminar
  7. Claro que uma novela de sucesso,«Dancin Days», que alcançou a liderança, atirando para baixo a ficção da TVI...é um alvo a abater para os vencidos! E lá vêm as críticas!

    Este senhor esquece que além das adaptações, tão bem apresentadas pelo João Rodrigo... há ainda as imitações à queima-roupa, sem direitos comprados!

    Claro que falo dos «Morangos» e «Inspetor Max»!

    E o senhor apresenta arumentos ridículos!

    «Dancin Days» pertence a um guionista português, um elenco português, paisagens portuguesas, costumes portugueses... uma realidade prtuguesa!

    Teve uma boa professora? Que bom! Aprender com os melhores...só conduz à excelência!

    É estranho que as críticas só venham dos vencidos!

    A inveja é muito feia!
    E não dignifica!

    ResponderEliminar