sábado, 27 de outubro de 2012
SIC OFERECEU CONDIÇÕES FANTÁSTICAS A CRISTINA FERREIRA
A apresentadora Cristina Ferreira, da TVI, deu uma entrevista à revista Noticias TV em que falou da tentativa que a SIC fez no passado para a conquistar, mas sem sucesso... Já Júlia Pinheiro, na época Diretora na TVI, não teve medo de perder a apresentadora e disse-lhe para ouvir a proposta da SIC...
A ida de Júlia Pinheiro para as manhãs da SIC, em março de 2011, obrigou-vos a um esforço maior nesse sentido? A ida da Júlia para a SIC e também a Praça da Alegria [RTP1], porque, apesar de estar no ar há tantos anos, soube ir reinventando-se. Nós fomos percebendo do que o público gostava. Quando ligamos às audiências é no sentido de sabermos que espectadores estamos a atingir. E com o Facebook também recebemos um determinado tipo de público que não tínhamos. Há sempre a ideia de que estes programas, os das manhãs, são para as senhoras com mais de 65 anos, que estão em casa sem grande coisa para fazer. Isso acontecia há vinte anos. Hoje há um leque muito variado de pessoas a ver-nos. E isto acontece também porque durante três horas temos todo o tipo de histórias.
Vê-se como diretora de programas? Vejo. Nós mulheres pagamos algumas vezes pela imagem, que já não fica tão bem em televisão, embora tenhamos cada vez mais profissionais de sucesso com 50, 60 e 70 anos. Sei que a partir de determinada altura aparece o "já chega" e, como não me vejo longe da televisão, encaro essa possibilidade. Já levo dez anos de profissão e, se puder andar aqui mais 15 ou 20 à frente das câmaras, isso dá-me outra estaleca... Não estou a dizer que vou chegar a diretora de uma estação, mas que poderei ocupar outros cargos que me permitirão até formar outras pessoas.
Como Júlia Pinheiro... A diretora de Conteúdos da SIC é um exemplo a seguir? É. Até porque acho que faz parte da ordem natural das coisas. Se pensarmos bem, as caras que marcam uma estação de televisão não são assim tantas e, assim sendo, essas terão mais tarde ou mais cedo que evoluir para outros projetos. De qualquer forma, é um futuro que imagino para daqui a muitos anos. E acho que terei capacidades para ocupar outros cargos. Por exemplo, uma das coisas que gostava imenso de fazer - que não sei se alguma vez acontecerá - é ir àquelas feiras de programas. Não sei como é que um diretor de uma estação chega perto daquela oferta toda e escolhe o que quer. É um trabalho interessantíssimo que vou querer conhecer.
Há mais de dois anos, quando foi convidada para ir para a SIC, optou por permanecer na TVI "por uma questão de lealdade". Lealdade a quem? À estação que apostou em si ou ao Goucha? E, já agora, até onde vai essa lealdade? Lealdade a todos. E devo confessar que vai longe. Quando fui convidada, a Júlia ainda estava na TVI e eu tenho de lhe agradecer por ela ter dito "vai ver o que eles têm para te oferecer. Tu tens de saber qual é o teu valor". Essa foi uma atitude que nem toda a gente teria tido. Outras pessoas disseram-me "não vás", não queriam sequer deixa-me ouvir o que o outro lado tinha para me dar. E nesse aspeto tenho uma confiança extrema na Júlia Pinheiro. Ela aconselhou-me a ir, mesmo sabendo que isso poderia não ser o melhor para ela, mas era o melhor para mim. O que eu senti foi que se esta foi a casa que me deu oportunidade para eu começar a fazer televisão, se foi aqui que cresci, se foi a TVI que me foi dando desafios, e me valorizaram quando houve essa hipótese de me perder, eu tinha de lhe dar mais ainda. Tinha de estar aqui.
