segunda-feira, 29 de outubro de 2012

UM FENÓMENO CHAMADO "AVENIDA BRASIL"


A novela que deixou o Brasil colado ao pequeno ecrã e ligado à internet deixa um legado sem precedentes. Do êxito comercial à inovação da produção, 'Avenida Brasil', que terminou a semana passada no seu país de origem, marca um ponto de viragem na forma como vemos (a) novela. Descubra as razões que puseram os nomes Carminha, Nina e Divino nas bocas do mundo.

Numa altura em que o Brasil ainda vive o "luto" do final de Avenida Brasil, novela vista, em média, por 46 milhões de telespectadores por episódio e que alcançou 80 milhões no derradeiro capítulo, os números continuam a chegar... e a impressionar. Segundo dados divulgados pela revista Exame, a produção custou à TV Globo 30,7 milhões de euros. Cada um dos 179 episódios custou, em média, 172 mil euros. Com 30 segundos de publicidade por cada capítulo (na Globo, tiveram a duração total de uma hora e 15 minutos), e custando 204 mil euros anunciar neste horário, a publicidade veiculada no intervalo da novela cobriu por completo os custos da produção. Para a TV Globo, e como adiantou a revista Forbes, o encaixe financeiro da novela escrita por João Emanuel Carneiro foi de uns astronómicos 760 milhões de euros. "Avenida Brasil é novela mais bem-sucedida comercialmente da história da televisão brasileira", garante a Forbes.

Por cá, a SIC já transmite a trama. Do lado de lá do Atlântico, há uma semana, o país parou para assistir ao final de Avenida Brasil. As autoridades temiam um apagão, devido ao consumo excessivo de eletricidade dos aparelhos que, às nove da noite, estavam sintonizados para transmitir o tão esperado desfecho da história protagonizada pelas duas vilãs/heroínas (Carminha e Nina, interpretadas por Adriana Esteves e Débora Falabella) e, mais importante, pela classe média brasileira. "Mais do que um sucesso caracterizado pela audiência, é um fenómeno", explica Maria Immacolata Vassallo de Lopes.

A professora da Universidade de São Paulo (USP) e coordenadora do Observatório Ibero-Americano da Ficção Televisiva (Obitel) estuda o fenómeno da telenovela há mais de duas décadas e afirma que a vitória alcançada pela trama escrita por João Emanuel Carneiro se deve também ao bom momento económico e social que o país atravessa. "Acho que o Brasil se estava a preparar para ver esta novela. Avenida Brasil chega num momento em que há uma convergência de fatores responsáveis por este fenómeno", começa por explicar Maria Immacolata. Para além da história em si, com uma "narrativa descontínua e fragmentada", um "ritmo intenso", o perfil pouco habitual das personagens, cheias de "dubiedade e ambiguidade", a professora da USP ressalta as condições que se foram gerando no país para que as aventuras e desventuras de uma órfã e da sua madrasta malvada tenham conquistado os brasileiros.

"O que o Brasil está a viver está personificado na figura do Tufão [Murilo Benício] e na comunidade do Divino [bairro fictício situado na zona norte do Rio de Janeiro, considerado mais popular, em oposição à zona sul, onde moram as classes mais abastadas]. Ele é um jogador de futebol de sucesso, que é do subúrbio, que enriquece, mas que não sai do lugar onde se formou e tem raízes. Há uma identidade popular que é mantida", explica a coordenadora do Obitel.


4 comentários:

  1. Avenida Brasil após Dancin Days quando Gabriela cabar. concordam?

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    1. Claro! A SIC só benefeciava com essa mudança.

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  2. Eu já disse que «Dancin' Days» tem tudo para ganhar um Emmy, mas terá, com certeza, de concorrer com «Avenida Brasil», o fenómeno!

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    1. So porque Lanços De Sangue, Rosa Fogo e outras ficções foram nomeadas para o Emmy e até vencedoras, não quer dizer que nesse ano uma novela Portuguesa vai esta no Emmy.

      Sendo que não existe apenas o Portugal e Brasil fazendo Novelas, Existe muitos países.

      A Rede Globo que e a maior produtora de novela do mundo, já perdeu em uma categoria no Emmy.

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