sexta-feira, 19 de outubro de 2012

RUBRICA: "SIC OPINIÃO" - ORGULHO, CLARO


Boa Tarde! Seja bem-vindo ao "SIC OPINIÃO".

A rubrica de opinião de um critico de TV externo, hoje por Nuno Azinheira.

"Orgulho, claro"


Ao longo de mais de três horas, a SIC foi mais SIC no dia 6 de Outubro à noite. Pouco me importa se apenas 850 mil espectadores viram o Especial Informação, que cruzou os 20 anos da estação com o percurso de dois países, o Portugal de 1992 e o Portugal de 2012. Pouco me espanta que a esmagadora maioria dos portugueses tenha preferido ver, à mesma hora, as novelas da TVI. O que me surpreende é que o orgulho daqueles profissionais, ao fim da noite especial, tenha dado, nalguns casos, lugar, ao início da tarde de ontem, a uma indisfarçável desilusão pelas audiências modestas.

Não há razão para tal surpresa e, muito menos, para a desilusão. Dificilmente um especial de informação com 196 longos minutos podia bater um serão de novelas. Mas o que a SIC fez no dia 6 à noite foi honrar o seu passado, a sua história, o seu projecto. O que a SIC fez foi mostrar que está viva. Que os genes que lhe foram injetados por Emídio Rangel há 20 anos estão lá bem vivos, apesar de nem um minuto do pai fundador se ter conseguido exibir em 196.

Na hora de assinalar os 20 anos, a SIC preferiu não olhar apenas para o seu umbigo. Partiu dele, é certo, mas olhou o País, naquela que foi, seguramente, a melhor emissão de sempre de uma noite de aniversário. Inteligente, dinâmico, sério e altamente profissional, o especial foi o retrato fiel de um país que cresceu a um ritmo descompassado. Rodrigo Guedes de Carvalho, Clara de Sousa, Bento Rodrigues e Pedro Mourinho foram a face de um trabalho em que a SIC deu ao mundo o melhor de si: a informação. Em Carnaxide há razões para o orgulho. Eu, como espectador, também o senti.


Autor: Nuno Azinheira em Diário de Noticias.

Concorda com o autor? Expresse a sua opinião!


3 comentários:

  1. Eu também concordo. Mas a contratarem esta actual direcção nomeadamente Gabriela Sobral e Julia Pinheiro a Sic não vai seguiresse caminho que muita falta faz aos portugueses o que elas vão fazer é uma copy fast da TVI. tudo vale pelas audiencias.A SIC merecia e devia ter outro tipo de direcção e as pessoas que mencionou já mereciam. A Sic vai virar a peixeirada e já começa no day time.

    ResponderEliminar
  2. Novela Avenida Brasil faturou 2 bilhões de reais e foi a novela mais lucrativa da história em toda a América Latina

    Leia mais: http://tvfoco.pop.com.br/tudo-sobre-novelas/avenida-brasil-faturou-2-bilhoes-de-reais-e-foi-a-novela-mais-lucrativa-da-historia-em-toda-a-america-latina/#ixzz29oHFic2g

    http://www.forbes.com/sites/andersonantunes/2012/10/19/brazilian-telenovela-makes-billions-by-mirroring-its-viewers-lives/

    ResponderEliminar