Foi uma decisão complicada? Foi talvez a época mais difícil da minha vida. Uma miúda de trinta e poucos anos ver-se perante a novidade, o crescimento, a possibilidade de fazer outra coisa... Eu vivo neste balanço de estar agarrada ao Goucha e desagarrar-me do Goucha. De adorar trabalhar com o Goucha e de as pessoas me verem para além dele, da dupla. As condições que a SIC me ofereceu eram fantásticas, mas eu senti mesmo que tinha de ficar na TVI.
E se voltasse a receber a mesma proposta, qual seria agora a sua postura? Provavelmente a mesma. Devo muito a esta estação e a estação também sabe que eu cumpri os desafios que me foram dados. Tenho a profunda certeza de que quem gere esta casa neste momento, que não são as mesmas pessoas que me deram essas oportunidades, confia em mim e tem noção do meu valor dentro da televisão. Sinto-me satisfeita, até porque serei capaz de dizer, se for necessário, "não sei se é este o meu caminho" ou "não sei se isto é bom para mim". Até agora, todas as direções que por aqui passaram tiveram a sensibilidade de me colocar nos desafios certos. Já podiam ter arriscado noutras coisas, já podiam ter usado a minha imagem e nunca o fizeram.
Esta mulher não se chama Júlia Pinheiro. A profissão está em primeiro lugar. Porque quando se muda de camisola e se diz que era por não ter desafios eu pergunto porque não era ela a fazer os mesmos desafios tinha profissionalismo para o fazer e o poder por isso que não invente e que assuma que o dinheiro que a Sic lhe ofereceu falou mais alto. A Cristina Ferreira tem sonhos a concretizar mas na casa onde a viu nascer e que lhe dão o devido valor. Cada vez mais admiro esta mulher não parece mas tem os pés bem assentes na terra.A Júlia mandou-a ir à Sic ver a proposta porque sabia que a Cristina Ferreira mais cedo ou mais tarde ia ser uma oposição a ela própria e a Julia Pinheiro tudo faz para não ter concorrência a ela própria. Eu já há muito tirei essa conclusão a Julia Pinheiro não se preocupa muito pela empresa onde trabalha o que ela se preocupa mesmo é que seja a maior só ela e só ela. Com a subida das audiencias da Sic vocês vêm que ela só se valoriza e diz que nunca pensou ir tão longe. Eu pergunto e os outros profissionais da Sic não fizeram nada,estiveram a dormir foi ela sozinha que levantou as audiencias. Que seja humilde e que agradeça a toda a equipa e quando vem a publico disser que é a maior que diga somos os maiores não fica mal só lhe fica bem.
ResponderEliminare a Fátima anónimo? qual foi o desafio que a fez mudar como ela disse?
ResponderEliminarisso do vestir as camisolas vale o que vale, as pessoas têm capacidades e têm de ir para onde lhes derem mais...
Boa resposta, Anónimo das 14:08!
ResponderEliminarA Júlia Pinheiro trocou a TVI pela SIC...digamos a verdade, em boa hora...e caíu no desagrado do Anónimo das 13:11!
Enfim!
As pessoas de valor...são os melhores alvos!
A Júlia não irá estar muito mais tempo em antena não estou a ver a Júlia com 60 anos a apresentar o Querida Júlia???
