ESTRELAS PEDEM PARA ENTRAR NA SÉRIE "DOWNTON ABBEY"

segunda-feira, 29 de outubro de 2012


Com as audiências e a crítica a seus pés, engane-se quem pense que 'Downton Abbey' já não tem nada a provar. O elenco da trama, que regressou com a 3.ª temporada, fala à NTV do fascínio pelo guarda-roupa, do peso do sucesso e das portas que a série já lhe abriu. A 1ª temporada já foi exibida pela SIC.

Muito poucas séries conseguem agradar a gregos e a troianos. Mas a avaliar pelos índices de audiência e pela crítica generalizada dos especialistas, um pouco por todo o mundo, Downton Abbey parece ter conseguido essa tarefa difícil. Tão difícil que até os próprios atores do drama histórico britânico que agora regressou a Portugal, na Fox Life, com a terceira temporada, ficaram surpreendidos com este nível de sucesso.

"O facto de ter conseguido este papel significa que, a partir daí, posso ir a um casting e ter algo importante para referir. Muitas pessoas elogiam o meu trabalho. Há muito positivismo em relação a Downton Abbey. É claro que um ator nunca quer ser conhecido apenas por um papel, mas sem dúvida que me abriu muitas portas", afirmou Jessica Brown Findlay, que interpreta Sybil Crawley na série que gira em torno do clã Crawley e do contexto político, social e económico do Reino Unido durante os anos 10 e 20 do século XX.

Joanne Froggatt, que interpreta a empregada Anna Smith, acrescenta à NTV que ficou fascinada com o sucesso que a série teve ao nível internacional. "Ainda na primeira temporada, havia burburinho acerca da série nos EUA. Todos pareciam ter visto! Nos Emmy foi incrível. Toda a gente nos dizia que "amava a série", não estava à espera de uma receção destas", disse a atriz britânica.

O fenómeno em que o formato se tornou já levou alguns dos mais populares atores de Hollywood a pedir para participar na série. "As grandes estrelas pedem para entrar. Tem acontecido muito e ficamos lisonjeados. Há telefonemas em que ficamos espantados a pensar: "A sério?!" Mas não os podemos incluir na trama, porque iria tornar-se um elenco muito desproporcional ao nível de popularidade e isso ia distrair", explicou Liz Trubridge, produtora de Downton Abbey.

Sophie McShera, a empregada de cozinha Daisy Robinson na trama da BBC, adianta que a terceira temporada vai surpreender. "Assim que li o guião senti o mesmo entusiasmo que tinha sentido no primeiro episódio da primeira temporada. Não vai desiludir, as histórias do Julian [Fellowes, criador] são brilhantes. E é ótimo voltar a ver os meus amigos e colegas. Divertimo-nos imenso e os nervos já não são tantos como antes", revelou a atriz britânica.

Ed Speleers, uma das novidades da terceira temporada, no papel de Jimmy Kent, não esconde o receio que sentiu ao entrar numa produção já em andamento, com apenas 24 anos. "O primeiro dia de filmagens parecia o primeiro dia de escola. Mas todos foram muito calorosos comigo. Não tive muito tempo para ensaiar e conhecer os atores. Literalmente, foi chegar e começar a gravar. Não houve grande tempo para pensar muito naquilo tudo e essa até me parece ser a melhor maneira de encarar a situação: é deixar ir naturalmente", contou o jovem.

Como é fingir que se vive, veste e fala como nos anos 20?

E como é, afinal, fazer de conta que se vive, fala e veste como no início do século XX? Sophie McShera, que grava a maioria das suas cenas na cozinha, à volta dos tachos, explica que, mesmo assim, muito pouco aprendeu durante a série no que diz respeito às panelas. "Nas filmagens, fingimos que estamos a cozinhar, quase nunca o fazemos realmente. Não apanhei grandes truques para cozinhar. Consigo esticar durante uma cena inteira a simples tarefa de escorrer ervilhas de uma panela com água e colocá-las outra vez na panela", diz, divertida.

