sexta-feira, 21 de setembro de 2012

RUBRICA: "SIC OPINIÃO" - COMPETÊNCIA E CLARIVIDÊNCIA


Boa Tarde! Seja bem-vindo ao "SIC OPINIÃO".

A rubrica de opinião de um critico de TV externo, hoje por Nuno Azinheira.

(a rubrica refere-se à entrevista na SIC de José Gomes Ferreira ao ministro das finanças Vítor Gaspar na semana passada)

"Competência e Clarividência"



Não é de hoje que penso assim e creio, aliás, já o ter escrito nesta coluna, pelo menos uma vez, no passado. A clarividência de José Gomes Ferreira é um bálsamo na televisão portuguesa. Semanalmente, em Negócios da Semana, o subdiretor de Informação da SIC consegue essa proeza inalcançável para todos: a de fazer todas as perguntas que deve fazer enquanto jornalista, sabendo interpretar igualmente as dúvidas e as questões da generalidade dos cidadãos contribuintes.

Um jornalista é um intérprete, é um mediador. E não deve esquecer nunca esse papel. Não está ali (aqui) por si próprio. Está por si, mas está também por todos aqueles a quem o seu trabalho se dirige. Gomes Ferreira sabe disso. E voltou a prová-lo nesta semana horribilis do governo de Passos Coelho. Quer na terça--feira, fazendo as perguntas que tinham de ser feitas ao ministro das Finanças, Vítor Gaspar, quer na quinta e na sexta, quando comentava na SIC e na SIC Notícias a entrevista do primeiro-ministro à RTP.

Para nosso bem, José Gomes Ferreira não tem medo das palavras. E di-las de forma desassombrada, quando denuncia que Passos Coelho "dorme o sono dos que não conhecem o País", e quando recorda dois dos gurus do chefe de governo, Jorge Braga de Macedo ("a mesma pessoa que em 1992 era ministro e aumentou o IVA de 16 para 17% e andou uma semana a convencer os portugueses que não tinha aumentado os impostos. Há que apelar à memória de longo prazo") e António Borges ("um senhor que sabemos que sempre teve propensão para baixar salários e favorecer o sistema financeiro. Repito, favorecer o sistema financeiro").

Gomes Ferreira está apenas a fazer o seu trabalho, é verdade. Mas está a fazê-lo bem feito. E isso faz toda a diferença.


Autor: Nuno Azinheira em Diário de Noticias.

Concorda com o autor? Expresse a sua opinião!



4 comentários:

  1. A judite de sousa mete esse num bolso!
    Por amor de deus...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. a judite sousa nao está na sic e na realidade já esteve bem melhor...

      Eliminar
  2. Os da tvi na vossa cabeça metem sempre os dos outros canais num bolso. Opah, as pessoas tem de ser imparciais -.-

    ResponderEliminar
  3. Vocês é que classificaram os da TVI como os maiores. Pois estão sempre a ir à TVI buscar profissionais. O que é que isso quer dizer? que é lá que estão os bons profissionais.

    ResponderEliminar