segunda-feira, 1 de outubro de 2012

ESPECIAL: SIC 20 ANOS

Boa Noite! Seja bem-vindo ao "SIC 20 Crescemos Juntos!" 

No ano em que a SIC comemora os seus 20 anos de existência, o SIC Blog relembra a programação da SIC ao longo destes 20 anos que... 
"Crescemos Juntos!"


"Laços de Sangue" foi a primeira telenovela portuguesa resultante da parceria SIC e TV Globo. Escrita pelo autor português Pedro Lopes, estreou na SIC a 13 de Setembro de 2010, às 21h45, contando com a supervisão do famoso autor brasileiro Aguinaldo Silva. Esta telenovela contou a história de duas irmãs que foram separadas durante a infância e se tornaram inimigas depois de adultas. A produção contou com algumas caras novas da representação portuguesa, como as atrizes Diana Chaves, que interpretou Inês e Joana Santos, que encarnou a malvada Diana, além do galã Diogo Morgado, que deu vida a João. A novela teve no seu total 322 episódios.


Sinopse
Tudo se inicia há 25 anos atrás, quando duas irmãs são levadas na correnteza de um rio. O pai de ambas salva a mais velha, Inês (Diana Chaves), mas, acaba por falecer quando tenta resgatar a outra filha, cujo corpo nunca chega a aparecer. A mãe, que está grávida de um rapaz, assiste a toda a tragédia. Na actualidade, Inês é uma jovem de personalidade forte, bondosa e está sempre pronta a ajudar os outros. Licenciada em Gestão Hoteleira é proprietária do restaurante M, em sociedade com a mãe. No entanto, algo a atormenta, uma vez que se sente culpada pelo falecimento da irmã. O seu grande amor é João (Diogo Morgado), um médico que parte frequentemente em acções humanitárias. É precisamente quando regressa de uma temporada na Amazónia que João se apercebe de que o amor que sente pela namorada é grandioso e decide pedi-la em casamento que é, prontamente, aceite. Todavia, a felicidade do casal é abalada, não só com o AVC que o avô de João sofre, mas também porque durante o jantar de oficialização do noivado, na sequência de um assalto, a irmã do rapaz, grávida do primeiro filho, é mortalmente alvejada por um assaltante. A menina que todos julgam desaparecida e que é irmã de Inês (Diana Chaves) é Marta, que após ser adoptada por uma nova família chamar-se-á Diana (Joana Santos). O choque do acidente fez com que perdesse a memória e, no seu pensamento, existe um constante desconforto. Diana é uma mulher bonita e com sede de dinheiro e de poder, desprezando o ambiente em que vive. Catarina (Teresa Tavares) é uma das suas melhores amigas que, no entanto, nunca conheceu a sua verdadeira personalidade. Quando descobre toda a verdade, a jovem rapariga recupera as suas memórias e vai procurar a sua família biológica, em especial Inês, que considera ser a culpada pelo que lhe sucedeu no passado. A partir daqui, o seu grande objectivo será só um: vingança. Diana irá tentar destruir a irmã e reconquistar a vida que nunca chegou a viver, passando por bens materiais, até ao namorado de Inês, João (Diogo Morgado). Ao seu lado terá Ricardo (Carlos Vieira), com quem se envolverá.


A telenovela "Laços de Sangue" deu início a uma nova era na ficção portuguesa, sendo a primeira telenovela da SIC em parceria de coprodução com a gigante TV Globo brasileira. Pela primeira vez, a SIC e a TV Globo assinaram um acordo de coprodução na área da ficção. A parceria inclui o envolvimento das duas empresas em todas as etapas de criação e produção das novelas, abrangendo guiões, planeamento e definição de elementos artísticos. O acordo, válido por dois anos, renováveis, previu inicialmente a produção de duas novelas. A primeira foi a história original de "Laços de Sangue". Ao longo de quase 18 anos a SIC e a Globo construíram uma história comum. Portugal esteve sempre presente na ficção da TV Globo e vice-versa, seja em gravações feitas no nosso país como foi o caso das novelas "Sabor da Paixão", "Como uma Onda", "O Quinto dos Infernos", "Os Maias", entre outras, seja com a presença de atores portugueses em produções brasileiras ou atores brasileiros em novelas portuguesas.