ResponderEliminarFOI O DINHEIRO QUE FALOU MAIS ALTO NADA.. APOSTO QUE A JULIA NAO RECEBE MAIS DO QUE NA TVI, O ORDENADO DESCEU, TEVE UM CORTE... ADMIRO SIM A JULIA, QUE TAVA NUMA ESTAÇAO LIDER, TINHA UM CARGO DE DIREÇAO E GANHAVA BEM, MAS ELA QUIS IR PARA UMA ESTAÇAO QUE NAO ERA LIDER PARA TER O GRANDE DESAFIO DE TRAZER O CANAL PARA OS TEMPOS DE OURO QUE A SIC TINHA NO PASSADO..ISSO SIM E QUE E SER PROFISSIONAL, E AGARRAR UM CAMINHO QUE SERA DIFICIL MAS QUE SE TIVER SUCESO SERA UMA RECOMPENSA A NIVEL PROFISIONAL.. A CRISTINA NAO, PREFERIU TER A VIDA FACILITADA E NAO TER QUE LUTAR PARA CONSQUISTAR PUBLICO, PORQUE O VOCE NA TV JA E LIDER, E MANTER PUBLICO E MAIS FACIL DO QUE CONQUISTAR. ALEM DISSO O QUE A CRISTINA SABE E QUE ELA SEM O MANEL NAO TEM TANTA GRAÇA, NAO IA ARRISCAR IR PARA UMA ESTAÇAO SEM O MANEL LUIS GOUCHA PORQUE O PUBLICO GOSTA E DELES DOIS JUNTOS... PORQUE SE A SIC TIVESSE CONVIDADO OS DOIS ELA VINHA DECERTEZA. MAS ACREDITO QUE O MANUEL LUIS GOUCHA VENHA PARA A SIC, POIS A CARREIRA DAQUI A POUCO ACABA E Eu NAO ME ACREDITO QUE ELe NAO QUEIRA VIR PARAA O MELHOR CANAL GENERALISTA DE PORTUGAL.
ResponderEliminarA JULIA VEIO PARA A SIC E AO MENOS TEVE AS MESMA REGALIAS DO QUE NA TVI, BOM ORDENADO UM PROGRAMA SO DELA E UM REALITY SHOW, ALEM DE TER O GRANDE DESAFIO DE FAZER RENASCER UM CANAL QUE TEVE ENORMES AUDIENCIAS NO PASADO. A FATIMA LOPES FOI PARA A TVI PORCAUSA DE QUE DESAFIO? SO PODE TER SIDO PELO DINHEIRO.. PORQUE ELA TROCOU UM TALK SHOW DA SIC PARA TER UM PROGRAMINHA COM MEIA DUZIA DE JOGOS QUE PAGA AS CONTAS AOS PORTUGUESES LOOOOL, NINGUEM DA NADA A NINGUEM, A TVI DAVA DINHEIRO MAS O QE RECEBIA ERA BEM SUPERIOR.. DEPOIS A JULIA SAIU DA TVI E TEVE UM TALK SHOW, TAL COMO NA SIC, E TEM AGR UM PROGRAMA AO DOMINGO A TARDE, QUE NEM SEMPRE APRESENTA, E QUE E UM PROGRAMINHA RASCA...ELA NA SIC ERA A RAINHA, ERA A MAIS VALIA DA SIC, NA TVI A MAISNVALIA E A CRISTINA E O MANUEL LUIS GOUCHA, OS MELHORES PROGRAMAS VAO PARA ESTES DOIS.. A FATIMA NUNCA TEVE UM PROGRAMA EM HORARIO NOBRE...AGR PELO AMOR DE DEUS, ELA QUE NAO INVENTE QUE SE SENTE REALIXADA NA TVI.. FEZ MUITO MAIS NA SIC
ResponderEliminarAnónimo das 18:40, e quando o Anónimo chegar aos 80 anos?
ResponderEliminarHá cada comentário!
Esteja tranquilo, pois ainda faltam à Júlia 10 anos para chegar aos 60 anos! E em 10 anos...muita água do rio ainda vai passar por debaixo da ponte!
Daqui a 10 anos...onde estará o Goucha, que é mais velho?
Em muito menos tempo o «Querida Júlia» vai alcançar a liderança!
Se bem que a função da Júlia na SIC é bem mais que o seu programa!
Como Diretora de Conteúdos, faz parte de uma equipa vencedora, que deitou as novelas da TVI abaixo, conquistando assim o mais ambicionado horário pelas televisões: o HORÁRIO NOBRE!