Jessica Brown Findlay, a Sybil Crawley de Downton Abbey, diz que o que mais a fascina nesta época é o guarda-roupa. "Se pudesse trazer estas roupas para os dias de hoje, o que traria? É fácil, os fantásticos vestidos que usamos. As festas de antigamente eram loucas!

"Joanne Froggatt, a Anna da série, concorda. "Algumas das roupas são absolutamente lindas. Adoro a moda neste período histórico. E, de resto, a moda vai buscar elementos dos anos 20, volta e meia, às coleções de hoje. E percebo porquê. É um visual muito feminino, os tecidos e os formatos são bonitos e distintivos", acrescentou a atriz.

Ed Speleers, o "novato" da terceira temporada, explica que o guarda-roupa o ajuda a encarnar a personagem. "Pode fazer um calor infernal debaixo daquelas roupas, mas assim que visto o fato automaticamente endireito as costas.

"Já Jim Carter, o ator de 64 anos que interpreta o mordomo Mr. Carson, contou que aquilo de que mais sente saudades, dessa época, é do respeito e dos valores. "Sou um grande admirador de boas maneiras. E além disso, uma vida sem telemóveis seria simpática. Quando filmamos no Castelo Highclere, é ótimo porque não apanhamos rede, por isso somos obrigados a guardar e a esquecer o telemóvel. O que é fantástico, para ser honesto", disse o ator.

Carter prefere manter uma postura mais reservada, mesmo nos intervalos das gravações, o que o ajuda a não "sair" da sua personagem. "Embora o ambiente seja descontraído entre os criados, é este o método que uso. Tendo a ficar razoavelmente calado. Não me considero uma pessoa sombria, mas prefiro manter-me firmemente concentrado."

Responsabilidade aumenta com o sucesso

Estar na primeira linha da indústria televisiva implica não baixar os braços nem ao menor pretexto. "Esta receção tem de ser amada e preservada. Atualmente, somos uma das séries mais conhecidas e preferidas dos espectadores, e temos de proteger isso. Além disso, temos a obrigação de ser mais e mais ambiciosos, à medida que o tempo avança. Todas as semanas, conquistamos um nível de interesse, de escrutínio e de fascinação que muitas não têm. E, por isso, temos de premiar constantemente os nossos milhões de fãs", explicou Gareth Neame, cocriador e produtor executivo de Downton Abbey.

Liz Trubridge, também responsável pela produção do formato que regressou agora à Fox Life, explicou que o número de pedidos de visita ao local de filmagens aumentou de tal forma que deixaram de conseguir fazê-las. "Caso contrário, seria quase como estarmos a fazer teatro, sempre com imenso público a ver. Tudo isto está muito acima das nossas expectativas. E a tendência é continuar a crescer", disse Trubridge.

Ainda assim, o maior desafio nesta terceira temporada, adiantou a produtora, tem sido mesmo... a própria meteorologia, que muitas vezes impede a gravação em exteriores. "Nesta temporada, a chuva tem-nos dado muitos problemas. O que é que fazemos nestas alturas? Rezamos!", contou Liz, divertida.


3 comentários:

  1. Sem dúvida que "Downton Abbey" é uma das melhores séries que já vi. É pena a SIC não exibir a 2ª e 3ª temporada.

    PS: Só um reparo, "Downton Abbey" é uma série da ITV e não da BBC.

    ResponderEliminar
  2. Que espera a SIC para continuar a apostar nesta serie e na de Walking Dead

    ResponderEliminar
  3. E quando é que a Sic estreia a 2ª temporada?
    Quando tem uma série boa, muito boa mesmo....desiste?


    Zita

    ResponderEliminar

MARCAMOS O ARRANQUE DE CADA DIA: ÀS 07:00

COM: JÚLIA PINHEIRO E JOÃO PAULO RODRIGUES...

SIC LÍDER DO HORÁRIO NOBRE DESDE O INÍCIO DO ANO!

 
SIC Blog © 2012 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions