domingo, 18 de novembro de 2012

É JÁ NESTA SEGUNDA A NOITE DOS EMMYS


Mais Emmys, menos preconceito...
Vencer um Emmy também pode ser valioso no sentido de alertar aqueles que franzem o sobrolho a este género televisivo: "Nos EUA, eles passam muito a usar a designação "nomeado" quando se referem a todas a pessoas que já receberam nomeações para os grandes prémios. É um privilégio para o resto da vida. Em Portugal não. Aqui, queremos ser tão intelectuais que somos menos corretos, quando comparados com o resto do mundo, quando valorizamos o que é nosso, a nossa ficção televisiva", diz António Barreira.

O autor de "Laços de Sangue" e "Dancin' Days" concorda. "Este prémio dá uma maior visibilidade à indústria televisiva portuguesa. Só se fala de cinema! Acho muito bem que se fale de cinema, mas fale-se também de novelas! A ficção televisiva é uma forma importantíssima de promover o país, a nossa cultura e o que fazemos".

Portugal já tentava há vários anos...
Para se ser nomeado para os Emmy Internacionais, há que submeter o programa em questão e essa inscrição é paga. Normalmente, são as produtoras que o fazem, com o conhecimento das estações que exibem. Apesar de ninguém revelar quanto custa inscrever uma novela, correndo o risco de ser ou não escolhida pelo júri para o leque de nomeados, todos concordam que o risco compensa.

"Em qualquer tipo de certame como este paga-se para participar. Mas é um custo bastante suportável para o sucesso. É algo que vale a pena e não é assim tão caro como se possa imaginar. Qualquer televisão, seja europeia ou a nível mundial, consegue suportar os custos de candidatura e da própria comitiva. Não ficava bem, por exemplo, no ano passado termos ganho o Emmy e não estar ninguém em Nova Iorque para o receber", frisa Gabriela Sobral.

A responsável da SIC, que esteve na TVI até 2010, confessa que as várias televisões nacionais já tinham tentado nomear-se, em vão, em anos anteriores. Há dois anos, finalmente, conseguiram integrar o leque de finalistas. "É verdade que há muito se tentava candidatar a um Emmy, mas ainda não tínhamos sido nomeados. Só a partir de um certo momento é que o conseguimos. Desde que fomos nomeados e conseguimos ganhar que Portugal passou a estar no mapa, antes estávamos escondidos e desde que ganhámos passámos a estar às vistas do mundo. Passámos a ser reconhecidos de outra maneira".

Fonte: Noticias TV


1 comentário:

  1. Sempre gostava de saber qual foram as novelas que tentaram e não conseguiram?

    ResponderEliminar