"Laços de Sangue" caracterizou-se por ser uma história enraizada na realidade portuguesa, com dramas e conflitos próprios de uma sociedade contemporânea, mas onde o amor continuou a ter papel central na vida de qualquer um. Uma novela de mulheres fortes, que, contra todas as adversidades, decidiram arregaçar as mangas e lutar pelo sonho em que acreditavam. Gravada em cenários bem portugueses como Viana do Castelo, Lago do Alqueva e o Mercado da Ribeira, em Lisboa, a história de "Laços de Sangue" teve ainda cenas gravadas no Rio de Janeiro e ambientadas na Amazónia. Os sotaques misturaram-se nas gravações, pois houve várias participações especiais de atores brasileiros na produção assinada também pela produtora SP Televisão.


Audiência
"Laços de Sangue" esteve em exibição mais de 1 ano e, no total, registou 9.7 de audiência média e 27.8% de share. A estreia da novela, a 13 de Setembro de 2010, alcançou 9.5 de audiência média e 23.4% de share. O último capítulo, transmitido no domingo, 2 de Outubro, obteve 16.2 de audiência média e 37.8% de share e foi o que registou melhor desempenho.

Prémios
No dia 3 de Outubro de 2011, Laços de Sangue tornou-se na 2ª novela portuguesa a ser nomeada para um Emmy Internacional na categoria de Melhor Telenovela… No dia 21 de Novembro a novela foi premiada com o Emmy Internacional. Portugal ganhava assim pelo segundo ano consecutivo o Emmy, na categoria de Melhor Telenovela (anteriormente com "Meu Amor" da TVI.


Reações
"Laços de Sangue" foi reconhecida como a melhor na categoria internacional de Telenovela. Durante mais de um ano de exibição a trama mereceu a preferência dos portugueses e depois foi a vez do júri internacional a destacar. A designada "novela da nossa gente" venceu, a 21 de Novembro em Nova Iorque, o Emmy para a melhor telenovela no 39th International Emmy Awards. O prémio foi entregue ao diretor-geral da SIC, Luís Marques, e ao diretor de entretenimento internacional da Rede Globo, Guilherme Bokel. A telenovela portuguesa da SIC concorreu com outros três finalistas: "Araguaia" da TV Globo, "Contra las Cuerdas" da Argentina e "Precious Hearts" das Filipinas.
(este Emmy é um prémio à persistência, ao risco, ao fazer diferente e ao acreditar que é possível com uma boa equipa e um bom projeto ter sucesso — reação de Luís Marques, Diretor geral da SIC).
(a coroação de um trabalho conjunto de duas grandes equipas - Brasil e Portugal - e três grandes produtoras: Globo SIC e SP Televisão — reação de Guilherme Bokel, Diretor de Entretenimento Internacional da Globo).
(é motivo de satisfação de todo o Grupo Impresa — reação de Francisco Pinto Balsemão, Presidente do Grupo Impresa).
(este prémio destaca a qualidade da ficção produzida em Portugal — reação de Cavaco Silva, Presidente da República).


Divulgação
Depois de terminar a exibição em Portugal através da SIC, a telenovela "Laços de Sangue" já foi vendida para vários países como El Salvador, Uruguai, Bolivia, Equador, Paraguai, Perú, República Dominicana, Costa Rica, Nicarágua

Cada episódio de "Laços de Sangue" foi orçamentado em 200.000€, tornando-se uma das produções mais caras de sempre realizadas pela SIC.


Lembra-se disto? Partilhe as suas memórias sobre "Laços de Sangue"!



Sem comentários:

Enviar um comentário