"Caras SIC" hoje com: Fátima Lopes
Boa Tarde! Seja bem-vindo à rubrica semanal "Caras SIC".
Nesta rubrica do SIC Blog vamos abordar algumas das caras mais carismáticas da estação ao longo dos seus 20 Anos. A personalidade de hoje é Fátima Lopes.
Fátima Lopes Licenciou-se em Comunicação Social, na Universidade Nova de Lisboa em 1991. Mas antes disso, começou a escrever sobre espectáculos no "Diário Popular", colaborou na "Rádio Minuto" e em simultâneo no Departamento Audiovisual da Camara Municipal de Loures. Entretanto, o departamento do "Diário Popular" fechou e Fátima passou para a revista mensal "Em Forma" como técnica de marketing. Um ano depois, passou a gerir a imagem do "Grupo Económico".
Antes de chegar à televisão, trabalhava como gestora numa empresa de audiotexto que colaborava com a SIC, o que lhe permitia passar bastante tempo nas instalações do canal. Após algum tempo, foi convidada para integrar a equipa de apresentadores da SIC. Fátima Lopes desde cedo se afirmou com grande carisma, e tornou-se numa das caras mais conhecidas do grande público.
Em 1994 inicia a sua carreira de apresentadora com o programa "Perdoa-me", e ainda no mesmo ano foi a cara de "All You Need Is Love". No ano seguinte conduziu o formato "Surprise Show". Estes programas tinham em comum o facto de ajudar a construir laços familiares, perdoar ou surpreender familiares ou amigos. A personalidade de Fátima Lopes encaixava-se perfeitamente.
Em 1998 foi escolhida pela SIC para ser a cara das suas tardes no talk-show com o seu nome "Fátima Lopes". Este formato revelara-se um êxito e teve mais de 600 emissões. Seguidamente apresentou o concurso "Roda dos Milhões" durante cerca de um ano.
Estávamos em 2001 quando Fátima Lopes foi requisitada para fazer as manhãs da SIC, em substituição de Júlia Pinheiro no talk-show "SIC 10 Horas", e foi líder de audiências nas manhãs de Portugal durante quatro anos. No ano de 2005, assume igualmente nas manhãs o talk-show personalizado "Fátima", que durou até 2009. Fátima Lopes chegou a ser apelidada de "A Rainha das Manhãs".
O ano de 2009 trouxe um novo desafio à apresentadora, e Fátima Lopes mudou-se novamente para as tardes da SIC com o programa "Vida Nova", formato que pretendia mostrar o "virar de página" em várias situações da vida. No entanto, este formato durou somente cerca de um ano, pois Fátima Lopes decidiu abandonar o programa e também a SIC, único canal para o qual havia trabalhado.
A 2 de Julho de 2010, deixou a SIC após 16 anos, e integrou a equipa de apresentadores da TVI, com o intuito de novos desafios. Ainda neste ano, assumiu ao fim da tarde o game-show "Agora é que Conta". Desde 2011, Fátima Lopes voltou a substituir Júlia Pinheiro, agora nas tardes da TVI com o talk-show "A Tarde é Sua", no qual se encontra ainda em 2012.
Fátima Lopes conta ainda no currículo com a apresentação na SIC de duas das Galas dos "Globos de Ouro", participou ainda como atriz no filme "Second Life", no papel de Marta.
Quanto a distinções, Fátima Lopes foi eleita em 1999 a "Melhor Apresentadora de Entretenimento", e recebeu o prémio da revista TV Guia de "Apresentadora Mais Popular" (concedido por votação dos leitores). Em 2004 obteve o prémio de "Melhor Apresentadora de Entretenimento", atribuído pela Casa da Imprensa.
Fátima Lopes é atualmente uma das mais carismáticas apresentadoras de Portugal, e apesar de já não estar na SIC, é uma Cara SIC porque faz parte dos quase 20 anos do canal.
Até para a semana!
Autor: Bruno Silva
Bom dia,
ResponderEliminarserá que me podiam indicar o nome do primeiro marido de Fátima Lopes?
Muito Obrigado.