A Fátima Lopes é que não conquistou nada na TVI: nem audiências decentes para o seu programa!
A cegueira e o fanatismo faz mal . A Fátima Lopes saiu da Sic porque tinha uma proposta na TVI sim senhora a ganhar mais, ele nunca desmentiu essa notícia. Mas também foi pelo facto de estar a sentir-se como uma mobilia da casa em que todos lhe pedem para fazer e ninguem lhe dava o devido valor.Com tantos anos de casa nunca lhe deram mais nada do que um simples programa. Não podem comparar à Julia que tinha um programa e ainda tinha todos os programas de exito imediato. A Fátima procurou ser recompensada monetariamente pelo que valia quantos de nós não queriamos uma oportunidade destas. Dava as audiencias à Sic e não era recompensada, teve uma oportunidade para o ser, mudou. Ela nunca negou que assim foi. Mas entretanto faz tudo e consegue as audiencias para o seu programa, dizem vocês que o programa não presta então têm que dar a mão à palmatoria só a pesso Fatima Lopes vale as audiencias enquanto que o programa de Julia Pinheiro, que é muito melhor, não tem essas audiencias. Mas a Julia também não agarra os telespectadores será que vale. Se agora teve cortes do ordenado temos pena porque se lhe tivessem dito na altura da mudança essa mudança nunca teria sido feita. Vejam o conselho que ela deu à Cristina Ferreira vai lá para saber quanto vales? Pensa no dinheiro ou não pensa? Foi o que ela fez quando a convidaram ela foi lá ver quanto valia e como estava bem cotada a Sic teve que lhe encher o ouvido com euros. E precisou de 1 ano para a convencer, ora se não fosse por dinheiro e fosse só para ajudar a Sic aceitava o convite logo de imediato. Sejam realistas ela foi porque Gabriela Sobral já estava na Sic a lutar pelas audiencias e como ela estava a ter audiencias na TVI pensou vou levar comigo os telespectadores e vou ser a salvadora das manhãs da Sic. Se assim acontecesse é verdade passava a ser a salvadora da Sic que é o objectivo principal dela. A Sic ganhou porque eu estava lá fui eu que consegui. A Julia usa sempre a 1ª pessoa do singular e nunca a 1ª pessoa do plural.Só quero dizer uma coisa eu sou telespectadora da Sic mas a minha opinião de Julia Pinheiro é esta. Não quero que a Sic deva favores a esta senhora, porque toda a vida vai estar a dizer que foi a salvadora da coitadinha Sic que sem ela a Sic nunca vencia. Mas o que ela pensou é que a Sic já ia ser líder em 2012, "cartas da MaYa" e veio para receber ou louros mas tal não aconteceu e se estamos a ganhar nas novelas à Gabriela Sobral tenho que agradecer que esta sim saiu da TVI não por dinheiro mas por o seu chefe ter saido e ela leal que era a ele também saiu.
ResponderEliminarAnónima das 16:51, essa raiva toda à Júlia Pinheiro é por ela ter saído da TVI...e fazer parte da tal equipa vencedora, que conquistou o horário nobre, o mais ambicionado pelas televisões, deitando as novelas da TVI abaixo?
ResponderEliminarEla saíu da TVI, pela mesma razão que também saíu a Gabriela Sobral...e um elevado número de profissionais( imensos atores, uma guionista, apresentadores, todos os que a SIC convidou!)...
Claro que a Gabriela Sobral contribuíu muito para essa saída em massa da TVI...mas foi porque os mesmos profissionais deram conta de que o seu futuro estava na SIC!
Que interessa quem é que elevou a SIC?
Numa verdadeira equipa...todos são importantes...e remam para o mesmo lado!
Sinceramente se esta senhora fosse para a SIC, era um programa que nunca iria ver, não simpatizo com a senhora, não gosto do trabalho dela! está bem no sítio onde está!
ResponderEliminar